segunda-feira, 21 de junho de 2010

GRUPO F - MADONNA MIA, AZZURRA!


Por Ricardo Chagas

Paraguai conseguiu uma bela vitória contra a decepcionante Eslováquia.  Confesso que, mesmo apostando em Itália e Paraguai como os classificados do Grupo, achei que a Eslováquia ao menos faria boas apresentações.

Desde as eliminatórias o Paraguai vem mostrando uma boa força ofensiva e a julgar pelo futebol apresentado no domingo, é uma seleção que deve complicar a vida das equipes do grupo E nas oitavas de final.

Pois bem, já considerando o Paraguai classificado, pois deve passar fácil pela Nova Zelândia, o que falar de Itália?

Mesmo tendo o domínio territorial contra a Nova Zelândia, as jogadas aconteciam de forma burocrática e produziam quase nada de efetivo. Novamente os italianos abusaram dos cruzamentos na área adversária.

Irritado com o fraco futebol, o juizão decidiu ajudar a abrir o placar. Validou o gol da Nova Zelândia em completo impedimento. Cannavaro, mais uma vez, falhou nesta Copa e não conseguiu evitar a conclusão de Smeltz. O que acontece com o capitão italiano? De muralha na Copa da Alemanha se transformou em peneira africana.

A Azzurra conseguiu o empate através de cobrança de pênalti, convertido por Iaquinta. Após isso, a partida alternava momentos horrorosos com outros apenas ruins. E o empate premiou a ruindade das duas seleções. Em partidas deste nível, ganhar 1 ponto com empate é premio e não castigo.

Mesmo jogando um futebol abaixo da média, a Itália se classificará para a segunda fase, pois tem pela frente a Eslováquia. Como o Paraguai ganhará da Nova Zelândia, mesmo um empate na próxima partida classificará a Azzurra para a próxima fase. Com essa combinação, provavelmente os italianos enfrentarão a badalada Holanda.  Será um jogo imperdível.

Para os mais supersticiosos, lembro que na Copa de 1982 a Itália se classificou na 1ª fase com 3 empates. O final, todos, lamentavelmente, lembramos.

Crédito da foto: UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário