terça-feira, 4 de maio de 2010

ALÔ, TORCIDA!!!


Por Renata e Mayara

Quantos jogadores serão escorraçados do Palmeiras antes que todos se deem conta de quem é a real responsabilidade? Se isso adiantasse para melhorar um time, já não deveríamos ter nos levantado com a saída do Luxa, Keirrison, Vagner Love, Muricy e tantos outros? Ué, não era culpa deles? E por que o time continua na mesma? Ah! Porque o problema não é tão simples de resolver. Não é só mandar algumas peças embora não...

Lembro-me bem quando começaram a criticar o Valdívia, no Brasileiro de 2008. Chamaram-no de chinelinho, corpo mole e tantos outros adjetivos que conhecemos. Depois que ele foi vendido, a preço de banana, não faltaram lágrimas pedindo seu retorno. Diziam o mesmo do Alex, esse gênio que vestiu nossa camisa 10, chamando-o de Alex Sono. Não faltam vozes para pedir sua volta ao Palestra. Há muitos outros exemplos, mas pararei por aqui.

Também sou torcedora e gosto de ver um time aguerrido, jogando com técnica, mas com garra e vontade. Gosto de assistir a uma bela partida, com lances de tirar o fôlego (confesso que de vez em quando é bom sofrer também, comemorando um gol salvador no último minuto do jogo). Mas será justo sempre condenar os jogadores pelos fracassos? Claro, são eles que jogam, com ou sem vontade, mas não sei se alguém já percebeu como algumas coisas extra-campo influenciam dentro das quatro linhas.

O que acontece quando a diretoria, comissão técnica ou coisa que o valha não conseguem extrair o máximo de seus jogadores? Ou pior, quando conseguem extrair o pior deles? A quem devemos culpar? Será que sempre cairemos na conversinha desses indivíduos que comandam o nosso Palmeiras?

O Diego tem levado a culpa, por muito tempo, pelos nossos tropeços, como se apenas ele entrasse em campo. Mas a maioria tem jogado tão mal como ele, ou até atrapalhado. Revejam alguns jogos e tirem suas conclusões. Às vezes me pergunto por que o Palmeiras não consegue recuperar o bom futebol de suas potencialidades. Mas essa eu respondo, é fácil! Porque é mais fácil mandá-los embora! Dessa forma, não há muito trabalho e ainda ganham um pouco de credibilidade com parte da torcida bitolada que só sabe reclamar, protestar e pedir a cabeça dos jogadores. Depois é só fazer promessas que irão trazer o Valdívia ou Kléber de volta que tudo ficará bem. O que foi? Estou mentindo? Depois, quando se dão conta de que isso foi uma tremenda burrice, vão lá reclamar ainda mais nos jogos, xingar os jogadores e promover mais balbúrdia. A nossa torcida é assim, infelizmente.

Meu objetivo não é proteger o Diego, ou qualquer outro jogador (ele nem está merecendo). Mas não adianta sempre mandarmos embora aqueles crucificados pela torcida e acharmos que vai ficar tudo bem! Amanhã o Palmeiras pode golear sem o Diego, mas isso não significará que a culpa era dele. Como poderá perder, e a culpa também não será dele. E ainda temos que torcer para nosso técnico não fazer nenhuma lambança, porque ele parece estar completamente perdido e sem vontade dirigindo o time. Fica com a mão no queixo, torcendo pra alguém fazer alguma coisa que preste e resultar numa jogada de gol. E o tempo passando sem ele fazer nada que ajude ou trocando seis por meia dúzia, isso quando não faz pior.

O Palmeiras está mal faz tempo. Tem um elenco mais ou menos e limitado, mesmo que com alguns bons jogadores, na teoria poderia vencer bem no Brasil, já que poucos times brasileiros estão jogando bola de verdade. Mas não é isso que acontece, temos passado vergonha até frente a times de segunda divisão, pior, é com esses que passamos as piores vergonhas. Entretanto, é evidente a qualquer um que olhe de forma lúcida, que o problema não está apenas nos jogadores, muito menos em apenas um deles. A maioria ou está jogando mal, ou oscilando muito, até mesmo Marcos. O Santo, Danilo, Pierre, Cleiton, Diego, Robert, quantas vezes não nos deixaram na mão esse ano? Nem vou comentar os laterais ou outros novos, tanto na idade quanto em tempo de Palmeiras. Ouso pensar que, com uma comissão técnica trabalhando de forma efetiva, departamento médico funcionando bem, e diretoria agindo no mínimo de forma “mais ou menos”, estariam rendendo mais. Isso sem falar na torcida, que muitas vezes tem mais atrapalhado que qualquer outra coisa, pressionando (cobrar é uma coisa, pressionar é outra) mais o Palmeiras que o adversário. Assim ficaria difícil qualquer Messi jogar, e não temos nenhum Messi no time. As pessoas precisam de calma e paciência para trabalhar, principalmente quando estão em dificuldades e precisam recuperar seu desempenho/superar as deficiências.

Alô, torcida, acorda! Diego Souza está devendo muito, sim, da mesma forma que a maioria dos nossos jogadores, não deve nada a mais que quase todos eles. Mas há formas mais decentes e eficazes de cobrar um desempenho melhor, já vimos que mandar ir embora não vai resolver, quando resolveu? Se ele for embora, e provavelmente irá, quem será a bola da vez, o próximo cristo? Vamos agir assim até quando não sobrar mais ninguém? Cobrar, exigir, protestar, reclamar é uma coisa. Massacrar, pressionar, desprezar e tirar qualquer tranqüilidade para trabalhar está em outro nível, não ajuda em nada, pelo contrário, causa o nervosismo que resultou a atitude deprimente de Diego na última quinta-feira.

Vamos acordar e perceber que no Palmeiras o problema é mais em cima, só não vê quem quer se iludir. É fácil os caras deixarem Muricy, agora Diego, pagarem o pato pela irresponsabilidade deles. Claro que esses tiveram seus erros, assim como Luxa, Love e Keirrison, embora eu pense que os últimos dois nos deram motivos para acreditar numa falta de respeito com o Palmeiras. Mas, como já disse, o cerne do problema está acima. Pode vir quem vier, serão todos Diegos, Valdívias, Alex, só vamos dar valor quando percebermos que não eram os causadores de problemas, que não tivemos paciência, “olha lá como agora ele arrebenta lá fora, olha lá como os outros times querem, olha lá o que perdemos, porque a diretoria não trás ele de volta?”

Parecemos aqueles apaixonados dominadores, que só de verem a pessoa amada fazendo algo de forma estranha agem como se tivessem flagrado uma grande traição. Brigam, batem, humilham, pressionam, até que a pessoa se cansa, vai embora, arruma outro rumo, deixando aquele pensamento de que alguém se precipitou e fez merda, só pra bancar o, muitas vezes arrogante, “aqui não”. Claro que não devemos aceitar qualquer coisa, mas precisamos entender que nem tudo é falta de respeito e vontade. Os representantes do Palmeiras, bem como a torcida Palmeirense, têm sido tão orgulhosos a ponto de botar a perder todos os motivos que tem para isso. Estamos numa situação ruim por culpa nossa, de todos nós, merecemos isso, mas até quando vamos ter que torcer por algo que não merecemos? Quando o Palmeiras vai voltar a ter atitude de merecedor da vitória? A vida não é justa, e quando penso nisso relacionado ao Palmeiras fico feliz porque, só assim, tenho chances de sonhar com algo de bom ainda nesse ano. Só assim. Mas é esse mesmo orgulho besta que nos trouxe a essa situação horrível, que nos faz amargar a possibilidade de uma felicidade injusta, de uma vitória não mereceríamos. Ser campeão, muitas vezes, não é levantar a taça ou subir no degrau mais alto ao findar-se um campeonato, mas sim vencer as próprias limitações e ser um verdadeiro campeão mesmo antes de superar o adversário. O Palmeiras não tem sido campeão há muito tempo, e eu já não aguento mais ver as pessoas erradas levarem a culpa por isso.

4 comentários:

  1. Eu nunca vou entender uma torcida que esculhamba um Diego e idolatra um Obina.

    ResponderExcluir
  2. Assino em baixo e complemento: será que esses torcedores nao percebe que ao pegar no pé do Diogo (bola da vez) dessa forma agressiva eles estão desestabilizando o restante do time, e que é pior, nenhum jogador de nivel vai querer jogar no Palmeiras, sabendo que poderá ser a próxima vítima.

    ResponderExcluir
  3. quando ganharams novamente algum título importante, acho que as coisas vão se acalmar...é o que o palmeirense sonha a muito tempo...

    ResponderExcluir