domingo, 5 de abril de 2009

UMA BATALHA EM GARANHUNS – SUPERAÇÃO, INSPIRAÇÃO

A maior vergonha da nossa história foi em 2002, quando fomos rebaixados. Já um dos melhores momentos foi quando subimos em 2003. Por menor que seja o título nada honroso de uma séria B, onde jamais deveríamos ter estado, os torcedores nunca deverão se esquecer desse ano. Um ano que provou nossa força de vontade, nossa nobreza acima de qualquer humilhação. A dificuldade só trouxe um sabor ainda mais doce para essa conquista.

Sábado, 22 de novembro de 2003, sob a luz da lua de Pernambuco, o Alviverde imponente mais uma vez sentiu e fez sentir o prazer de um título. Nunca o palmeirense sofreu tanto. Nunca o palmeirense amou tanto o Palmeiras. Time e torcida pareciam corpo e alma. O corpo foi à Garanhuns, cidade no interior pernambucano, batalhar pelo acesso, enquanto a alma, espalhada por todo o Brasil, se angustiou e se iluminou com a vitória.

Palmeiras, Botafogo, Sport e Marília disputaram o quadrangular final da série B em 2003. Foi então que os pernambucanos cruzaram nosso caminho. Para o Verdão bastava um empate para subir e uma vitória garantiria o título. E o jogo, duríssimo, teve início bem antes, fora das quatro linhas. Com a Ilha do Retiro interditada a partida decisiva foi mandada para Garanhuns, no estádio Gigante do Agreste. Gramado horrível e iluminação precária. Seria uma batalha.

Munidos de raça e coragem os representantes das nossas cores pareciam ter uma missão quase impossível. O Sport saiu na frente em cobrança de falta de Gaúcho aos 12 da segunda etapa. Para piorar, Adãozinho foi expulso deixando o Palmeiras com 1 a menos. Parecia o fim. E foi. Foi o fim de uma angústia de 370 dias. Magrão, de cabeça, empatou o jogo aos 20 e Edmilson sacramentou nossa volta à primeira divisão aos 32.

Uma verdadeira nação alviverde foi tomada por uma alegria imensurável. Felicidade pintada em verde, branco e vermelho. As lágrimas caíram naquela noite por nossa honra, por nossa integridade. Como foi difícil! Como foi bom! A leveza do dever cumprido nos tomou naquele sábado e nos toma até hoje. As lágrimas do passado ainda caem no presente. O sorriso sofrido de satisfação continua estampando nossas faces.

Passamos por tudo isso, por que agora não podemos vencer outra batalha? Mais uma vez o Sport, mais uma vez a angústia. Que seja também mais uma vez a vitória. Que seja na vontade, no campo, que seja difícil, mas que venha o triunfo. Que possamos chorar novamente de alegria, que o orgulho de ser palmeirense infle nosso peito. Que o Palmeiras seja Palmeiras. Eternamente vencedor.

INSPIRE-SE

Estadão: “Nenhum torcedor está indiferente ao Palmeiras hoje. Se você é palmeirense, vibre, se emocione e comemore. Se não é, limite-se a admirar. Afinal, neste sábado, o Palmeiras entrou para a história, não como campeão, pois já o fez há tempos e inúmeras vezes, mas como exemplo de dignidade e superação. E eis que surge, ou melhor, ressurge, o Alviverde imponente!”

Joemir Beting (Revista Placar Ed. 1266):
“Carrego a palestrice a meu jeito e modo. Rebaixado? Retornado. E definitivamente recompensado.”

Narração de Dirceu Maravilha, gols de Magrão e Edmilson: Download

Ficha Técnica:
Jogo: Sport do Recife/PE 1 x 2 Palmeiras.

Data/Hora: 22/11/03 - 21h40.
Local: Estádio Marco Antônio Maciel - Gigante do Agreste, em Garanhuns/PE.
Árbitro: Héber Roberto Lopes/PR.
Gols: Gaúcho aos 12, Magrão aos 20 e Edmílson aos 32 minutos do segundo tempo.
Equipes
Sport do Recife/PE
- Maizena; Carlinhos, Gaúcho, Marcão e Magal (Clêisson Rato); Ataliba (Weldon), Vágner Mancini, Cléber e Nildo; Ricardinho e Valdir Papel.
Técnico: Hélio dos Anjos.
Palmeiras - Marcos; Baiano, Leonardo, Gláuber e Lúcio; Adãozinho, Magrão, Élson (Correa) e Diego Souza; Edmílson e Vágner Love (Dênis).
Técnico: Jair Picerni.
Cartões Amarelos: Vágner Mancini (Sport); Magrão, Vágner Love, Baiano e Lúcio (Palmeiras).
Cartão Vermelho: Adãozinho (Palmeiras).


Agradecimentos: Custódio Dias, Rosendo Brígido Junior, Márcio Trevisan, Valdemagno Torres, minhas companheiras de blog, Mayara e Renata, e a todos que se dispuseram a ajudar!

8 comentários:

  1. Idola, nem sei o que dizer. Belíssimo o trabalho que a sra fez, e muito inteligente da sua parte lembrar do melhor momento da nossa história , que pra mim é contraditório pois apesar de ser a maior vergonha proporcionou também um dos melhores momentos nossos, para mencionarmos ao pensar nos próximos jogos. Apesar de palmeirense nata e apaixonada, eu raramente me emociono pelo Palmeiras, hoje foi um desses momentos... Esse seu texto, essas imagens, o Marcos falando, as lembranças dessas fase em que fui mais parmeras que nunca...

    Além de tudo não consigo parar de pensar que esse cara era o melhor goleiro do mundo naquele momento (o alemão que se foda hahaha), que tinha acabado de receber propostas, de vencer a copa, e deixou tudo para fazer o melhor que podia pelo Palmeiras. Ele não venceu sozinho, mas se ele estiver lá amanhã, mesmo que não seja mais tão bom, estarei mais confiante. E se ele errar, mesmo que isso custe a derrota (e que isso não aconteça), eu não vou me importar.

    Mas enfim... Que venha o Sport, que o Palmeiras mostre em campo pelo menos a metade da vontade de vencer que esse time tinha. Que os jogadores sintam metade do que aqueles jogadores sentiam quando adãozinho não queria sair de campo (meu, que foda, me lembrou dos tempos de amadorismo que o time ia embora quando juiz fazia merda hahaha) mesmo expulso... Eu quero a vitória na libertadores, claro, e espero que nosso time tenha competencia e maturidade pra isso. Mas se não der dessa vez, ficarei feliz se passarmos pelo menos essa barreira, está entalado e vamos dar o troco!


    e que chegue quarta feira logo, POR FAVOR ALGUÉM ADIANTA OS RELÓGIOS!!!

    ResponderExcluir
  2. pra quem não tinha o que dizer falei demais hahahaha... e eu deveria ler o que escrevo antes de postar tb... ficou parecendo que disse que é o nosso melhor momento, ao inves de que é o melhor momento pra mencionar agora hahahaha... que merda 85

    ResponderExcluir
  3. e nossa, mesmo considerando que outras coisas são possíveis, eu to confiando demais nessa vitória! hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, muito bom!
    Emocionante e propício.
    Nós é que devemos te agradecer.
    Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns PALMEIRAS!

    Parabéns meninas pelo belo post!

    FORZA PALESTRA!

    ResponderExcluir
  6. Momento perfeito para esse post. Sem falar que ficou lindo todo o texto.
    O espírito de amanhã tem q ser o mesmo que tivemos nesse jogo.
    Parabéns meninas, trabalho magnifico.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns muito bom :)

    é amanhã vai ser outro batalha, e temos q jogar com muita raça .

    Vai Palmeiras

    ResponderExcluir
  8. Sensacional e emocionante esse post.

    ô quarta que não chega logo!!!!

    aproveito e cumprimento a Mayara pelo post do Jota lá no 3VV.

    verdaços.

    ResponderExcluir