sábado, 22 de maio de 2010

PALMEIRAS VENCE BEM O GRÊMIO EM POSSÍVEL DESPEDIDA DO PALESTRA

O que é o inferno perto do clima no Palmeiras? Um lugar pacífico. Tudo de ruim acontece ao mesmo tempo com esse time na última década. Essa semana o caos apenas aumentou. Saíram Zago e Robert, enquanto continuou pairando no ar a indefinição e a incompetência de muitos. Porém, no futebol isso até ganha ou perde um campeonato, mas não um jogo. Hoje enfrentamos uma boa equipe, que provavelmente brigará pela Libertadores (e acabará na Copa do Brasil), e mesmo com problemas gigantescos conseguimos vencer bem. Não foi um futebol bonito nem extremamente competente, chegamos a abrir 2 x 0 no placar e cedemos o empate, mas foi o suficiente porque foi conquistado com vontade. Por enquanto só nos dá um alento, nem é preciso dizer que foi só um jogo e que falta muito para dizermos que saímos da fossa, mas a verdade é que essa vitória foi muito bem-vinda.

Será que é a despedida do Palestra? Confiar em qualquer informação dessa diretoria hoje em dia é mais difícil do que gostar da sogra, mas nunca se sabe. Se foi, pelo menos veio uma vitória, coisa que o Palestra Itália tanto merece. E a “nostra casa” teve ótimo público para acompanhar o seu possível último jogo nos moldes atuais. Antes de entrar o conforto e a comodidade de uma Arena Multiuso, o torcedor teve que congelar e tomar chuva, de novo. No banco de reservas estava Jorge Parraga, interino, ocupando o cargo que antes era de Antonio Carlos. Algumas mudanças já apareceram na formação da equipe. Edinho, volante, foi volante; Cleiton Xavier, meia, foi meia; Vítor, lateral-direito, foi lateral-direito. Quando tudo complica, basta simplificar.

De forma simples, o Palmeiras suportou a pressão da equipe gremista no início da partida. E ainda mais simplesmente, com dois ataques, abriu 2 x 0, nas duas vezes com Ewerthon. O camisa 88 primeiro se aproveitou de bobeira do zagueiro ex-bambis, Rodrigo, e fuzilou Victor, que deu uma ajudinha também. No segundo gol o goleirão fez uma bela defesa em chute de Vinícius, mas no rebote Ewerthon, um pouco adiantado, empurrou a pelota para as redes. Os 2 x 0 deveriam significar tranquilidade, mas isso não existe por aqui. Ainda na primeira etapa o Grêmio diminuiu com Jonas, em bobeira do miolo de zaga.

Na volta para o segundo tempo veio aquilo que poderia significar uma tragédia: o gol de empate. Nem bem as equipes esquentaram e Hugo, outro ex-bichas, em lance de bola parada cabeceou para o fundo do gol de Marcos. Até surpreendentemente a equipe não se abalou com igualdade no placar e não muito tempo depois chegou ao terceiro gol. Em cobrança de escanteio certeira de Vítor, Maurício Ramos, que substituiu Léo contundido ainda na primeira etapa, testou firme no ângulo esquerdo, sem chances de defesa. Aos 25 o Verdão fechou a conta. Contra-ataque iniciado por Cleiton Xavier, Vinícius recebeu pela ponta-direita, demorou um pouco para definir a jogada, mas consertou ao se livrar da marcação e dar um passe açucarado para o centro da pequena área, onde o camisa 10 apareceu livre para conferir com calma.

Uma partida que tinha tudo para ser extremamente complicada, não só pelo futebol, mas principalmente pelo extra-campo, terminou com um final feliz. Que, aliás, poderia ter sido ainda mais feliz se o arbitro, que fique registrado, também errou a nosso favor, tivesse assinalado um pênalti claríssimo em Armero. Mesmo assim o resultado foi ótimo e a exibição, se não primorosa, foi pelo menos digna. Não muda nada, as coisas continuam ruins, as contrações precisam ser feitas, o elenco continua fraco e as brigas políticas ainda atrapalham demais o ambiente da equipe que já não é tão bom assim, mas pelo menos não piorou. Uma vitória para dar calma e que assim possamos encerrar essa participação antes da Copa sem desespero. Paz, o que mais precisamos nesse momento. Isso não é pedir muito. 

Créditos da foto: Uol Esportes.

3 comentários:

  1. Quando saímos em direção ao Palestra, olhei pro céu e comentei: "o tempo tá fechando...". Não chegou a choveeeer, mas uma garoa chata nos deixou bem úmidos e nem os meus dois casacos foram suficientes para conter o frio. E eu nem podia pular pra me esquentar por causa da dor de cabeça insuportável que me acompanhou desde a manhã de sábado.

    O Palestra estava bonito. Olhei para todos os cantos, já com saudade...vai ser muito triste não poder assistir aos jogos do Verdão em nossa casa. Mas se as malditas múmias não atrapalharem o processo, a Arena vai sair (eu realmente preciso acreditar nisso). A torcida compareceu em bom número e empurrou o time até o final, mesmo após o empate do Grêmio.

    Não pude rever o jogo pela tv, então não terei a mesma precisão nos comentários pq de vez em quando não dava pra saber quem estava com a bola, mas enfim...

    Minha primeira impressão: estão boicotando o Vítor. Não tem lógica. Ele é sempre a última opção - ou nem isso! Cleiton foi o mestre em não tocar pra ele, mesmo quando estava muito bem colocado e subindo pro ataque. Fiquei indignada com isso!

    Cleiton errou passe demais. Apesar do gol, fez uma partida fraca, não parecia estar raciocinando direito. Demorava demais pra tocar e sempre pro cara errado, na fogueira. Vamos acordar, meu filho!

    Marcos Assunção nos fez um favor enorme causando a expulsão do Douglas. Não fez muita falta pra gente, mas o Douglas fez falta pro Grêmio. Valeu! (ainda bem que ele não estava no meu Cartola :P)

    Criticamos o Ewerthon antes do jogo, mas ele nos deixou mais calmos dessa vez. Não que eu goste dele ou passei a gostar, mas ontem ele fez a parte dele.

    Sobre o Vinícius, quase nunca sabia que era ele, então nem vou falar nada. Exceto pelo momento que o xinguei quando ficou encerando a bola antes do gol do Cleiton. Mas deu tudo certo hehehe.

    Gosto da dupla de zaga formada por Danilo e Maurício Ramos. Sinto mais firmeza.

    Vi Armero fazer tabela com suas próprias pernas, e bem de perto. Ele realmente é muito bizarro e atrapalhado. Tomara que o Bayer realmente esteja querendo comprá-lo. Vá com Deus!

    Edinho, mais uma vez, apareceu como "salvador da pátria" jogando de forma sensata em momentos de vacilo do time.

    Enfim, tecnicamente foi um jogo fraco. Foi irritante ver tantos erros de passe e falta de criatividade para atacar. Espero que a volta do Lincoln corrija essa falta de algo mais ali no meio e ajude o CX a acordar. Mas o resultado compensou qualquer outra coisa. Saímos felizes e satisfeitos. E espero que o Cipullo tenha ouvido bem claramente o protesto feito no intervalo por alguns torcedores, que se reuniram em frente as numeradas e gritaram em alto e bom som: "Ei, Cipullo, vai tomar no c*".

    ResponderExcluir
  2. Nossa, escrevi pra caramba huahuauhahua

    ResponderExcluir
  3. Acho que mesmo que seja uma vitória, não foi um alívio. Admito que como sempre meu coração disparava, não tinha como evitar os gritos e as lágrimas de alívio com os 3 pontos conquistados. Mas não adianta fingir que o pesadelo acabou e que daqui pra frente tudo vai ser diferente do que era.
    Nada de ilusionismo pra cima do torcedor.
    O time tá cheio de falhas, a comissão técnica tá cheia de falhas, o clube inteiro tá cheio de falhas.
    Não é só o Palestra que precisa de reformas.

    ResponderExcluir