quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PRÉ-JOGO – OLHA O AZULÃO AÍ GENTE!

Sei que os jogadores do Flamengo (quem diria) só faltaram fazer protesto contra isso, não que eles tenham deixado de aproveitar algo, Love que o diga, mas... Futebol durante o Carnaval? Eu nem sou de carnaval, também não penso que seria necessária uma “folga” durante todos os dias da festa, mas ter jogos no sábado e na quarta-feira é demais. Com perdão do péssimo trocadilho, mas nessa quarta-feira de cinzas só vai ter o pó de alguns times mesmo... Mas vamos falar do que importa, porque hoje é dia de enfrentar o Azulão Paulista, ele mesmo, o São Caetano.


São Caetano do Sul é um município brasileiro que faz parte da região metropolitana de São Paulo. A cidade, que possui pouco mais de 150 mil habitantes é marcada por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. E as cores de sua bandeira são reconhecidas graças ao time de futebol local, que passa longe de ser tão antigo quanto sua cidade.


Enquanto eu ainda aprendia a andar por conta própria, e o Muro de Berlim era a grande notícia mundial, surgia em São Caetano do Sul um clube que tinha como objetivo colocar o futebol local novamente na elite do futebol paulista, um time que não ficasse na sombra dos antigos ilustres São Caetano Esporte Clube, Associação Atlética São Bento e Saad Esporte Clube. Hoje, no ano em que completa seus 21 anos de idade, o São Caetano pode não alçar vôos muito altos por aí, mas não é preciso ter uma memória mais ou menos para lembrar que, em pouco tempo de vida, o time já foi longe. Tem gente aí comemorando centenário sem ter chego tão longe em Libertadores, por exemplo.


Após passar por séries C e B de Campeonatos Paulistas e Brasileiros, o Azulão se destacou no futebol brasileiro a partir do ano 2000, quando foi vice na Copa João Havelange – campeonato em que eliminou o Palmeiras. E foi por meio desse vice-campeonato que o time conseguiu disputar o Brasileiro de 2001, campeonato em que também foi o segundo colocado, bem como a Libertadores da América do mesmo ano, quando foi eliminado na segunda fase, pelo Palmeiras. Em 2002, ê 2002, o Azulão do ABC Paulista foi finalista da Libertadores, ficando com o vice. Se por um lado, o fato de ser um time jovem fazia com que esses resultados fossem comemorados, já havia certo incômodo, e piadinhas dos adversários, o São Caetano não conseguia sair do segundo lugar. Foi diferente em 2004, quando enfim o Azulão conquistou seu primeiro grande título. É, o time liderado por Muricy Ramalho foi o Campeão Paulista de 2004.


Depois de alguns anos assustando, o São Caetano voltou à Série B do Campeonato Brasileiro em 2007. E de lá ainda não saiu. No Paulista, o último grande resultado foi o, novamente, vice-campeonato em 2007. Nesse ano parece que não será diferente, o time está em 9º lugar no campeonato, com 11 pontos. É certo que está atrás do Palmeiras por apenas 2 pontos, com diferença de 4 pontos para a 4º colocado. Mas, certos resultados colocam o Azulão em alerta. O time precisa vencer. E o Palmeiras também precisa vencer.


No total, as duas equipes somam 23 confrontos. O Palmeiras venceu 13, empatou 3 e perdeu 7 vezes para o São Caetano, sendo que o Verdão marcou 43 gols e levou 28. No último jogo, pelo Campeonato Paulista de 2009, o Palmeiras venceu por 4x3. Para o jogo de hoje, tudo indica que o Palmeiras irá jogar com 3 volantes e Wendel na lateral esquerda. A estratégia do São Caetano? Segundo o Diário do Grande ABC, o zagueiro Anderson Marques já disse tudo: "Se conseguirmos segurá-los nos 15, 20 minutos iniciais, a torcida se irrita e vaia o time. Aí podemos tirar proveito". Poxa vida, olha a imagem que temos por aí...


E é isso. Se o Palmeiras realmente deseja algo no Campeonato Paulista de 2010, é bom que vença o São Caetano hoje. Nosso time, que empolgou na primeira partida, passou a ter uma série de jogos que vão do péssimo ao razoável, com resultados geralmente medíocres. Ainda não convenceu, e agora precisa correr, mas dá tempo. O São Caetano, também precisando da vitória, não parece um adversário assim tão complicado. É um time que há tempos não vence o Palmeiras, não está bem no Campeonato e tem levado vários gols. Mas nos últimos tempos todo cuidado tem sido pouco.


O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Palmeiras x São Caetano, nesta quarta, 17/02?

3 comentários:

  1. Palmeiras 2 a 0 em cima do time de bairro que já foi mais longe que o curintchas na libertadores

    Marcos Nunes

    ResponderExcluir
  2. Palmeiras 2 x 1 São Caetano

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk.... só rindo... quem diria q seria 4x1.... time lixo viu!! Kd o Palmeiras que nos dava tantas alegrias?????

    ResponderExcluir