sábado, 13 de fevereiro de 2010

PRÉ-JOGO – PANTERA MOGIANA NO SÁBADO DE CARNAVAL


Você conhece o sentido da vida? Eu não, mas sei que deve passar por Ribeirão Preto. Uma cidade grande no imenso interior de São Paulo, com quase 600 mil habitantes e uma invejável capacidade para fazer de tudo. Mas invejável mesmo é a localização de Ribeirão. Fica perto de quase tudo, tem um dos melhores acessos do país, atraindo assim o desenvolvimento para sua região como açúcar atrai formiga. Resumindo: Ribeirão Preto é o umbigo do Brasil. E como se não bastasse, é famosa até no futebol.


Localizada a 313 km da capital, a quente Ribeirão Preto tem um dos melhores estádios do interior paulista, o Santa Cruz, e times tradicionais para usufruir dele. Tão tradicionais que até formam um clássico, o Come-Fogo. É, eu sei que é horrível, mas deve-se ao nome das duas equipes, o Comercial e o Botafogo. As duas já tiveram épocas áureas no futebol paulista. Hoje as vacas já não se encontram tão gordas. O Comercial disputa a série A3, tornando o choque entre as equipes da cidade algo impossível em partidas oficiais. Já o Botafogo, que foi finalista do Paulistão de 2001, volta a almejar coisas melhores.

O tricolor caipira, conhecido como “Pantera Mogiana”, encontra-se na vice-liderança do estadual mais disputado do país. Mas antes disso tudo acontecer, o Botafogo, fundado em 1918, já fazia maravilhas para o futebol nacional. É um time conhecido por revelar grandes jogadores, como, por exemplo, os irmãos Sócrates e Raí (a musa bambi). E provavelmente você ainda se pergunta “por que raios Pantera Mogiana?”. A explicação para o “pantera” é vaga, trata-se de um mascote, algo meio sem explicação como o fato de um time que não tem estádio ter um mosqueteiro como mascote oficial mesmo o distintivo tendo formato de despertador. Já o “Mogiana” refere-se à região do estado onde localiza-se Ribeirão Preto, a “Região da Mogiana”.

A Pantera, por sua vez, adora levar uma surra do Verdão. A que mais me recordo é a de 96. Aquela máquina de fazer gols meteu 8 x 0 no time do interior. O placar foi tão alto que nem tinham o 8 para mudar o marcador, que ficou no 7 x 0 mesmo. Mas, pra mostrar que são fregueses desde “sempre”, o site da Ponto Verde nos conta que na primeira vez que o Palestra enfrentou a Pantera Mogiana foi em 1928 no Parque Antártica. O Palestra venceu por 5x0, levando a Taça Competência - é, é isso mesmo, vou tentar até me abster de qualquer piadinha sem graça sobre o nome da taça. Ao todo, foram 94 jogos, 58 vitórias, 24 empates e 12 derrotas. O saldo de gols é bonito: 102, já que o Palestra/Palmeiras fez 186 e levou 84. “Eita nóis”, vê se não é hora do Palmeiras resolver dar uma arrancada... Pra cima desses caras, Verdão! Aproveita que o Botafogo/SP não é o Corinthians, mas mesmo assim a freguesia costuma ser fiel.

Para o jogo de hoje o torcedor palmeirense está com um pé atrás, infelizmente. Ao contrário do que gostam de dizer, nossa paciência é enorme, suportamos muita coisa, mas está difícil: quando não é o calor, tem o campo esburacado, a chuva, cansaço, limitação dos jogadores, falta de banco, marcação adversária, Armero, Robert, enfim, tanta coisa contra... E, pra variar, parece que Pierre será poupado, para desespero de muitos, assim como Márcio Araújo. Os dois realmente se movimentaram demais nos últimos jogos, Muricy diz que estão estourando, e nós agradecemos porque certos jogadores já estão bem longe e não podem mais aparecer por aí, não é Jumar?

É isso aí. Nem vou fazer grandes previsões, há tempos que meus palpites não erravam tanto. Mas vou torcer, e esperar, por vitória. Como sempre foi, como sempre será. Vamos lá, meu Palmeiras, na cidade do chope e em pleno Carnaval, eles podem estar bem à frente na classificação, mas porque não podemos fazer a festa?

O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Botafogo/SP x Palmeiras, neste sábado, 13/02?

7 comentários: