sábado, 18 de julho de 2009

VERDÃO VENCE O SANTO ANDRÉ E VAI PRA “BALADA” NA LIDERANÇA

A noite de sábado só começou para o Palmeiras. Completados 12 jogos de invencibilidade, chegamos, pelo menos por algumas horas, à liderança do Brasileirão. Um jogo enjoado, difícil, um time cansado no segundo tempo. Mas 1 x 0 é goleada e hoje eu durmo sem ver ninguém na minha frente! E dá-lhe Jorginho, enquanto alguns se descabelam por Muricy, o “interino” conseguiu a 4ª vitória em 5 jogos. Sim, ainda falta muita coisa, ninguém nega, mas o caminho trilhado dá boas perceptivas. Enquanto o Inter “atravessa a rua” pra pegar o grande rival Grêmio e o Atlético-MG vai pra Bahia jogar contra o Vitória, o Verdão já tem a missão cumprida na rodada. E chupa Marcelinho!

Ótimo público no Palestra Itália, com a expectativa de ver o Verdão assumir a ponta da tabela – ainda que provisoriamente - pela primeira vez no Brasileirão. Jorginho, o “Interino” mais efetivo do Brasil, não pode novamente contar com Souza, se recuperando de um entorse no tornozelo. Com isso Edmilson assumiu a vaga do jovem volante, e com muita categoria deixou uma pulga bem grande atrás da orelha de Jorginho. Outro que se manteve no time que jogou na quarta foi o paraguaio Ortigoza, que tomou a posição de Willians.

Um primeiro tempo de um time só. O Santo André enfiado na defesa esperando o paciente Palmeiras. Quem não estava muito paciente era o gramado. Sim, o gramado, que “derrubou” Obina num lance bisonho quando o atacante tentava um arremate em rebote do goleiro. Mas o mesmo Obina desviou a bola em cobrança de falta de Cleiton Xavier e Diego Souza, sem deixar a “peteca” cair, bateu e marcou o gol. Depois de abrir o placar o Verdão continuou em cima, com direito a bola na trave e tudo, mas não conseguiu aumentar o marcador.

A volta do intervalo custou o bom futebol. Muito preciosismo e individualismo somado ao cansaço e a um certo clássico daqui uma semana. O Santo André, pressionando, conseguia levar perigo quase sempre com Marcelinho Carioca. O lazarento ainda mandou uma bola na trave em cobrança de escanteio. Jorginho então mexeu na equipe. Mas não deu o resultado pretendido. Willians entrou muito mal no lugar de Ortigoza e comprometeu parte dos melhores contra-ataques que tivemos. Obina, azarado, perdeu gols que mesmo nos piores dias não costuma perder. Um inclusive foi Willians que tirou no caminho do gol.

O Santo André pressionou, mas não adiantou. Fim de papo e liderança provisória que pode ser consolidada amanhã. O Palmeiras jogou pensando no Corinthians? Um pouco, ou mais do que isso. Pierre forçando cartão, além de Diego Souza deixando claro no intervalo que a equipe precisava se preservar no segundo tempo. Sofreu também com o cansaço da bela quarta-feira. Um bom resultado, liderança, confiança. Esse é o Palmeiras. Todos que olham de longe enxergam um time cheio de problemas. Os que olham de perto enxergam um time com vontade, raça e comprometimento, acima de qualquer problema. O Palmeiras não chega na boa situação de hoje na tabela por conta do planejamento, pois ele inexiste. O Palmeiras na ponteira foi carregado pelos jogadores. Há muito tempo o Verdão não tinha um grupo tão orgulhoso de si, um grupo que valoriza jogar com essa camisa, que valoriza o companheiro, o comandante, o torcedor... Temos um time que só tende a melhorar, com problemas ou sem, justamente porque com vontade podemos superar todos eles.

Créditos da foto: Lance Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário