quinta-feira, 22 de outubro de 2009

QUE AS PALAVRAS SE EXPLIQUEM POR ELES

soberba

(ê) sf (lat superbia) 1 Altura de coisa que está superior a outra; elevação, estado sobranceiro. 2 Manifestação ridícula e arrogante de um orgulho às vezes ilegítimo. 3 Altivez, arrogância, sobrançaria. 4 Orgulho, presunção. 5 Teol Um dos sete vícios capitais. Antôn (acepções 2, 3 e 4): humildade.

falta de dedicação
sf (lat dedicatione) 1 Ação de não se dedicar. 2 Qualidade de quem não se dedica.

desrespeito
sm (des+respeito) Falta de respeito; desacato, irreverência.

ânus
sm (lat anus) 1 Anat Abertura exterior do reto, que dá saída às fezes.

merda
sf (lat merda) ch 1 Excremento. 2 Porcaria, sujidade. 3 Coisa sem valor. sm ch Sujeito sem préstimo. interj ch Indica repulsão ou desprezo.

vendido
adj (part de vender) 1 Que se vendeu; que foi comprado; adquirido por venda. 2 Enganado, logrado, traído. 3 Peitado, subornado. 4 pop Corrompido; transviado. 5 Contrafeito, contrariado. 6 Espantado, esquivo. 7 Tolhido, vexado, constrangido. sm Aquele que se vendeu. Ficar vendido: ficar espantado ou desapontado por qualquer sucesso que não se esperava.

desamor
sm (des+amor) 1 Falta de amor; aborrecimento, desafeição, desapego, desprezo. 2 Crueldade. Antôn: amor, afeição.

incompetência
sf (in+competência) 1 Falta de competência. 2 Inabilidade. 3 Dir Qualidade de um juiz ou tribunal que não tem competência para conhecer de um processo.

desonra
sf (des+honra) 1 Falta de honra. 2 Perda da honra. Var: desonradez.

desgosto
(ô) sm (des+gosto) 1 Ausência de gosto ou prazer. 2 Desprazer, mágoa, pesar, sentimento. 3 Aversão, desagrado, descontentamento, repugnância. Pl: desgostos (ô). Antôn: prazer, contentamento.

desespero
(ê) sm (der regressiva de desesperar) 1 Ato ou efeito de desesperar; desesperação, desesperança. 2 Aflição, angústia, ânsia. 3 Ódio, cólera. 4 Contrariedade, desprazer, aborrecimento. 5 Coisa insuportável ou que faz desesperar.

angústia
sf (lat angustia) 1 Espaço reduzido; estreiteza. 2 Carência, falta: Angústia de tempo. 3 Aperto de coração, estado de exagerada ansiedade. 4 Med Estenose. 5 Aflição, sofrimento

saudade
sf (lat solitate) 1 Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. 2 Nostalgia.

medo
(ê) sm (lat metu) 1 Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror. 2 Apreensão. 3 Receio de ofender, de causar algum mal, de ser desagradável. sm pl Gestos ou visagens que causam susto.

protesto
sm (der regressiva de protestar) 1 Afirmação categórica, compromisso solene; declaração que se faz publicamente da própria vontade; protestação. 2 Propósito ou resolução inabalável. 3 Declaração formal pela qual se reclama contra a ilegalidade de alguma coisa. 4 Escrito que contém essa declaração. 5 Dir Ato pelo qual se declara responsável por todas as despesas e prejuízos aquele que devia pagar uma letra de câmbio, nota promissória etc., e não o fez no vencimento. 6 Declaração enfática ou vigorosa, feita acerca dos próprios sentimentos ou opiniões.

esperança
sf (de esperar) 1 Ato de esperar. 2 Expectativa na aquisição de um bem que se deseja. 3 Aquilo que se espera, desejando. 4 A segunda das três virtudes teologais, simbolizada por uma âncora ou pela cor verde.

Créditos: Michaelis. 

2 comentários:

  1. O que fazer quando a soberba toma conta do time e da torcida? A queda é mais dolorida. A falta de dedicação talvez não seja o ponto chave, mas que os últimos jogos têm sido um desrespeito para a torcida e para a nossa história, isso tem mesmo.

    Hj eu daria um chute no ânus de muitos que jogaram. Que merda é essa? Não é possível!

    Não ouso afirmar que o time esteja vendido, acredito que não. Mas isso não é atitude de quem quer ser campeão! Nunca vi os jogadores tão ansiosos, tão desconjuntados! Quanto desamor! A incompetência do time está evidente, sorte que os outros também estão numa fase ruim (e espero que continuem). Porém, não quero mais essa desonra ao Campeão do Século XX.

    Sinto um gosto amargo em minha boca. Deve ser pelo desgosto, desespero e angústia. Não podemos entregar essa taça dessa forma.

    Que saudade daquele time que jogava com raça, com vontade, com sede de campeão! Que saudade de goleadas, de dormir com um sorriso nos lábios! Agora, só consigo sentir medo! Não sei nem o que pensar! Tenho medo da capacidade emocional dos nossos jogadores! Tenho medo da reação da torcida, que pode começar a fazer algum tipo de protesto. Eu também estou impaciente, mas no fundo, ainda tenho esperança!

    ResponderExcluir
  2. Não consigo entender o que pode ter acontecido com esse time, não me foge a ideia de algum problema de dinheiro ou relacionamento dentro do grupo apesar de até mesmo o Marcos que sempre é sincero, negar isso a todo momento.
    Contra o Flamengo foi um time com 2 jogadores em campo: Marcos e Vagner.

    Nunca pedi um futebol vistoso, que esse time só teve em algumas partidas, só que corressem atras da bola e lutassem pelo resultado, que era algo que acontecia até a pouco tempo atras!
    O jogo contra o Goias deve definir se o Palmeiras vai ser o de todo o campeonato ou das ultimas 4 rodadas

    ResponderExcluir