sábado, 9 de janeiro de 2010

RESUMO DA SEMANA: MALDITO “MERCADO DA BOLA”

Todo ano é assim, sempre mesma coisa e nós nunca aprendemos. Nunca. Mal terminou o Campeonato Brasileiro e já estamos pensando em quais jogadores o Palmeiras contratará, quem será dispensado e como será o elenco do próximo ano. Se o time fez uma boa campanha, principalmente se foi campeão, queremos manter todo mundo, arrumar dinheiro não sei de que lugar, porque os caras precisam ficar. Se o resultado não foi bom, mesmo que haja bons jogadores, todo mundo é porcaria e já deveria ter ido embora. Até que aparecem os novos nomes, aí nós pedimos para que os porcarias continuem, afinal, porcaria por porcaria é melhor ficar com o que já estamos acostumados.


E a história continua quase que do mesmo jeito, parece até um círculo, todo ano é mais ou menos assim: Temos sempre a impressão de que os outros times estão contratando mais, e melhor, enquanto nós não mudamos nada. Eles vão ganhar tudo, nós corremos o risco de não ter jogadores o suficiente para entrar em campo. Será que posso me inscrever? O time precisa de 2 zagueiros pra titulares, já que temos que dispensar 2 e 1 será vendido ou voltará para o time do qual foi emprestado. Os nossos titulares só servem pra reserva. Precisamos também de 1 volante titular, manter aquele que está para ir embora, porque o cara é bom, contratar mais 2 reservas porque vamos dispensar alguns. Meia? Ah, aí é que está o problema. Tem aquele que vai embora, aquele que a qualquer momento pode ser vendido porque joga muito, aquele que do nada recebeu proposta, e o que sobrou não presta pra nada. Sem falar que queríamos ver um time bom, e um time bom precisa de um meia craque, então queremos sempre o camisa 10 de um time, o 7 de outro... E sempre pensamos em algum cara que vendemos pra um time da Europa há alguns anos, ele bem que poderia voltar... E aquele ídolo que tem vontade de jogar novamente no Palmeiras, porque não o trazemos para esse ano? Ah, o Palmeiras bem que podia surpreender e contratar um grande nome que atua na Europa... E ainda tem os atacantes. O camisa 9 foi vendido, precisamos de um novo, não conseguimos manter empréstimo nem comprar aquele que é um bom reserva, o que veio da base não presta, todo mundo tem um craque, menos o Palmeiras... Tem gente que não quer mais jogar no Palmeiras, sentimos saudades daquele cara do qual reclamávamos... E aquele, raçudo, quanto será que fica pra comprá-lo? E ainda precisamos de um lateral esquerdo que saiba cruzar melhor que nós, socorro!


Conheço um cara que, se ganhasse na mega-sena, o problema do Palmeiras seria a falta time para tantos jogadores: traria o Messi, Cristiano Ronaldo, Valdívia, Ibrahimovic, Gerrard, Luis Fabiano, Torres, Ronaldinho Gaúcho ficaria bem com o manto? Isso sem falar nos que atuam no Brasil: Continuaria com Diego Souza e Cleiton Xavier, traria o Conca, Kléber, Fred, será que daria certo trazer aquele zagueiro bom que joga no São Paulo e aquele lateral esquerdo do Corinthians? Chega a ser cômico, mas é isso o que acontece: queremos tantos jogadores bons, que não nos importamos com a realidade financeira, nem de que para jogar futebol é necessário um time com 11 jogadores, com funções diferentes. Eu me pego fazendo isso, por exemplo. Meu time tem tantos meias que falta espaço para atacantes e, às vezes, acabo me esquecendo das laterais. Isso porque, quem eu vou ter que tirar do time para que possam jogar Cleiton Xavier, Conca, Valdívia e Diego Souza? Ainda bem que esqueci a “pequena” lista de reservas, aqueles titulares de times menores...


E por falar em caras que talvez eu gostasse que fossem reservas no time do Palmeiras, bem que eu estava precisando rir um pouco, mas não tanto, não é Val Baiano? Não que eu tenha pensado no Val Baiano, na verdade nem me lembrava que ele existia... E aí o cara me aparece, dizendo que os times brasileiros não o valorizaram, por isso ele vai embora. Depois de dizer isso, revela que recebeu proposta de pelo menos 7 times maiores que o seu Barueri – dentre eles, o Palmeiras. Não bastando, seu empresário fica com vergonha de falar o quanto o Palmeiras queria pagar de salário para o novo grande craque brasileiro, Luís Fabiano que se cuide ou não vai pra Copa 2010... Acredita que o Palmeiras, na maior cara dura, ofereceu menos de 40% do salário de Vagner Love, aquele que dizem receber uns 400 mil por mês? Ah, o Val Baiano que me desculpe, com todo o respeito, mas eu tive que rir.


Nossa semana se resumiu a isso. O pior é que a situação vai continuar durante algumas outras semanas. Quem vai e quem fica eu não sei, mas sei que já cansei das palavras “proposta”, “descartado”, “acerto”... Já perdeu até a graça procurar saber quem se encaixaria bem no time, pensar em quem eu quero que suma, ler especulações (porque raramente são notícias) em sites esportivos. Eu quero é que Vagner Love vá embora, que tragam alguns novos jogadores bons, mas que isso acabe logo. Porque, na verdade, quero mesmo é ver a de bola rolando e o Palmeiras fazendo gols.

2 comentários:

  1. eu tambem... ri muito do caso valbaiano

    abraço
    Marcel

    ResponderExcluir
  2. eu não só ri, como bocejei no caso dele! Ninguém merece! Foi a piada da semana..
    Mas o pior, essas malditas especulações! =/

    ResponderExcluir