domingo, 7 de fevereiro de 2010

PRÉ-JOGO - VAI DAR PORCO OU LINGUIÇA?

Antes de o Palmeiras conquistar a Libertadores da América, do São Paulo ser bi (sim, duplo sentido) e depois tri, do São Caetano virar um “intruso” entre os grandes do Brasil, do Santos conquistar seu primeiro Brasileirão, de Luxemburgo virar mercenário, digo, manager, e do Corinthians levantar a taça da série B, o Bragantino já torrava nossa paciência. Tudo começou com o mercenário, digo, Wanderley Luxemburgo, levando o time à conquista do Campeonato Paulista de 90. No ano seguinte foi a vez de Quico, vulgo Carlos Alberto Parreira, levar a equipe onde poucos acreditam: ao vice campeonato brasileiro de 91.  

O Clube Atlético Bragantino, também chamado de “Bragambá”, vem da terra da linguiça, Bragança Paulista, que fica a aproximadamente 90 km da capital. A equipe, até então modesta, viveu anos de glória a partir do título da série B de 89. Ganhou título, fez fama, vendeu jogadores e lançou um dos uniformes mais feios da história do futebol. Como se não bastasse apenas o preto e branco para ser horroroso, um gênio teve a idéia de adicionar prata e fazer um uniforme com losangos e trapézios, um lixo, digo, luxo. Ou serio o contrário? Enfim, essa pérola foi batizada de “carijó”, como se não bastasse ser feio.  

Depois de crescer e aparecer, o Bragantino voltou ao limbo. Desceu divisões, perdeu reconhecimento e praticamente desapareceu do cenário nacional. Só voltou a ter destaque em 2007 com o time montado por Marcelo Veiga (quem?), quando chegou às semifinais do Paulistão, perdendo a chance de disputar o título para o Santos, depois de dois empates. Aquele time foi base para a montagem do elenco memorável do rebaixamento deles, os virgens da América, no mesmo ano.  

No histórico de confrontos, temos 15 vitórias, 8 derrotas e 8 empates, com 50 gols marcados e 29 sofridos. O primeiro jogo da história das duas equipes foi um amistoso em Bragança que terminou com vitória nossa, por 3 x 1. Na última partida entre as equipes também tivemos êxito; 2 x 1 para o Verdão no Palestra Itália. Em 2008, ano que conquistamos o Paulistão, Palmeiras e Bragantino fizeram um dos melhores jogos do campeonato. Depois de sairmos perdendo por 2 x 0 e ainda ter Marcos expulso, empatamos a partida ainda no primeiro tempo e viramos na segunda etapa em grande atuação de Valdivia e Diego Souza. O jogo terminou em 5 x 2, com Léo Lima perdendo pênalti e tudo. 

Amanhã a partida será  mais uma vez em Bragança Paulista. Na última partida, o Bragantino venceu o Rio Branco de Americana por 4 x 3. Já o Palmeiras, como bem sabemos, empatou em casa com a Lusa. Para amenizar nossa “depressão”, Cleiton Xavier volta de suspensão e reforça a equipe. E só nos resta esperar que ele esteja num dia bom, junto com Diego Souza, o que tem sido nossa salvação. Ou que qualquer outro resolva aparecer e nos dar um pouco de alegria, e porque não esperança?   

Do jeito que as coisas estão, com os gols ridículos sofridos em todos os jogos, dificuldades no ataque, banco deprimente, lesões, bolas na trave, fica até difícil querer que esse jogo aconteça amanhã. Mas não há outro jeito. Qualquer palmeirense gostaria que nosso time tivesse umas duas semanas pra treinar, resolver lesões e... Bom, nem vou falar de “conseguir reforços” porque esse assunto tem passado atravessado, e doído bastante. Mas o Palmeiras não tem esse tempo, porque é aquele velho clichê: “o mundo não para pra que você junte os cacos”. E é isso mesmo, a vida continua, os campeonatos continuam, o Palmeiras tem que continuar. E que amanhã seja um dia melhor para nós, que algo de bom aconteça e ilumine aqueles homens de verde. Esperamos também que não haja besteiras de um colombiano que, embora tenha sido exemplo de pessoa que tem coragem de pedir desculpas e assumir os erros – o que deveria ensinar a muitos ali -, não é exemplo de futebol e não pode continuar fazendo besteiras que custam tão caro a um time que já não anda bem das pernas.  

Bom, não há muito o que dizer. Nós do Passione Verde continuaremos Palmeiras em qualquer momento, qualquer dificuldade. Mas depois de tanta decepção, e das declarações de Cippullo durante a semana, fica até difícil encontrar forças para acreditar que algo bom aconteça amanhã. Mas somos palmeirenses, no fundo sempre vamos esperar que algo de bom aconteça. Durante a semana o Diego Souza deu entrevista ao globo esporte, disse que se o Palmeiras tem isso (o elenco que tem), então é preciso trabalhar e buscar resultado com o que tem. Que não fique só no discurso, que esses homens nos paguem o que ficaram devendo no ano passado por meio da superação, que consigam resultado mesmo com um banco tão limitado. É difícil acreditar que isso virá de pessoas que, quando tinham tudo na mão, nos decepcionaram. Mas ainda há chances, e não podemos fazer mais nada além de esperar.

O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Bragantino x Palmeiras, neste domingo, 07/02?

7 comentários:

  1. Bragantino 1 x 2 Palmeiras

    ResponderExcluir
  2. Bragantino 1 x 2 Palmeiras
    Parabéns à equipe Passione Verde pelo excelente post a respeito dessa partida e pelo trabalho edificante de sempre!
    Beijos e abraços,
    Toninho Garcia

    ResponderExcluir
  3. Bragantino 1 x 3 Palmeiras

    Bom post... bem informativo das estatísticas e da história do braguinha...
    Vamos ganhar porcooooooo ooooooooo
    Mauro Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Queria que o Palmeiras ficasse esse jogo sem levar um gol, seria muito bom para nós. Tá bom, vou confiar, Bragantino 0 x 2 Palmeiras.

    ResponderExcluir
  5. E na verdade, o Braga copiou a camisa segundo este link aqui

    http://tinyurl.com/bragantinocamisa

    ResponderExcluir