terça-feira, 10 de março de 2009

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DERBY

Por Mayara e Vanessa

Finalmente, depois de 1 ano de espera, tivemos o famoso e histórico Derby. Palmeiras e Corinthians travaram, mais uma vez, uma partida emocionante e tensa, principalmente por toda a espera, ansiedade e expectativa que envolveu o duelo. As duas equipes fizeram uma bela campanha de marketing, engrandecendo ainda mais o confronto, pois as duas têm tradição para isso, ao contrário de outros times por aí...


Em todo Derby haverá um troféu que pertencerá ao time que mais vencer o embate em três anos consecutivos ou em cinco anos alternados. A taça recebeu um nome especial: “Troféu Osvaldo Brandão”, homenageando o técnico que fez história em ambas as equipes. Além disso, haverá também camisas e bolas especiais. Para quem desconhece, o clássico foi eleito um dos dez maiores do mundo.

O jogo foi realizado numa tarde esturricante, em Presidente Prudente. Milhares de pessoas estiveram presentes, a torcida fez uma linda festa. O clima dentro de campo era de paz, pelo menos até o início da partida.

Como era esperado, um jogo às 16h debaixo de um sol escaldante não poderia ter muita correria. O primeiro tempo foi lento, com poucas oportunidades para as duas equipes. Os jogadores sentiram, e muito, a temperatura elevada. Apenas no segundo tempo tivemos o clássico propriamente dito. Logo no início, numa falha grotesca de Felipe, Diego Souza abre o placar com um belíssimo e humilhante gol, após receber um passe (ou seja lá o que foi) de Keirrison.

O Palmeiras poderia ter liquidado a partida, mas desperdiçou contra-ataques e oportunidades claras de gol. Mas comecemos aqui a parte de reclamações, porque ninguém é de ferro:

Reclamação nº 1 – O time

Desde a bela apresentação diante do Santos o time não rende mais o mesmo. Sim, é verdade. Muitos gols, inúmeras falhas defensivas e uma pitada de acomodação contagiaram o time. Mesmo seguindo, quase sempre, com vitórias e bons momentos, a equipe oscilou bastante, coisa que não vinha fazendo. E essa oscilação custou pontos importantes na Libertadores e muitas críticas em relação à defesa no Paulistão. Quase todos os problemas que vem acontecendo se devem à marcação que já não é tão forte como no início de temporada. O posicionamento defensivo em cobranças de bola parada é temeroso. No jogo de domingo não foi diferente. Faltou avançar a marcação e pressionar o Corinthians para tentar matar a partida. O ápice da pane geral ainda permitiu, para múltiplos orgasmos da imprensa, que o gordão fizesse um gol. Uma situação lamentável. O empate deixou os marginais mais um jogo sem nos vencer, mas por outro lado ficou com um gosto bem amargo de derrota.

Reclamação nº 2 – Arbitragem

E batemos de novo na mesma tecla. Escalar esse péssimo árbitro, que já se envolveu em inúmeras confusões e participou de falhas de arrepiar os cabelos foi uma afronta. Não Palmeiras, não adianta reclamar depois. Que fizesse antes. O jogo teve de tudo, ele permitiu que os jogadores do timinho batessem sem tomar cartões, em compensação os nossos ele tratou de pendurar. A defesa quase toda terminou o jogo “amarelada”. O “fabuloso” Chicão agrediu Sandro Silva, da mesma forma estúpida que Kleber, no ano passado, fez com André Dias, desferindo-lhe uma “bela” cotovelada. Mas o juizão fez vistas grossas, além de marcações equivocadas para o lado da marginal sem número. Luxemburgo está certo sim em reclamar, porque dessa forma ele pressiona, e claro, será muito criticado pelos “puritanos” da mídia. Mas isso serviu para desviar o foco do desânimo alviverde, principalmente causado pela derrota para o Colo Colo. Se em nós ainda lateja os 3 x 1, que os jogadores também sintam.

Reclamação nº 3 – Rede Globo de Televisão

Parece repetição, mas não é. Outra vez essa emissora transbordou os limites éticos para acariciar os órgãos genitais fenomenais de Ronaldo, por sua vez jogador do Corinthians, a maior paixão desse canalzinho manipulador. Além de preferir sugar os testículos do gorducho a ressaltar a importância histórica do Derby, desrespeitaram a instituição Sociedade Esportiva Palmeiras com sua predileção deliberada. Deu nojo. O torcedor, que não é nada mais do que consumidor desse canal, deve se sentir lesado pelo comportamento dos “profissionais” dessa empresa produtora de novelas. Até a indignação demasiadamente homossexual de Arnaldo César Coelho após o juiz proferir um cartão ao gordão porque, com sua força física invejável, derrubou o alambrado do estádio, foi o cúmulo. Olho neles Palmeiras, porque com máfia não se brinca.
Mas a Band não ficou atrás nessa ridícula manifestação pública. Luciano "Gagá" do Vale quase entrou em colapso quando saiu o gol. E ainda disse: “Deus existe!”, “Agora o juiz já pode terminar a partida!”. Palhaçada total!

Reclamação nº 4 – Observações

Depois da semana desastrosa e do início fabuloso, algumas críticas precisam ser feitas. Sandro Silva tem que jogar mais. Jumar tem que jogar menos. Fabinho Capixaba melhorou muito desde o ano passado, o que significa que ele era estupidamente ruim. Mas ainda não acerta um cruzamento sequer e a avenida Capixaba é a alegria dos adversários. Keirrison, que é o grande jogador do Palmeiras sem dúvida alguma, parece ter pezinho de vidro. Cleiton Xavier precisa de liberdade. Pierre está sobrecarregado. A zaga que não me faça sentir saudades do Gustavo. Edmílson se achou demais, precisa baixar a bola, será muito útil para o Palmeiras. Armero vem atacando muito bem, mas marcando muito mal. Willians tem que jogar. Diego Souza tem alternado bons e maus momentos, mas tem sido muito participativo. O camisa 7 quando joga mal fica em campo, quando joga bem é substituído. Felipe, o caçador de borboletas. Bruno, o observador de borboletas. Precisamos ainda de reforços. Libertadores ainda é possível. No Paulistão, daqui a uma semana, vem a classificação. E por fim, muita calma agora, não é hora de desespero e sim de reflexão. Temos um belo time que se desarrumou, vamos consertar as falhas e seguir em frente!



Os gambás comemoraram o resultado como se tivessem ganhado a Libertadores. Isso foi hilário. Sempre nos dão motivo para rirmos ainda mais. O Palmeiras continua líder isolado, com 3 pontos a mais que eles e um jogo a menos. Coitados.


E só para constar, parodiando o grande Sr. Barriga: Seu Ronaldo, pague o alambrado!


---
Crédito da foto: Robson Fernandjes/AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário