terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

COM FALHAS GROSSEIRAS PALMEIRAS PERDE E DÁ ADEUS AOS 100%

Perdeu. E perdeu porque jogou para perder. Perdeu porque cometeu erros ridículos. Perdeu por mau posicionamento. Perdeu por atuações apagadas. Não, não faltou experiência. As maiores falhas foram dos experientes. Uma partida onde claramente faltou paciência, vontade, empenho e, principalmente, concentração. Dava pra ganhar, mas não fez por merecer na maior parte do jogo.

Uma partida truncada desde o começo, com muitas faltas, principalmente nossas, e o Palmeiras apenas afunilava o jogo. Quem mais se destacou foi Diego Souza, positiva e negativamente. Foi mal por prender excessivamente a bola e compensou na vontade, buscando o jogo o tempo todo. Tanto fez que participou ativamente da jogada do primeiro gol, quando o goleiro Cevallos rebateu um chute do camisa 7 nos pés de Willians, que mandou para as redes. Mas antes disso, o Verdão saiu perdendo. Falha do sistema defensivo num todo, desde quem permitiu o cruzamento como da zaga que saiu em linha vagarosamente. O jogador da LDU parecia estar impedido e creio mesmo que estava.

Depois do empate houve uma leve melhora na equipe, que chegou mais vezes e melhor ao ataque, mas não durou muito. Em falha grosseira de Marcos, a Liga voltou à frente no placar. Edmilson também falhou, poderia ter isolado a bola, embora a grande besteira tenha sido do goleirão.

No segundo tempo mudança tática na equipe com a entrada de Marquinhos no lugar de Maurício Ramos, colocando o time no 4-4-2. Logo nos primeiros minutos o empate voltou a bater à nossa porta. Diego Souza sofreu falta no meio e Cleiton Xavier colocou na área para Edmilson escorar de cabeça e igualar o marcador, que mais uma vez não ficou muito tempo empatado. O mesmo experiente e excelente camisa 3 foi imprudente e o juiz marcou tiro livre indireto na entrada da área. O bom argentino Manso bateu com extrema felicidade no ângulo e a LDU voltou à frente no placar justo no momento em que o Palmeiras parecia encaixar o jogo. E não saiu mais.

A partir de então o Verdão não conseguiu mais chegar ao empate e poucas vezes levou perigo. Até porque perigo mesmo foi a cargo da parte defensiva. Enquanto na frente o time não se encontrava, na defesa foi um desastre total. Partida muito ruim de Danilo e Edmilson. Quem menos comprometeu defensivamente, por incrível que pareça, foi Fabinho Capixaba, substituído por Evandro já que não funcionava ofensivamente, embora esse também, como sempre, não tenha acrescentado em nada.

Quem não jogou mesmo foi Keirrison, que fez de longe sua pior partida com a camisa alviverde, completamente nulo em campo. Pablo Armero fez um jogo horroroso e poderia ter sido expulso por idiotice. Embora todas essas falhas tenham ocorrido, se o time tivesse mantido a cabeça no lugar, poderia sim ter empatado e até mesmo vencido. Mas não é o fim do mundo. Perdemos para o atual campeão da Libertadores em sua casa, na estréia pra valer de um time jovem, que vai ser pela primeira vez no ano cobrado efetivamente.

O Verdão terá totais condições de reverter esse mau princípio jogando em casa e até mesmo fora contra adversários sem a mesma qualidade e sem a altitude, que chegou a prender as pernas (e a cabeça) dos jogadores na segunda etapa. Agora, o Palmeiras volta à campo contra a Portuguesa no sábado de carnaval pelo Paulistão às 16h, jogo que será no Canindé. Pela Libertadores, o próximo compromisso é no Palestra, em março, contra o Colo Colo. Cabeça no lugar, a primeira derrota viria mais cedo ou mais tarde e perdemos para um adversário forte. É corrigir os erros e bola pra frente, pois há muitos pontos em disputa ainda, em um ano que promete ser excelente para nós.

Créditos da foto: Lance Press.


Um comentário: