quinta-feira, 30 de abril de 2009

A EPOPÉIA PALMEIRENSE EM SANTIAGO

Épico, espetacular, simplesmente sensacional! Tentar descrever a emoção do momento é perda de tempo, não tem como, foi algo fora do comum. Um mérito pago com emoção. O personagem de roteiro de filme de Hollywood foi Cleiton Xavier, aquele que mesmo tão mal em campo, errando absolutamente tudo, tinha o mágico número 10 estampando em branco o manto alviverde.

Um começo daqueles de arrepiar os cabelos. Não pela pressão adversária, mas pelo azar inacreditável. Abraçado com a “zica” estava Keirrison, artilheiro, ex-promessa e atual realidade, endeusado e criticado, que teve um perigoso flerte com a trave. Duas belas jogadas, dois chutes quase certeiros. Crueldade conosco. Enquanto isso, o Colo-Colo mal chegava e, ainda aos 16, perdeu o ótimo Torres, contundido. Não nos apequenamos, lutamos. Paramos em uma barreira invisível.

Com a volta do segundo tempo Luxemburgo mudou praticamente da maneira que havia sinalizado nas entrevistas antes da partida, com Willians, voltando de lesão, no lugar de Wendel, que fez um bom primeiro tempo. O camisa 8 não se encontrou no jogo, o Palmeiras a seu exemplo se perdeu, deu espaços, se assustou e nos paralisou em frente à TV.

Interminável parecia o tamanho do nosso azar: três baixas seguidas. Primeiro, Pierre que, após levar uma pancada no tornozelo saiu de campo sem condições, para a entrada de Evandro, não sem antes salvar o Verdão mais uma vez. Escanteio e bate-rebate na área, mas o guerreiro camisa 5 estava lá, no centro do gol, para evitar o pior. Em seguida Marcão deixou o gramado, mas não contundido, e sim excluído. O zagueiro, que há poucos instantes havia levado cartão, recebeu o segundo depois de parar o jogador chileno no meio campo em contra-ataque. Ainda faltava o nosso herói dos últimos jogos: Diego Souza. O 7 tentou dar uma bicicleta e bateu a cabeça no chão, saiu zonzo de campo. Ele voltou, mas não por muito tempo. Saiu o “Demolidor” e entrou Ortigol.

Agora, o personagem principal. Não era Ademir da Guia, Julinho, Jorginho, Evair, Rivaldo, Djalminha, Edmundo, Alex, nem Valdivia, era Cleiton Xavier em noite de completa falta de sorte. Ele passava e errava, driblava e perdia o lance, chutava e... O céu era o limite. O pior em campo, que quase tropeçava na bola antes mesmo de tocar nela. Mas Deus não deixa desprovido quem veste a 10 palmeirense. Seria uma bola perdida, mais uma. Seria. Quando um brilho súbito cobriu o homem Cleiton Xavier, alastrou-se em esperança no torcedor, pois eram 42 do segundo tempo, com um a menos, com azar, com medo... E o jogador driblou, passou pela marcação, se viu na frente do goleiro e mesmo de longe acreditou. Acreditou tanto que fez o inacreditável. Uma bola, um chute, um golaço. Classificação, choro, grito, redenção.

Pulamos, berramos, deixamos sair toda a angústia que estava entalada em nossas gargantas. Eles, lá, também. Emoção inexplicável. Apenas um jogo, um gol, e valeu como um título. Ninguém tira de nós essa alegria de hoje, imensa e extasiante. Ninguém tira os méritos dos zagueiros, de Marcos, dos laterais, de Cleiton, o iluminado, dos guerreiros Pierre e Diego, do azarado Keirrison, e de Souza, o jovem “Ferrugem” que foi homem o suficiente para não sentir o peso da camisa nem do jogo, pois ele fez sentir. Que ano, esse de 2009! Tantos problemas, tantos fracassos, mas cada vitória espetacular que Deus sabe o quanto é sincera a minha frase: está valendo muito a pena!


Créditos da foto: Lance Press

6 comentários:

  1. Olha, a única coisa que consigo falar é AQUI É PALMEIRAS!!!

    ResponderExcluir
  2. eu li outra vez, só pra sentir novamente o sabor dessa vitória incrível! :p

    ResponderExcluir
  3. Poesia pura! O nível dos textos deste web-log me impressiona.

    Parabéns! Aliás, um beijo e feliz aniversário à Mayara.

    "Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

    ResponderExcluir
  4. 10 de CX que já foi do "El Mago", um dos tantos torcedores do Colo Colo.

    parabéns pelo texto!

    Parabéns a Mayara pelo aniversário... que outros tão belos presentes venham!

    verdaços.

    ResponderExcluir
  5. Ainda hoje me emociono ao relembrar a partida, o gol, a comemoração dos jogadores, principalmente do Cleiton. Foi uma noite memorável!

    Obrigada pelo presente, Verdão!!!

    Paulo e Manoel, obrigada pelos parabéns!!!

    Lindo texto, Vanessa! Só pra variar um pouco! :)

    ResponderExcluir
  6. Choro com os seus textos.
    Assim como eu me identifico com cada palavra escrita neste blog, com certeza vários outros amantes do glorioso alviverde também se identificam.
    Parabéns, suas palavras são maravilhosas :)

    ResponderExcluir