terça-feira, 9 de março de 2010

NO SUFOCO E NA RAÇA, VERDÃO VIRA E VENCE SERTÃOZINHO

Incrível como tudo é estranho se tratando de Palmeiras. Tão estranho quanto um jogo em plena segunda-feira. Se fosse na Premier League, com o bagunçadíssimo calendário inglês, mas não, em pleno Paulistão. Por conta da chuva e de outras coisas escusas que não vale a pena entrar no mérito, a partida que seria sábado passou para hoje à noite na Arena Barueri. Pouca torcida e muita pressão. As chances de classificação, antes mesmo do início da rodada, já eram diminutas. E continuam, apesar da vitória. Mas vale a pena torcer por jogos dignos, com o que esse time pode render, mesmo sem brilho, mas com vontade e entrega. Juro que isso não é pedir muito.

O Palmeiras pegou o ônibus para Barueri em pleno dia mundial da preguiça para concluir a 13ª rodada do Paulistão, com dois desfalques e dois retornos contra o lanterninha Sertãozinho. Cleiton Xavier, que ainda era dúvida horas antes da partida, vestiu a camisa e entrou em campo. Diego Souza, expulso contra o Santo André, e Edinho, suspenso por três cartões, desfalcaram a equipe. Em compensação tivemos a volta do zagueiro Léo, que cumpriu suspensão contra a equipe do ABC, e de Márcio Araújo que ficara alguns jogos fora por contusão. O time com uniforme cor de Ki-suco de uva tinha como desfalque o goleiro, expulso contra o Mogi Mirim na rodada anterior. E parecia que seria fácil. Mas no Palmeiras, nada que parece é.

A partida começou tranquila, com a marcação acertada na meia, bom posicionamento dos laterais e com Lenny correndo o campo todo. E ficou ainda mais tranquila quando Pierre deu belo passe para o camisa 19 se livrar do zagueiro na entrada da área e bater rasteiro para o gol. A vantagem no placar, a facilidade de manter a posse de bola e a fragilidade do adversário não foram suficientes. Nós temos que sofrer, é como um carma. E foi nas costas de Eduardo que o Sertãozinho empatou a partida no final do primeiro tempo, com Mendes chutando no ângulo direito de Marcos. Castigo pela falta de produtividade.

Na volta do intervalo, sem mudanças em ambas as equipes e uma ideia na cabeça do palmeirense: ganhar de uma vez esse jogo. Ideias são somente ideias; imaginação. A mesma imaginação que ajudou o juiz Raphael Claus inventar um pênalti de Marcos em Thiago Silvy. Sem nada a ver com a história, Ricardo Lopes bateu e virou a partida para o time do interior. Pronto, voltamos ao inferno. Os passes errados, que já eram recorrentes, só aumentaram. As chances de gol eram raras e quando vinham eram desperdiçadas. Cruzamentos mal feitos, rebatidas erradas, posicionamento confuso, etc. E na arquibancada a pior parte da noite. Torcedores começaram a xingar Antonio Carlos e gritar “time sem vergonha”, “time medíocre”, entre outras coisas, faltando mais de 15 minutos de partida. Uma lástima, principalmente devido ao empenho da equipe em campo.

Sem ligar para os gritos inoportunos da arquibancada, o Palmeiras continuou tentando. William, Ivo e Daniel entraram, enquanto Sacconi, Wendel e Lenny saíram. Era o Palmeiras em cima e o Sertãozinho acuado, segurando o resultado. E de tanto insistir o empate saiu. O relógio marcava 40 do segundo tempo quando Léo cruzou pela direita e Cleiton Xavier antecipou Robert (graças a Deus) e a zaga, para testar firme para o fundo do gol. Nem comemoração teve. O camisa 10 pegou a bola e colocou com rapidez no centro de campo para reinício de jogo. O lema no Palmeiras, com ou sem problemas de elenco, é: não desista jamais... Mesmo que Robert jogue no seu time. O cronômetro correndo para o final da partida, o Verdão pressionando em busca da virada, de repente a bola sobra livre, limpa, açucarada na área, era só fazer. Danilo mata, se prepara para chutar e... Robert!!!! O “zagueirão” atrapalhou a conclusão do camisa 23 e causou o gol mais perdido do jogo. Mas espera aí! Ele joga no Palmeiras!? Filho da p...

Robert tentou, com toda a força de sua alma, estragar nossa noite de tela-quente, mas por motivos que nem Deus consegue explicar, ele não conseguiu. Últimos segundos de jogo, enquanto a torcida mandava o camisa 20 tomar naquele lugar onde o sol não chega, Eduardo lançou para o ataque, a zaga do Sertãozinho bateu cabeça, Robert estava perto, tão perto que deu arrepios, mas foi Cleiton Xavier que matou a bola e bateu no canto esquerdo do goleiro Gilberto para virar a partida e decretar a vitória. Ufa! Perder para o time de uniforme de ki-suco seria demais para o meu gosto. Foi na raça, na vontade, na superação, mas também foi no sufoco. E foi assim porque o time jogou mal mais uma vez. Antonio Carlos agora terá sua primeira semana cheia de trabalho para tentar acertar melhor essa equipe há tempos desajustada, preparando-se para o perigoso clássico contra o Santos na Vila. O Palmeiras ficará concentrado em Itu, treinando para a partida de domingo. Com trabalho e empenho, manteremos pelo menos a dignidade. Se dermos sorte podemos até sonhar um pouquinho com as semifinais. Só o amanhã dirá.

Créditos da foto: Lance Press.

Um comentário:

  1. Esse jogo foi um tanto quanto assustador, só de ver o vídeo dos melhores momentos eu já fiquei desesperada, que isso hahaha... limitações são muitas, mas mesmo assim o Palmeiras merecia a vitória, sem falar que pelo menos mostraram garra - o que tem faltado ao time, além de outras coisas, acho que é principalmente garra e determinação... pena que muita gente do próprio Palmeiras, além de não ajudar, atrapalha... Muita gente veio com papo de que é ridículo comemorar essa vitória, eu acho ridículo pensar dessa forma, que seja o sertãozinho, ruim seria se tivesse perdido... tomara que essa vitória traga algo de bom, assim como essa semana de treinamentos... o santos acaba de golear, 10x0, claro que não será assim com o Palmeiras, esse time perderia de goleada para o Flamengo do Piaui, imagine para o Santos, mas o time da vila mostrou algo que o Palmeiras não tem: jogaram como se precisassem aumentar o placar, mesmo depois de 8, 9 gols... e sabendo que o adversário não teria chances de fazer sequer 1 de honra... Mas clássico é clássico, não confio tanto quanto gostaria, mas espero um Palmeiras bem mais forte. Que surpreendam, como fizeram no jogo contra o São Paulo. Esse time do Santos tem um ataque ótimo, mas a defesa não é das melhores... o Palmeiras tem bons nomes na defesa, se jogar direito e ninguém fizer besteira, quem sabe...

    ResponderExcluir