quarta-feira, 3 de março de 2010

PRÉ-JOGO - PALMEIRAS X SANTO ANDRÉ

O ABC Paulista gosta de ter um time para encher o saco dos grandes da capital. No início dos anos 2000 foi o São Caetano, que chegou até numa final de Libertadores e tem um estádio, coisa que time por aí não conseguiu nem em 100 anos. Com o encolhimento do “Azulão”, a região da Grande São Paulo apresentou outro intruso, o Santo André. Fundado há bem mais tempo que o vizinho do ABC, a equipe é conhecida como “Ramalhão” por conta de João Ramalho, português do fundador da vila de Santo André da Borda do Campo, que séculos depois se tornaria parte do município de São Bernardo e, finalmente emancipada, para Santo André na década de 10.

Santo André fica a 18 km da capital paulista e tem uma população estimada em 673 mil habitantes. Nas décadas de 70 e 80 foi conhecida, como todo o ABC, como pólo metalúrgico do estado. Com o passar do tempo foi perdendo fábricas por conta da concorrência fiscal de cidades do interior. Hoje a cidade tem umas das maiores taxas de desenvolvimento humano do estado e conta com 20% de sua população composta por migrantes, em sua maior parte do Nordeste, Minas e Paraná.

Nu futebol a cidade conseguiu projeção nos anos 2000, mesmo que antes tenha participado da primeira divisão, em 1984. Em 2004 a equipe cruzou nosso caminho na Copa do Brasil. Azar... O nosso. O confronto terminou empatado, mas como a equipe do ABC fez mais gols em nosso mando, ficou com a vaga. Naquela noite infeliz, era só a bola ser lançada à área que saia gol. Depois de eliminar clube como o nosso Palmeiras e o Atlético-MG, o Ramalhão chegou à final e derrotou o Flamengo em pleno Maracanã. Foi o início da fama de “vice” de Abel Braga, que no ano seguinte perderia a mesma competição com o Fluminense para o também pequeno Paulista de Jundiaí.

Embora a derrota de 2004 esteja bastante viva em nossa memória, o histórico de confrontos mostra uma boa vantagem para o Verdão. São 37 jogos, com 18 vitórias, 13 empates e 6 derrotas; com 54 gols marcados e 31 sofridos. O primeiro da história dos clubes foi em 1974, em Santo André. A partida terminou em 4 x 0 para o Palmeiras, com dois gols do Divino, um de Leivinha e outro de Edu. Já a última partida não trás boas lembranças. Um vergonhoso 2 x 0 para a equipe do ABC que nos deixou longe de um título que esteve tão perto. No Palestra, o último confronto nos rendeu 3 pontos graças a Diego Souza, autor do único gol da vitória por 1 x 0.

Hoje a partida será no Palestra Itália, e é crucial. Se o Palmeiras ainda pretende se classificar para as semifinais, o que está cada vez mais difícil, tem a obrigação de ganhar nesta noite. Trata-se de um confronto direto e, se perdermos, praticamente damos adeus ao Paulistão. A boa notícia é a volta de Pierre, que não jogou a última partida por conta de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A derrota vexatória no último domingo baixou os ânimos que a chegada de Antonio Carlos, vencendo de cara um clássico, havia trazido. Mas, ainda não há nada perdido. Só nos resta torcer e apoiar essa equipe, que para nossa infelicidade, se continuar com problemas de composição de elenco, ainda nos dará muita dor de cabeça na sequência da temporada. Hoje não quero saber de aspirina. Hoje eu quero vitória.

O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Palmeiras x Santo André, nesta quarta-feira, 03/03?

Um comentário: