domingo, 28 de fevereiro de 2010

PRÉ-JOGO – RIO CLARO X PALMEIRAS E O ENCONTRO DE CAMPEÕES


Rio Claro é uma pequena, e antiga, cidade do interior de São Paulo. Fica perto de Campinas, perto da capital, perto de Limeira e Piracicaba, perto de Santos, mas ninguém pode ir para Rio Claro de ônibus à noite, muito menos sair de lá. Notou a revolta, não é? Isso acontece quando o Palmeiras joga na cidade ao lado da sua, mas você não tem como ir. Tem alguém aí que seja de Piracicaba, Santa Bárbara, Americana, Limeira ou alguma outra cidade da região (que tenha ônibus para Piracicaba depois das 20 hrs), disposto a me dar uma carona para o jogo?



E na cidade de Rio Claro há um, também antigo, time de futebol: o Rio Claro Futebol Clube, fundado em 1909 por um Professor, Joaquim Arnold, e empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. É um dos times em atividade mais antigos do Estado, pena que o histórico de títulos seja bem inferior: 1 Campeonato Paulista A2, 2 Vice- Paulista A2, 1 vice-Paulista A3 e vice na Copa Paulista. Mesmo assim seus torcedores e diretores acreditam que o time, em crescimento, logo terá chances de alçar vôos bem mais altos no futebol paulista e brasileiro. O mascote do Rio Claro é um galo azul, o que seria engraçado em Minas. Seus apelidos são: “azulão”, por conta da cor predominante do time e “aguinha”, porque seu campo beirava as águas de um córrego. Esse é o nosso adversário de hoje. E tem mais.



Schmitão, o Dr. Augusto Schmidt Filho, é o estádio municipal de Rio Claro, no qual o Rio Claro FC manda seus jogos desde a década de 70. E parece estar em boas condições, tanto de campo quanto de arquibancadas. Até porque, para cobrar R$ 50 a arquibancada (hoje está em promoção, por R$ 40), mais caro do que muito time grande, como o Palmeiras, costuma cobrar, é preciso de confiança, principalmente tratando-se do lanterna do campeonato.



E hoje tem jogo entre Rio Claro e Palmeiras, às 19:50. Os dois times precisam ganhar. Um porque está na zona de rebaixamento, outro para se firmar como candidato à classificação. Se o Palmeiras realmente deseja esse título, o momento é agora. Há alguns dias atrás eu não saberia o que esperar, mas estou animada com os últimos resultados. É engraçado como em duas semanas pudemos ter sensações tão diferentes em relação ao Palmeiras. O que me preocupa é que o time continua quase o mesmo e uma hora poderemos sentir a dura falta de mais um atacante, ou de um atacante mais efetivo. Mas vou, como sempre quando se trata de Palmeiras, acreditar no que quero que aconteça. E o que quero é que venham vitórias e mais vitórias. Quero que hoje o aniversariante Robert nos dê os presentes. Não sou do tipo que torce para acontecer algo ruim, só porque há um jogador ou treinador que não gosto, nem para depois falar que eu estava certa, então jamais faria isso porque apoiei Muricy e reclamei da sua saída. Hoje apóio o Zago, o time que o Zago treina. E, se não der certo lá na frente, vou sofrer e jamais aproveitar para dizer o quanto eu estava certa em dizer que não adiantava contratar o Muricy e não oferecer um elenco, ao estilo do treinador, para depois tomar atitudes precipitadas. Até porque, eu também acho que é melhor um treinador que dê certo com o que temos e parece que Antonio Carlos deu certo. Bom, esse assunto já cansou, já está feito e agora é torcer e acreditar. Foram duas belas vitórias consecutivas, que hoje seja a terceira.



Mas a cereja do bolo não é nada disso que já foi dito, e sim os nomes que estarão por trás desse jogo: Antonio Carlos, César Sampaio e Cléber – os últimos dois são responsáveis pelo departamento de futebol do Rio Claro FC. Três grandes campeões no Palmeiras, três nomes que nos lembram muitas alegrias: Paulista de 93, Brasileiro de 93, Rio-SP de 93, Paulista de 94, Brasileiro de 94, Paulista de 96, Mercosul de 98, Copa do Brasil de 98, Libertadores de 99, Copa dos Campeões de 2000 e Rio-SP de 2000. Em todos esses títulos você encontra pelo menos um desses caras, todos participaram da maior parte deles. Juntos somam quase 900 jogos pelo Palmeiras e esses 11 títulos inesquecíveis. Isso sem falar no nosso camisa 12, também presente. Um jogo e tanto para o momento nostalgia de qualquer palmeirense. Que a presença desses homens nos ilumine.



Palmeiras e Rio Claro já fizeram um total de 6 jogos. O Palmeiras venceu 3, empatou 2 e perdeu 1. No total foram marcados 15 gols para o Palmeiras e 4 para o Rio Claro. 19 gols para 6 jogos é uma média alta de gols. Se as estatísticas disserem algo sobre o jogo de hoje, será bom de ver, portanto, caso você seja de Piracicaba, ainda aceito aquela carona!



O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Rio Claro x Palmeiras, neste domingo, 28/02?


10 comentários:

  1. Hoje o verdão vai ganahr de 3x0.

    ResponderExcluir
  2. Vinicius Zorzenone de Andrade

    O jogo do nosso verdão hj vai ser 3 a 0 pra o verdão claro
    valeu pessoal

    ResponderExcluir
  3. Karoline Nunes Oliveira

    Palmeiras 4 x 1 Rio Claro

    ResponderExcluir
  4. Rafael de Castro

    Palmeiras 3 x 0 Rio Claro

    ResponderExcluir
  5. Rio Claro 0 x 4 Palmeiras

    ResponderExcluir
  6. Palmeiras 5, futuro série A2 1

    Marcos Nunes

    ResponderExcluir
  7. Falou muito bem falado! Concordo em tudo, absolutamente

    Quanto a carona, não tenho nem "bicicreta", então fica pra próxima hahahahahahaha
    ...e "aguinha" é foda hein :|

    em relação ao jogo. O Rio Claro tem um time muito fraco, limitadíssimo e deve cair pra série A2, isso é fato. Mas esse tipo de jogo é a vida pra esses times. Eles devem botar muita correria, tentar pressionar nos 15 ou 20 minutos iniciais. Sempre correm como um inferno, marcando, brigando, dando pressão, mas cansam rápido. Tem q ter paciência, levar um gol de um time desses é uma bosta, pq eles não tentam o segundo, eles enfiam até a mãe na defesa e ficam lá o tempo todo, é um saco
    Então é não levar gol, conter o ímpeto inicial deles e depois matar o jogo. Quando fizer um q não pare, vá pra cima e acabe com a partida de uma vez.

    Vou de 3 x 1 pro Verdão

    Sofia

    ResponderExcluir
  8. ola olha eu acredito no meu rio claro apesar de ser palmerençe tbm ,mais hoje rio claro leva a melhor sinto muito meu palmeiras hoje so azulona cristina 1pro rio claro 0 pro palmeiras

    ResponderExcluir