segunda-feira, 21 de junho de 2010

PORTUGUESES APLICAM PRIMEIRA "SURRA HISTÓRICA" DA COPA


Por Carlos Albano

Não poderia apenas falar de Portugal e o placar desse jogo sob o risco de passar uma falsa impressão. Foram 7 gols e, portanto, uma excelente vitória que, porém, se realizou principalmente porque a Coréia saiu para o jogo numa postura completamente diferente da que adotou no jogo contra o Brasil. Saindo mais para o jogo, as linhas de meio e a defesa coreanas estavam a quilômetros de distância uma da outra, deixando um espaço confortável para o meio de campo português criar e dominar todos os rebotes, acabando com as chances de contra ataques coreanos. E piorava quando aconteciam trocas de passes na intermediária de defesa coreana onde, desesperadamente, os 5 zagueiros (Sim, isso mesmo! Jogaram num maluco 5-3-2) fechavam o meio e se confundiam na tentativa de impedir as tabelas e os arremates, deixando desguarnecidas as pontas. Foi um massacre!

O mérito de Portugal está em ter aproveitado essas falhas. E poderia ter se complicado. E aí está o demérito, já que o primeiro tempo fechou com apenas 1 a 0, onde os lusitanos erraram muitos passes e insistiam em jogadas de efeito e dribles desnecessários. Antes do primeiro gol dos portugueses, anotado por Raul Meirelles, aos 28 minutos, a Coréia chegou a comandar o jogo. Após o intervalo, com alguns ajustes de posicionamento, o ataque voltou a funcionar e as qualidades de Portugal começaram a aparecer.

Portugal iniciou a partida com o costumeiro 4-3-3, mas com 4 alterações que acabaram deixando o time mais agressivo. Sem os Brasileiros Deco (contundido), Liédson (que entrou no segundo tempo e fez um gol) e Pepe (banco) e com Pedro Mendes como volante, à frente da área, Tiago e Raul Meireles como armadores. Na frente, Simão abria pela direita, Cristiano Ronaldo na esquerda e o centroavante Hugo Almeida.

Apesar do primeiro tempo titubeante e da fragilidade de adversário, no segundo tempo, Portugal se mostrou uma equipe agressiva e eficiente no ataque principalmente pelo lado esquerdo onde, com Cristiano Ronaldo inspirado, mostrou qualidade e pode com esse jogo complicar para qualquer time. E conquista, definitivamente, o respeito que merece.

O Grupo G

Portugal chega a quatro pontos no Grupo G, dois a menos que o Brasil, classificado e incontestável líder desse grupo, que só perde a posição caso seja derrotado por Portugal na próxima sexta-feira, em Durban, às 11h (de Brasília). Esse jogo, para o Brasil, vai merecer muito mais cuidado que os últimos adversários. Os portugueses vêm numa constante evolução desde os amistosos de antes da copa, já comentados aqui, no Passione Verde. Será o jogo do líder no ranking da FIFA, o Brasil, contra o terceiro, Portugal, que não perde há 16 jogos, tem o ataque mais positivo e detém o maior placar desta Copa.

A considerar ainda o principal nome da equipe que resolveu desencantar. Cristiano Ronaldo participou bastante do segundo tempo, mandou uma bola no travessão, deu assistências e, no fim, acertou as redes depois de dois anos sem gols em partidas oficiais pela seleção portuguesa. O melhor jogador do mundo de 2008 e o mais caro de todos os tempos quer um lugar de destaque na história das Copas. E parece disposto a lutar por isso.

Fica o aviso para o time brasileiro: Se deixarem a bola chegar ao ataque português podem esperar muito trabalho para a defesa, por conta da variação de jogadas que os portugas mostraram na goleada contra a Coréia. Foram gols pela esquerda, pela direita, cruzamentos de ambos os lados, infiltrações, gols pelo meio, de cabeça...Uma festa!

A disputa, portanto, passa a ser pelo primeiro lugar no grupo, que pegará o segundo do disputadíssimo grupo H, que pode ser a ainda temida Espanha, o surpreendente Chile ou a retranca Suíça.

Para a Costa do Marfim resta esperar pela derrota de Portugal frente ao Brasil e golear a Coréia do Norte, já eliminada, por um placar de, no mínimo, 9 gols, que é a diferença de saldo de gols para Portugal.
Minhas previsões para a classificação final deste grupo estão se confirmando e não acredito em resultados diferentes:

1º - BRASIL
2º - PORTUGAL
3º - COSTA DO MARFIM
4º - CORÉIA DO NORTE

Crédito da foto: UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário