sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DO “CARROSSEL” SÓ SOBROU O “CAIPIRA”

Situada a 160 km da capital paulista, Mogi Mirim é uma cidade com aproximadamente 90 mil habitantes que, além das zonas industriais e das plantações de laranja, orgulha-se de um time de futebol, o Mogi Mirim Esporte Clube. Fundado em 1932, o Sapão, como é conhecido, ganhou fama em 92 ao montar o “Carrossel Caipira”, com Rivaldo, Leto e Válber. A equipe, na época dirigida por Oswaldo Alvarez, foi comparada à Holanda de 74 pelo esquema tático e estilo de jogo. Essa história você deve ter ouvido umas 200 vezes, pelo menos, durante sua vida.


Depois da formação famosa, que teve fim em 93, o Mogi voltou ao status de clube “quase anônimo”. Entre idas e vindas na elite do futebol paulista, o clube chegou à série B do Brasileirão em 2002, de onde se despediu em 2003, e foi máximo que pode fazer. Mesmo com o orçamento curto, a equipe do interior ostenta boa estrutura, principalmente nas categorias de base. O Sapão conquistou o Paulitão Sub-20 em 2006.


O Sapo e o Porco


Poderia ser uma fábula, mas não é. O clube alvirrubro tem mais ligações com o nosso alviverde imponente do que se imagina. Para começar, Rivaldo. O craque que desfilou pelo gramado do João Paulo II em 92, após passagem no time sem estádio, foi fazer fama e se tornar ídolo nas alamedas do Palestra Itália. O meia foi campeão Paulista e Brasileiro com o super time de 94, voltando a conquistar o estadual com o não menos timaço de 96. Ídolo por aqui e por lá também, Rivaldo sempre nutriu carinho pela equipe mogimiriana, tanto que mesmo sem pendurar as chuteiras o craque pernambucano se tornou presidente do clube em outubro de 2008 e com ele levou César Sampaio e o ex-zagueiro Cléber (o “Clébão”), que hoje fazem parte da diretoria de futebol do Sapão.


Além dos ex-jogadores, alguns horríveis como Neto Baiano e Misso, Mogi Mirim tem algo em comum também com a história palmeirense. A cidade se desenvolveu com a chegada de um grande número de imigrantes italianos, que influenciaram a cultura e o futebol do município, tendo em vista o alto contingente de “parmeristas” por lá. Além disso, o Sapão adora levar uma surra do Porco. No geral, foram 35 jogos, com 23 vitórias do Verdão contra apenas 5 do clube vermelho e branco, além de 7 empates. No primeiro e no último confronto derrotas para o time de Rivaldo. Em 46, num amistoso, o Palmeiras aplicou sonoros 5 x 1 no time da casa. Já no ano passado, pela 2ª rodada do Paulistão, mais uma vitória, agora por 3 x 0 com 2 gols do então estreante Keirrison, a famosa boneca da canelinha de vidro (o raio que o parta), em Ribeirão Preto.


Este ano o Verdão encontra o Mogi na estréia do Paulistão. O jogo será no Palestra, em 16 de janeiro. Nosso primeiro adversário se prepara para o reencontro com o Palmeiras fazendo jogos-treinos pelo interior. O atual técnico da equipe, Francisco Diá, ainda espera por reforços e também pela inclusão de meninos que disputam a Copa São Paulo no elenco principal. Diá veio do América-RN, onde foi reconhecido por salvar o time da degola na série B do ano passado depois de ter conquistado a vaga para a disputa da série C em 2010, com o também potiguar Alecrim. O Mogi Mirim é um dos cotados para lutar contra o rebaixamento no estadual, mas como é começo de temporada, com falta de entrosamento e declínio físico, todo cuidado é pouco. Olho vivo no sapo caipira!


Promoção


O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos sempre no último post anterior aos jogos, até 5 minutos antes do início das partidas. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Palmeiras x Mogi Mirim neste sábado, 16/01?

14 comentários:

  1. 3x0 pro Verdão!

    Laurelin B. A.

    ResponderExcluir
  2. Palmeiras 1 x 0 Mogi Mirim

    Rosana

    ResponderExcluir
  3. Palmeiras 2 x 0 Mogi Mirim

    Felipe Rodrigues de Melo

    ResponderExcluir
  4. Palmeiras 4 X 1 Mogi

    Marcos Nunes

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Manuel Martinez Gomes16 de janeiro de 2010 às 16:03

    Meninas Superpoderosas !!!! Estas 3 meninas sao fantasticas: Mayara, Renata e Vanessa.

    Parabens pelo blog ... hoje sera 3 x 0 Palmeiras

    Robert, Diego Souza e Cleiton Xavier

    Beijao para voces !

    Manuel

    ResponderExcluir
  7. Palmeiras 4 x 1 Mogi Mirim
    .
    Beijos e abraços,
    Toninho Garcia

    ResponderExcluir
  8. Palmeiras 3 x 0 Mogi Mirim

    Sofia

    ResponderExcluir