domingo, 20 de dezembro de 2009

SOLIDARIEDADE EM TEMPOS SOMBRIOS

O campeonato acabou, não ganhamos o título, perdemos a vaga na Libertadores, mas esse post não é sobre nada disso. Deixemos a tristeza e a frustração de lado. Há coisas na vida que importam mais do que futebol.


Quanto vale o sorriso de uma criança? Ou melhor, quanto vale o sorriso de uma criança carente?


Cada um já deve ter presenciado alguma cena triste, seja na rua ou em qualquer outro lugar. Alguém chorando por estar com fome, alguém com um olhar opaco por não ter tido oportunidades na vida, alguém que espera ansiosamente por um sorriso, um afago, uma palavra carinhosa.


Mas, afinal, o que isso tem a ver conosco? O que isso nos importa?


As respostas são pessoais, cada um faz o que quiser de sua vida e não estou aqui para julgar ou implorar ajuda a ninguém. Só quero dar o meu testemunho. Apenas gostaria de compartilhar um momento inesquecível para mim e para outros 4 amigos palmeirenses e uma amiga atleticana.


No dia 21/11/2009, fui a um orfanato, em Ceilândia-DF, com os amigos Weslley, Érica, Luiz, Ygor – todos palmeirenses, e também com a atleticana Gigi, que nos ajudou muito.


Já tive contato com crianças carentes, mas não nessa intensidade. Eram mais de 30 residindo na instituição, variando de meses a 18 anos de idade. Quando chegamos, ficaram curiosos por estamos trajando o manto alviverde. Naquele dia, elas estavam com outras visitas, portanto, mais felizes que de costume. Mas sabemos que, normalmente, não é assim.


Havia pequeninos de todos os graus de “levadeza”. Mas algo em todos eles era semelhante: o olhar. Não digo que era sempre triste, não é verdade. Mas havia um misto de tristeza, carência, alegria contida, ternura...é difícil definir. E era isso que mais doía.


Imaginem crianças sendo tiradas das famílias por maus tratos, que não se limita apenas à violência doméstica. Não cuidar devidamente das crianças também é. Havia uma menininha, de sorriso tão doce, com uma barriga tão grande por causa dos vermes que ninguém acreditaria. Ela e os 5 irmãos foram tirados de sua mãe e agora vivem no orfanato. E isso não é nada fácil.


E no meio de 32 crianças, eis que encontramos um pequeno palmeirense, convicto de seus ideais alviverdes. E mesmo que haja apenas um, tenho certeza de que nenhum deles vai se esquecer daquelas pessoas de verde que foram visitá-los.


Porém, não vamos parar apenas com uma visita. Pretendemos estreitar os laços com eles, proporcionando momentos de alegria, ajudando-os no que for possível. Jamais nos esqueceremos desse momento único.


A despedida foi o que nos impressionou mais. Um garotinho se aproximou do Weslley e disse: “queria ir embora com você”. As meninas se aproximavam e perguntavam se iríamos voltar, quase implorando para ficarmos mais.


Iremos voltar sim. E sempre com a camisa do Verdão no peito. Sempre.


As fotos dessa visita se encontram no link a seguir. Vejam!

2 comentários:

  1. E ae cara bom?
    to aki passando pra divulga meu blog ve da uma olhada,..........
    http://camisasesporteclube.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. MAYARA e palmeirenses !

    PARABÉNS , o nosso time é vencedor e atitudes humanas como esta transfomará não só o PALMEIRAS mas o mundo em que vivemos.

    GOD BLESS YOU !

    ResponderExcluir