quarta-feira, 21 de julho de 2010

PALMEIRAS E SEU ELENCO PROFISSIONAL

Por Mayara Cardoso

Hoje tive a curiosidade de olhar a formação atual do elenco profissional do Palmeiras e fiquei um pouco assustada, apesar de já ter conhecimento sobre isso.

Acessando a página, pude verificar que temos:

6 goleiros: Marcos, Deola, Bruno, Fábio, Carlos e Raphael Alemão.
4 laterais: Vítor, Eduardo, Gabriel Silva e Armero.
5 zagueiros: Danilo, Léo, Maurício Ramos, Mayko e Leandro Amaro.
5 volantes: Edinho, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Pierre e Tinga.
1 meia: Lincoln.
6 atacantes: Ewerthon, Kléber, Tadeu, Vinícius, Patrik e Lenny.

Sei que não deveria ter ficado assustada com o número de meias que temos, mas apenas reafirma a necessidade com relação à contratação de Valdivia. Aliás, precisamos de, pelo menos, mais um meia para resguardar os dois titulares. Suponho que Felipão deva ter pensado nisso ao subir o Gilsinho. Acredito que, agora, ele aprenderá a jogar para a equipe e será de grande valia para o time. Além dele, Bruno Turco, volante, também subiu do Palmeiras B, além do lateral direito Fabrício, do juvenil. Mas um time da grandeza do Palmeiras não pode ter uma deficiência desse tipo e precisa sempre buscar o melhor.

Agora vamos verificar as outras posições. Temos guardiões de sobra no gol, correto? É...em termos numéricos, sim, embora ainda não tenha entendido qual a razão de termos 6 goleiros treinando no profissional. O que os reservas precisam ainda demonstrar é que conseguem chegar próximos ao nível do Marcos (pelo menos perto, não vamos exagerar). Talvez precisem de mais confiança e espero que seja apenas isso mesmo.

Lembro-me que, há pouco tempo, houve uma crítica muito grande porque diziam que o Palmeiras só contratava zagueiros. Frases como “mais um?” eram ditas por aí. Mas hoje estamos numa situação bastante complicada nesse setor, devido à suspensão de Danilo pelo STJD, a do Léo por expulsão no último jogo e contusões de outros atletas. Maurício Ramos, após recuperação, será titular de qualquer jeito, ao lado de Edinho. Leandro Amaro voltou de contusão, mas nunca o vi jogar. Mayko é mais um garoto que subiu da base. Agora, precisamos torcer pra ninguém se machucar!

Nossos laterais sempre foram duramente criticados, não sem razão. Porém, no momento, temos um dos melhores laterais direitos do país. Só acho que ele precisa de mais liberdade, algo que Márcio Araújo não está proporcionando. Tirando isso, vem melhorando a cada partida. Vítor não é promessa, ao contrário de Gabriel Silva, que ainda busca se firmar na equipe titular. Sinceramente, prefiro nossa promessa da base ao Armero. O menino de 19 anos tem feito bons jogos, ao contrário de antes da parada da Copa, e pode ser que deixe o colombiano no banco. Tomara! Ah, quase me esqueci de falar do Eduardo. Pensando bem, já esqueci novamente. Não vale a pena.

Com relação aos volantes, acredito que nunca nos sentiremos satisfeitos. Se jogamos com 3 volantes, achamos exagero. Se jogamos com 2, achamos que poderia ter mais um para proteger a zaga. Enfim, é uma questão complicada. O fato é que, por mais que goste do Pierre, ele ainda não parece bem. Não sei se é a parte física ou a emocional, mas, ultimamente, tem feito faltas desnecessárias, perigosas e fortes demais. É indiscutível a força que ele dá à equipe, sua fama de guerreiro não foi apagada, no entanto, temo que esse desequilíbrio prejudique a equipe. Edinho, como volante, tem jogado muito bem, nunca achei que fosse gostar dele na equipe. Mas devido à carência na zaga, ele atuará naquele setor. Márcio Araújo tem uma qualidade de passe muito boa, quando ligado na partida, e apóia o ataque pela direita de forma muito eficiente, apesar de “atrapalhar” o Vítor, às vezes. Marcos Assunção é o melhor cobrador de faltas da equipe, mas é um pouco lento. O jovem Tinga ainda precisa mostrar serviço, mas parece que não será reserva por muito tempo. Enfim, Felipão pode “brincar à vontade”, de acordo com a necessidade.

O nosso outro ponto fraco é o ataque. No site diz que temos 6 atacante, mas Lenny é café com leite. Kléber e Ewerthon têm atuado como titulares, mas merecemos algo melhor que o “cabeça de maçaneta”. Precisamos urgentemente de um camisa 9 de verdade. Tudo bem que com um meio de campo decente, até o perneta do Alex Mineiro foi artilheiro, mas já está na hora de termos alguém com qualidade vestindo o manto do Evair. Quando vejo Tadeu em campo, me dou conta de como sinto saudade do Robert. Vinícius e Patrik são jovens e, aos poucos, se integrarão de forma efetiva à equipe. Kléber já mudou a “cara” do ataque, mas precisa de um companheiro melhorzinho.

Um time sem criatividade não consegue ir muito longe. Já temos o técnico dos sonhos, a CBF já está melindrada com o Palmeiras por isso, agora precisamos completar nossa alegria vendo o Mago vestindo a camisa 10 novamente, arrancando sorrisos e lágrimas de felicidade da torcida palestrina. Nós merecemos, depois de tantas cabeçadas e desgostos. Mas ele virá. Ele virá.

Créditos da foto: AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário