sexta-feira, 26 de março de 2010

A FESTINHA DAS COMADRES/ PRÉ-JOGO - PALMEIRAS X MIRASSOL

Com certeza você já participou daquelas festas insuportáveis de família em que não há como fugir das fofocas das comadres – por comadres, leia-se: tias e afins. Todo mundo já passou por isso, é comum em qualquer lugar do mundo, várias mulheres (homens também participam, mas em número inferior) colocando todo tipo de fofoca em dia. Disso surgem histórias de fazer arrepiar os cabelos. De repente você descobre que, segundo aquela sua tia, sua irmã não te deu o primeiro pedaço de bolo porque está apaixonada pelo seu namorado, seu primo casado é gay, sua prima (que na verdade é virgem) estaria grávida, o seu tio tem batido na sua tia, enfim, todo tipo de coisa absurda, sendo que a maioria não passa de suposição.



Então você ouve aquela lenda de que isso é coisa de mulher, que por natureza é fofoqueira. E se não tem um convívio mais intenso com homens, principalmente torcedores fanáticos de algum time de futebol, como eu tive desde criança, vai achar que é isso mesmo. Mas eu te digo, nem o falecido Clodovil, nem o programa do Leão Lobo, nem a festinha das comadres da sua família são capazes de insistir tanto em explicar problemas por meio de fofocas infundadas. Podem até fofocar no mesmo nível, mas na hora de procurar origens de problemas, sua tia precisaria é aprender umas lições. E para provar, nada melhor do que a situação atual do Palmeiras. É até engraçado porque reclamamos tanto da imprensa esportiva, sempre inventando fofocas sem fonte e fundamento, que foi criada a chamada “mídia palestrina”. Mas até aqueles que se intitulam “mídia palestrina” tem praticado, cada vez mais intensa e copiosamente, a enjoativa festa das comadres.


Desde o fim de semana passado, em que todo mundo esperava a consolidação de uma recuperação do Palmeiras, mas o time perdeu para a Ponte Preta e já começou a mostrar que, realmente, o Campeonato Paulista 2010 já era, a coisa tem se intensificado. Primeiro, a história de que Diego e Danilo teriam brigado loucamente e Marcos, ao tentar separar, tomou partido do Danilo, o que criou um racha entre ele e Diego. Depois, que Marcos e Diego não se toleram mais, cada um apontando os defeitos do outro. Isso aumentou depois do evento em que Marcos deixou o mesmo treino em que gritou com os companheiros, dentre eles Diego. Aí surgiram histórias escabrosas até que, santo Deus, aparece-me o boato de que Cleiton e Diego pararam de jogar depois que Lincoln chegou porque eles querem ser os únicos importantes do time, que eles estão rachados com Marcos, que há dois grupos divididos no time e eles jogam meio que contra o outro... E os culpados são, claro, apenas Cleiton e Diego, os podres do time. Para melhorar, isso já saiu na grande imprensa e o pessoal comprou a idéia, após Zago poupar Danilo, que jogou todas as partidas do Palmeiras no ano, do jogo desse sábado, surge o boato de que a diretoria do Palmeiras está preocupada com um possível boicote ao técnico, liderado por Danilo, que teria o mesmo empresário de Muricy Ramalho. Ah, com perdão do linguajar, eu digo: AI MEU CU!


Aí eu penso algumas coisas. Primeiro que Diego, Cleiton e Danilo têm apresentado um futebol muito aquém do que podem oferecer já faz um bom tempo. Aliás, todos sempre foram instáveis, sendo que tiveram ótimos momentos e pensamos que sempre seria assim – ignorando o histórico dos jogadores. Não foi a vinda de Zago, não foi a saída de Muricy, nem a chegada de Lincoln que fez o futebol desses caras diminuir, isso é óbvio. Engraçado que quando Muricy caiu a fofoca é de que havia complô contra o ex-treinador. E eu teria outros tantos argumentos, dentre eles o mais forte, de que praticamente todos os jogadores do Palmeiras têm deixado a desejar, inclusive os ídolos Marcos e Pierre, todos eles têm apresentado um rendimento de ruim à beira do ridículo, com exceção a alguns jogos em que, mesmo assim, a maioria cometeu erros primários – vide os escanteios de Cleiton Xavier, os erros de Marcos, Danilo e Pierre (lembra do primeiro gol do Santos?), a ineficiência de Diego, isso pra falar nos jogadores considerados por muitos, inclusive eu, como os “mais fortes” e melhores do time. O que só mostra que o problema é mais embaixo e, todo mundo sabe, há muita e muita coisa na parte técnica e administrativa a ser resolvida. Não gosto, nunca gostei, jamais irei gostar desse tipo de fofoca. Mas não sou ingênua e sei que muita coisa desse tipo acontece por aí. Porém, quando o problema técnico e administrativo é mais que evidente, não sei por que não encarar e ficar procurando motivos mais fáceis. Ah, é muito mais fácil querer a cabeça de Danilo, Diego e Cleiton do que encarar que todo mundo tem errado e que a mudança (se vir) não será tão rápida - prova disso é que poucos desses têm a coragem de pedir a cabeça de homens mais enraizados, como Marcos, Pierre, Belluzzo...


No ano passado houve um incidente do qual me lembro muito bem. Quando o time do Palmeiras conseguiu o que muitos vinham dizendo que aconteceria numa hora ou outra, ou seja, começar a cair no Campeonato Brasileiro, o representante de um blog palestrino fez um post indignado falando de uma fofoca corrente no período, de que o motivo era a inveja dos jogadores em relação ao salário de Love. Lembro-me muito bem, também, de que muitos dentre nós “caíram matando” no autor desse texto. Houve texto contra, houve quem falou com a assessoria de imprensa, foi quase um massacre verbal e, assumo, participai das críticas. Critiquei mesmo, com todo respeito ao palmeirense que fez aquilo, como vou fazer agora com pessoas que também respeito muito – e chego a admirar, e ter como exemplo para escrever nesse blog. Poxa vida, que hipocrisia, os próprios “massacradores” de meses atrás fazendo exatamente a mesma coisa. Só posso me sentir triste ao ver que, realmente, não estamos nos diferenciando muito daquela imprensa que tanto costumamos criticar. Se forem essas fofocas verdades, o que duvido, então que ao menos não sejam publicadas como verdadeiros boatos sem fundamento, ao maior estilo Lance de trabalhar. Todo mundo erra, e eu espero que esses eventos sejam isolados. Vamos encarar, por favor, as limitações de um time que, embora tenha se acertado bem durante bastantes jogos no meio do ano passado, sempre teve e continua tendo graves limitações – muito evidentes em momentos de apuros, como o atual.


E neste sábado tem jogo. Nesse clima. Desse jeito. As possibilidades de classificação são praticamente nulas. Não lamento tanto, porque todos já imaginávamos que seria assim ao ver o quadro que se formava em Janeiro. Estamos pagando por erros cometidos ao começar o ano (para não dizer “há anos”, o que seria correto), ano que promete ser difícil demais. O que nos resta é “esquecer” Brasileiro 2009 e Paulista 2010 – esquecer no sentido de aceitar que já era e encarar o que vem pela frente, por mais que ainda exista a decepção, sem jamais esquecer os erros que nos levaram a essa situação. O que nos resta é esperar por uma possível, porém difícil e demorada, recuperação e superação desse time. E torcer muito, sem atrapalhar (porque é isso o que esses boatos fazem), para que ainda exista solução para a Copa do Brasil, a Sulamericana (que agora possivelmente terá vaga para a Libertadores, já que um campeonato com tantos times de grande expressão parece não importar se não houver relação com a Libertadores da América) e o Brasileiro... Afinal, não deixaremos de ser palmeirenses. Então o que nos resta é esperar por mudanças e cobrar por elas de forma inteligente. Peço a quem vai ao jogo deste sábado, que apóie, não pelos jogadores e diretoria, mas pelo Palmeiras, por nós. Esse jogo não vale nada, mas vale muito.


O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Palmeiras x Mirassol, neste sábado, 27/03?


Créditos da foto: Folha Imagem.

Um comentário: