terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A DERROTA DOS INCOMPETENTES, IRRESPONSÁVEIS E EMOCIONALMENTE DESCONTROLADOS NÃO PODE MATAR O GRANDE CAMPEÃO.

Sei de muita coisa que não vi. E vós também. Não se pode dar uma prova da existência do que é mais verdadeiro, o jeito é acreditar. Acreditar chorando. Esta história acontece em estado de emergência e de calamidade pública. Trata-se de livro inacabado porque lhe falta a resposta. Resposta esta que espero que alguém no mundo me dê... (A Hora da Estrela – Clarice Lispector)


Quando homens, que “tem tudo na mão” para alcançar um objetivo, fracassam em sua própria ignorância, orgulho, prepotência, insensatez e falta de pulso para terminar o bom trabalho iniciado, não há como falar daqueles que atrapalharam com atitudes desonestas. Como vou falar de quem empurrou, sendo que possivelmente não seria necessário nada disso para a queda?

É claro que essa história está carregada de acontecimentos escusos, suspeitas, gente levando a melhor na mão grande explícita. Foi time cantando hino de outro time no vestiário do adversário, diretoria punindo os próprios jogadores em apenas uma partida, alegando possível recebimento de mala branca, emissora de TV cantando campeão quando certo time ainda nem estava próximo dos quatro primeiros, diversos erros escabrosos de arbitragem, “justiça” desportiva fazendo coisas pra lá de estranhas, enfim, deu no que deu. Mas como é que o Palmeiras vai reclamar? O que o Palmeiras fez para reagir quando começou a rolar precipício abaixo?

Devemos começar pelo que o Palmeiras fez quando tudo estava bem. O time poucas vezes foi realmente bom, essa é a verdade, mas teve um aproveitamento aceitável após a saída de Luxemburgo e (Quem?)rison. Jorginho conquistou a torcida e os jogadores, talvez fosse bom ter ficado já que explorava as características dos jogadores e em pouco tempo deu padrão de jogo para o time. Mas o Palmeiras queria algo grandioso e trouxe Muricy. Contratação comemorada, assim como a luta vitoriosa para segurar todo o elenco – a maioria dos “segurados”, nem imaginávamos, nos deixariam por contusões.

Mas o elenco não era de Muricy, era de uma mula que mal soube montar um time titular, que dirá um banco aceitável para o caso de jogadores importantes sofrerem lesões sérias. E assim foi: Muricy quis impor sua forma de jogo, que nada tem com as características dos jogadores disponíveis, além de precisar improvisar com péssimas opções. Fez o que já não ia muito bem piorar ainda mais, que o diga Diego Souza, que ficou devendo muito, mas também foi muito injustiçado. Para melhorar a situação, só foram contratados atacantes, e o time precisou foi de um meio de campo eficiente. O “craque do campeonato” e o “rei das assistências” mostraram que só conseguem bom resultado quando estão juntos, faltou alguém ali quando eles fraquejaram, faltou alguém ali quando eles faltaram, por um motivo ou outro. Um sozinho não conseguiu segurar o bom desempenho. E na maior parte das vezes a improvisação só soube piorar... A zaga? Mesma coisa. Os volantes? Ah, que falta o Pierre fez, que dor ver o Souza bancando o armador das ligações diretas, o Edmilson só errando passes e desarmes...

E o que falar da vinda de Vagner Love? Toda pompa, todo auê, todo o sacrifício, a festa, o dinheiro, para nada. Absolutamente nada. Ah não, o Palmeiras agora terá um time de futebol americano, enfim entendo aquele chute que era pra ser uma cobrança de pênalti contra o Flamengo. Não fez nada além de festa, foi pior que o desacreditado Obina, piorou ainda mais porque o time não ajudou muito também. Provavelmente perdeu logo o foco, já que veio para ganhar menos com o claro e único objetivo de ir para a Seleção Brasileira – nisso teve menos sucesso que os bons, mas instáveis, DS e CX. Fico imaginando que profissional aceita bem um colega que aparece, não para ajudar, mas para se promover, ganhando muito, não fazendo nada em troca e ainda recebendo todas as atenções e méritos, enquanto que os outros, responsáveis por levar o time ao topo mais alto, não receberam. Não que isso justifique alguma queda, mas desconforto sim.

E então, diante de tudo isso, de rumores de brigas, desentendimentos, rachas, desleixo, falta de responsabilidade e empenho por parte de muitos, falta de vergonha na cara por parte de tantos, desfalques letais, queda de rendimento dos principais jogadores, falta de reservas eficientes... O que a diretoria fez diante de tudo isso? O Palmeiras fez várias partidas de ruins para péssimas, mas não foi feito nada até o primeiro lugar no campeonato se perder de vez, até os jogadores começarem a falar besteira e se bater em público. Não se fez nada enquanto ainda havia a solução, e a desculpa é de que não se cobra de quem está em primeiro lugar. Errado, não se cobra de quem já não vai conseguir reação, não se cobra mais quando tudo está perdido mesmo, não se faz reunião apenas quando os jogadores resolvem vomitar tudo na imprensa, quando brigam em rede nacional. Não se faz retiro apenas quando os jogadores estão ameaçados de violência, porque preferem bagunça a responsabilidade, ou porque não souberam suportar a pressão. Isso não se faz por apenas um motivo: Para que perder tempo quando já não adianta mais? Para que perder energias, tempo e dinheiro depois que o prazo já passou? E ainda nem souberam fazer direito...

Embora não tenham trazido os resultados esperados, considero que as contratações de Muricy e Love foram empenhos de quem acreditou que isso traria algo melhor, ou talvez de quem quisesse ostentar poder quando sentiu a imagem ameaçada por uma estrelinha que foi embora de surpresa e um mercenário enfim demitido. É certo que a forma como vieram mostrou o amadorismo dos homens no comando. Certas informações são internas, não é apenas Marcos quem precisa saber disso.

Deu no que deu, não adianta falar muito, todo mundo sabe. Faltou que a diretoria terminasse o bom trabalho que começou, mas creio que acharam que já estava bom fazer pela metade. Faltou punho forte para cobrar no momento certo, e da forma correta. Faltou empenho, comprometimento de muitos. Assim como faltou coragem em outros. Sobrou boca aberta, sobrou falta de paciência para fazer as coisas da forma correta, sobrou individualismo, intolerância, arrogância... Todo mundo errou, talvez Pierre esteja isento. Mas não adianta crucificar o Diego Souza, o Cleiton Xavier, Obina, Maurício, sei lá quem mais... Esses erraram feio, mas todos erraram feio, inclusive o Marcos que teve papel fundamental no que aconteceu. E eu não vou fingir que não vi só porque ele é meu Ídolo. Ele errou, e foi ainda mais feio porque era para ser o exemplo, o capitão, mas não foi nada disso e jogou a toalha muito cedo, causou desentendimentos e desconfortos. Piorou o que já estava ruim, quando tinha o papel de ajudar a consertar as coisas enquanto havia tempo.

No começo do ano, com o profexô prometendo título brasileiro, não acreditei em nada, estava mesmo desiludida. Mas o Belluzzo, e a garra desse time, me fizeram acreditar. Porém, como já disse em outro momento ruim, garra não vence tudo, talento individual não vence tudo, é preciso mais. O que o Palmeiras conseguiu foi menos. Sobre o Belluzzo, bom, fez muita besteira, mas ainda é nossa melhor opção, sem nenhuma dúvida também fez muito bem. O problema é perceber que ele não é o “salvador da pátria”, só o Belluzzo não será suficiente para tirar o Palmeiras da poça de merda em que se encontra, até porque o Belluzzo também tem os pés um pouco sujos nessa mentalidade ridícula desse clube que não reconhece a necessidade de uma mudança na forma de agir, na forma de pensar, na forma de se organizar.

O tempo passa, os jogadores mudam, alguns diretores mudam, comissão técnica é outra, mas o Palmeiras continua na mesma merda há anos. Mais limpo, menos limpo, a sujeira é a mesma. Dizem que voltamos a ser competitivos, mas precisamos também vencer. E todo campeonato tem sido perdido da mesma forma nos últimos anos, não importando mudança de pessoas, elas não tem diferenciado muita coisa. O que evidencia um problema interno enraizado. Ignorar isso agora, e por a culpa só nos jogadores, falar de baladas, de brigas, de falta de empenho, é só tentar cobrir o sol com uma peneira. Há coisas piores, muito piores, acontecendo.

É nessas horas que percebemos: a expressão “muda Palmeiras!” ainda é necessária. O Palmeiras mudou, mas ainda não foi o suficiente. É preciso muito mais, e não apenas nos jogadores e comissão técnica. Quando as estruturas mudarem, os representantes também mudarão. É preciso fazer faxina, e faxina não é feita quando apenas limpamos as sujeiras mais evidentes. Porque assim não há limpeza real. É preciso arrastar as camas, os sofás, limpar dentro os armários, jogar muita coisa fora, conservar o que é bom, trazer o novo necessário. Só assim a casa estará limpa de verdade.

Citei “A hora da estrela” no início do texto. Naquela história, há uma moça vivendo de forma deprimente, mas acha que é feliz até que alguém a mostre uma perspectiva melhor, perspectiva essa que a faz perceber o quanto sua vida tem sido ruim. E nesse momento, na hora em que acredita em uma mudança revolucionária, essa moça morre, inesperadamente, atropelada, enquanto corre nas ruas sonhando com um futuro diferente de sua realidade. Ao pensar em Palmeiras sinto que fui atropelada, assim como Macabéa, bem no momento em que corria nas ruas na perspectiva de um futuro feliz.

Porém, o Palmeiras é muito mais que isso, o Palmeiras não é medíocre, não é deprimente, é muito maior que toda essa porcaria. E é preciso limpar toda essa mediocridade, toda essa sujeira, para que esses homens patéticos não matem o grande campeão. Não é possível que depois de tantas histórias de lutas, haja uma queda e sujeira sem fim. Não é possível que tudo o que foi feito pelos homens do passado seja perdido pelos sem noção do presente. E não adianta dizer que estou errada, que o Palmeiras é maior que isso e vai continuar grande. Acredito que vai continuar grande, mas se houver mudança enquanto ainda há tempo. Essa mentalidade de que não precisa mudar, porque o Palmeiras se salvará milagrosamente só pela sua grandeza do passado, é o que faz com que a verdadeira e necessária mudança não ocorra.

Há mais de cinqüenta anos, houve homens com coragem de mudar muita coisa para que o gigante não morresse, eles não esperaram um milagre vindo do céu. Esses homens reconheceram a necessidade de mudar até o nome, a identidade... E o fizeram porque tinham algo muito maior a manter, a preservar. Nós temos algo muito maior que essa mediocridade, essa soberba, essa disputa de poderes ridícula. E esse algo muito maior é o Palmeiras, que está morrendo aos poucos. Ainda há tempo, ainda há muita força, muita vida, muita vontade, muito amor. Não vamos deixar para depois.


O que escrevo (...) é minha obrigação (...). É  dever meu, nem que seja de pouca arte, o de revelar-lhe a vida. Porque há direito ao grito. Então eu grito. Grito puro e sem pedir esmola. (A Hora da Estrela – Clarice Lispector)

Grito sim. Grito para salvar-lhe a vida: MUDA PALMEIRAS, AINDA HÁ TEMPO!

4 comentários:

  1. Belo comentário, Renata!Falou Tudo! Sua linha de pensamento é extamente igual a minha: O MAIOR INIMIGO DO PALMEIRAS É O PRÓPRIO PALMEIRAS! Tinhamos diretores e comandantes arcaicos, corruptos, safados, e nada comprometidos com o futebol do Palmeiras. Hoje temos diretores honestos e comprometidos, porém atrapalhados e totalmente amadores.AINDA PRECISAMOS MUDAR.Sempre disse que o Beluzzo deveria cuidar do que ele sabe, ou seja, administrar! Trazer receitas para o clube, projetos, parcerias.Porém, a politica no clube é infernal e trabalha contra. É impossível ter qualquer tipo de planejamento vitorioso se temos pessoas no clube(leia-se oposição, e até a situação) que quando perdemos abrem largos sorrisos, ou vão até certos boletins encomendados, e dão entrevistas detonando o próprio clube para a imprensinha( Teve um certo "opositor", que ao final do jogo contra o Sport,que falou no ar(imprensa)para o Beluzzo "reclamar da arbitragem( ou seja, o cara, é um conselheiro do clube, e torce contra, ao invez de apoiar o presidente). Eu tenho certeza Renata, de que todos estes acontencimentos de que você brilhantemente descreveu, mais da metade tem o dedo desta "oposição" rancorosa, mumificada, nefasta e encardida.Para eles,"não é bom o Palmeiras ser vencedor".É A TIPICA MENTALIDADE RETROGADA E IMBECIL.Eles tumultuam o ambiente, aliciam os jogadores de cabeça fraca com falsas promessas, criam factóides, degrinem e deturpam todos aqueles que não seguem a sua linha de pensamento.Isto pode explicar a brutal queda de rendimento do time, com atletas que, de uma hora para a outra, "esqueceram" de jogar bola. CLARO QUE, A INCAPACIDADE, desta atual diretoria também ajudou para que tal absurdo ocorresse.O Palmeiras é um caldeirão fervente, onde a paz não existe! è impossível planejar e construir uma mentalidade vencedora. Sabe quem é o Vice-presidente de futebol? NADA MAIS NADA MENOS DO QUE O SR. SALVADOR HUGO PALAIA, uma das mumias mais poderosas e influentes do parque!
    Eu acredito que, o PALMEIRAS só voltará a se tornar VENCEDOR,quando rompermos totalmente com este circulo vocioso. PARA TANTO, PODEREMOS INOVAR MAIS UMA VEZ, e criar o PALMEIRAS FUTEBOL S/A, totalmente independente do clube social,e que já nasceria forte e poderoso, UTILIZANDO OUTRA SEDE, com diretores executivos contratados via CLT, renumerados e com metas e resultados a atingir( titulos e mais titulos).Já fizemos algo parecido com isto na epoca da PARMALAT,porém, apesar do futebol ser controlado pela empresa, ainda se sofria a influencia da politica do clube.É UM SONHO! Porém,se ele se tornar realidade, poderemos, enfim, SERMOS NOVAMENTE FORTES, RESPEITADOS E PODEROSOS!

    ResponderExcluir
  2. oi! quer trocar de link cmg? espero sua resposta la no meu blog

    ResponderExcluir
  3. Vc está certíssima, Renata.

    Agora que tudo terminou, e mal, pensando de cabeça fria, muitas coisas ficaram mais claras.

    Temos o presidente que sonhamos, mas a gestão não é boa. Não digo que a culpa é dele, mas parece até que estou vendo o funcionalismo público ali dentro. Bando de amadores, falta de profissionais qualificados para as funções que exigem isso. E há também aqueles que agem como se o Palmeiras fosse o quintal de suas casas e que também se comprazem em ver o time numa situação ruim, só para poderem reclamar "com razão". O que é isso? Inimigos dentro do próprio clube? Até quando teremos que aguentar isso?

    A mentalidade deve mudar. Não podemos deixar que a situação perdure, ou vamos sempre ver a mesma história. Estou cansada disso. Todos estamos.

    Odeio esse período de especulação. Notícias falsas, torcedores exaltados, grande expectativa em torno das contratações.

    Espero que a diretoria consiga, pelo menos, reforçar o time com dignidade, pois nossas chances de vermos um time excelente se esvaiu com a perda da vaga na Libertadores. Aqueles que virem para o Palmeiras devem honrar a camisa, devem lutar até o fim pela conquista dos títulos.

    Espero que o Palmeiras volte a trilhar pelo caminho de glórias e conquistas ao qual estava acostumado outrora. E como foi dito, apenas a tradição e o passado não são suficientes para isso. O que será no futuro é que determinará.

    ResponderExcluir
  4. SULAMERICANA
    SULAMERICANA
    SULAMERICANA
    SULAMERICANA
    SULAMERICANA
    SULAMERICANA

    ResponderExcluir