sábado, 12 de junho de 2010

CORÉIA DO SUL E ARGENTINA VENCEM NA ESTREIA DO GRUPO B


No Grupo B não houve empates, mas há duas seleções com o mesmo número de pontos: Coréia do Sul e Argentina, que venceram seus confrontos.

O jogo entre Coréia do Sul e Grécia me fez acordar cedo e num frio de lascar, mas pelo menos vi uma partida movimentada e com gols. Confesso que esperava um pouquinho mais da Grécia, mas tive que me convencer de que esse time grego é realmente horrível e, provavelmente, vai manter o jejum de nunca ter marcado um golzinho em Copas. Já o time asiático me surpreendeu, pois conseguiu jogar com a bola no chão, com inteligência e velocidade.

A Coréia do Sul saiu na frente logo aos 7 minutos. Young-Pyo cobrou falta na ponta esquerda, o goleiro ficou parado, a bola passou por toda a defesa grega e parou nos pés de Li Jung-Soo, que bateu de primeira para o fundo da rede. Pouco tempo depois, o juiz não marcou um pênalti sobre um jogador coreano. E a Grécia não esboçava nenhuma reação e abusou dos passes errados. Gekas mal apareceu no primeiro tempo, assim como o camisa 10 Karagounis. A Coréia ainda poderia ter ampliado o marcador se não fosse o goleiro grego para salvar.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Otto Rehhagel tirou Karagounis e colocou Patsa, um jogador de marcação. Se antes a Grécia não criava, agora menos ainda. Aliás, o jogo grego era apenas o famoso chuveirinho na área adversária. Mas isso não assustou em nenhum momento. Logo aos 6 minutos da segunda etapa, o zagueiro Vyntra não dominou a bola passada pelo companheiro e Park Ji-Sung, a estrela do time, aproveitou a bobeada, conduziu a bola até a área e chutou na saída do goleiro. 2x0 e total domínio coreano.

A partir da metade do segundo tempo, a Grécia até conseguiu criar algumas chances de gol com Kapetanos e Gekas, mas a bola não entrou. A Coréia também não ficou para trás e criou oportunidades ainda mais claras. Mas o placar foi esse mesmo. O time grego mostrou que é fraquíssimo e a retranca toda não foi eficaz diante da velocidade coreana. Basicamente, as jogadas se limitavam a cruzamentos e bolas rifadas na área e ligação direta da defesa para o ataque. Já a Coréia do Sul teve lucidez e inteligência para vencer a partida, utilizando bem o conjunto. Os principais jogadores da equipe não se esconderam. Isso fez a diferença.

O outro jogo do grupo era o mais esperado, por ser a estreia da Argentina . Mas quem chamou a atenção primeiro foi Maradona, que usava um terno, a pedido das filhas. No início da partida, parecia que sairia uma goleada, pois os hermanos começaram com tudo. Logo de cara, Messi fez fila e deixou Higuaín na cara do gol. O camisa 9 conseguiu tocar a bola pra fora de forma inacreditável. Essa foi a primeira de muitas, aliás. Logo depois, o camisa 10 chutou ao gol, mas o arqueiro nigeriano jogou a bola para escanteio. Na cobrança de Verón, Heinze cabeceia de forma certeira. 1x0 pra Argentina, mesmo Samuel agarrando o defensor de forma explícita.

A Nigéria não ficou na retranca, mas também não assustou muito. Mas foi a Argentina que criou as melhores oportunidades, a maioria desperdiçada por Higuaín, que me lembrou o Robert. Quem também decepcionou foi Di María, que praticamente não apareceu. Foram raras as vezes em que ele tocou na bola. Pra não ser injusta, ele até participou de uma boa tabela com Messi, que chutou em cima do goleiro. Mas foi só. Já o camisa 10 chamou o jogo, foi pra cima, fez boas jogadas. Porém, no próximo jogo já deve estar mais “leve”.

Agora, verdade seja dita. O sistema defensivo argentino é simplesmente medonho. Hoje deram “sorte”, pois a Nigéria errou o alvo todas as vezes. Mas quero ver contra a Coréia do Sul e os adversários das próximas fases, pois a Grécia vai passar mais uma Copa em branco.

Maradona demorou demais pra mexer na equipe. Devia ter tirado o Higuaín e colocado o Diego Milito já no início do segundo tempo, mas ele só entrou aos 33 minutos. Um pouco antes, Máxi Rodriguez entrou no lugar do Verón. No final da partida, para garantir o resultado, Burdisso entrou no lugar de Di María.

O que importava era vencer o jogo de estreia e tirar o peso da ansiedade. Na segunda rodada, a Argentina enfrentará a Coréia do Sul e a Grécia pega a Nigéria, no dia 17/06, quinta-feira. Não estou torcendo pros nossos hermanos, mas gostaria de ver uma atuação de gala do melhor do mundo. Gosto de ver um futebol bem jogado, pois a arte não pode se perder.

Crédito para a foto: Terra.


2 comentários:

  1. Eu estou achando a qualidade dos jogos muito fraca.
    E errei todos os palpites até agora.
    Uma decepção por exemplo o desempenho da Inglaterra, eu particularmente, esperava mais.
    Até mesmo da Argentina eu esperava um placar maior.
    Uma pena, só espero que o Brasil não decepcione.

    ResponderExcluir
  2. Amanda, concordo com vc.

    As seleções estão com medo de atacar e deixar espaço para o contra ataque adversário. Tenho acordado cedo todos esses dias para acompanhar os jogos, mas ganharia mais se continuasse dormindo. Até que os jogos do grupo B foram melhorzinhos. O jogo da Inglaterra foi um horror.

    Não gosto desse futebolzinho burocrático, quero ver show, quero ver vibração e vontade de ganhar. Esse medo só está fazendo com que o futebol fique chato.

    ResponderExcluir