sábado, 23 de janeiro de 2010

DA CIDADE DOS EXAGEROS, UM TIME MODESTO

A cidade não é  grande, mas é conhecida pelo adjetivo. Itu, com seus pouco mais de 157 mil habitantes, é um dos municípios mais famosos do interior paulista. Graças ao apelido de “cidade dos exageros” e, também, por conta das referências históricas. Já o seu representante no futebol paulista não carrega o mesmo adjetivo. Fundado em 1947 com o nome de Associação Atlética Sorocabana, o Ituano, hoje Ituano Futebol Clube, sempre foi um time modesto que vez ou outra encheu o saco dos grandes de São Paulo.

Itu completará seus 400 anos de fundação no dia 2 de fevereiro. A prefeitura promete grande festa para comemorar a data tão importante na história do município que, muito antes de ser conhecido pelo futebol, era famoso pelos barões de café. E Itu também é conhecida como “Berço da República”, já que lá foi realizada a Primeira Convenção Republicana em meados do século XIX. A importância da cidade para a história do Estado e do País é indiscutível. A importância do clube da cidade para a história do Estado e do País é... Quase nula.

O Ituano, conhecido como Galo, ostenta acomodações modestas, um estádio - Novelli Jr - que à noite vira “boate”, e tem como ídolo Juninho Paulista. O meia “anão” começou sua carreira lá, antes de “embichar” e plantar raízes no Jardim Leonor. Juninho passou pelo Vasco, chegou à seleção brasileira, onde conquistou a Copa do Mundo de 2002, e passou muito tempo no futebol europeu, defendendo times como o Middlesbrough e o Atlético de Madrid. Em 2005 teve uma passagem apagada pelo Palmeiras, que durou até o final de 2006. Depois de se aventurar por Flamengo e Sydney (Austrália), o meia parou de jogar por um tempo, até decidir tirar as chuteiras do armário e defender o Ituano no Paulistão. Não dá para chamá-lo de “grande reforço”, mesmo.

Enquanto Juninho alçava vôos mais altos, o Ituano se estabelecia no futebol paulista. Entre idas e vinda na série A2 do estadual, o clube interiorano se aproveitou do “inchado” Rio-São Paulo de 2002 - que excluiu várias equipes, incluindo os grandes, da disputa do Campeonato Paulista -, e abocanhou o título estadual. Claro, sem os grandes, que depois disputaram o Super Paulistão. Ridículo, mas é verdade. O Ituano também chegou à 2ª divisão do Brasileirão, mas não conseguiu se manter por muito tempo. Ultimamente não figura nem na série C.

Mesmo não sendo grande coisa, hora ou outra o Ituano enche o saco dos grandes. E o nosso nem se fale. No primeiro confronto da história, em 58, vitória do Galo caipira venceu por 1 x 0. Ultimamente o clube “rubro-negro” deu para complicar nossa vida. Não os vencemos desde 2006. Nos últimos três confrontos, foram duas derrotas por 1 x 0 e um   empate de 1 x 1 no Paulistão do ano passado. Já nos números gerais, o Ituano não assusta. Foram 20 jogos, 12 vitórias do Palmeiras, 3 empates e 5 derrotas, 36 gols marcados e 17 sofridos.

Para enfrentar o Ituano neste domingo, Muricy terá todo o elenco à disposição. O grande problema será o cansaço. Depois do empate contra o Barueri/Prudentino na quinta, pouco tempo sobrou para treinar. Descansar, conversar e tentar manter a concentração para a terceira rodada do Paulistão. O time deve ser o mesmo do último jogo, apesar da atuação contestada. Há previsão de bom público para acompanhar o Palmeiras quebrando o pequeno tabu que o time de Itu criou nas ultimas três partidas. Hora do Verdão mostrar o que é ser “grande” para o “pequeno” Ituano. E o pós-jogo de amanhã sairá tarde, provavelmente na segunda-feira, isso porque todos os integrantes do Passione Verde irão ao jogo, faça chuva ou faça sol, estaremos lá!

Promoção

O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Palmeiras x Ituano, neste domingo, 24/01?

8 comentários: