quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PRÉ-JOGO - UMA PIADA PORTUGUESA, COM CERTEZA

Eles descobriram o Brasil, nos colonizaram, pegaram (literalmente) nossas índias e nossas riquezas. Além disso, nos deram nosso idioma e, até hoje, nos proporcionam as melhores piadas. Sim, são eles, os portugueses, ô pá! Com suas caravelas navegaram até o outro lado do Atlântico, fincaram raízes em nossas origens e fizeram história no futebol brasileiro, além de nossos deliciosos pãezinhos de cada dia. Na capital do Império, o Rio de Janeiro, a colônia lusitana se orgulha do centenário Clube de Regatas Vasco da Gama, tetra brasileiro e campeão da Libertadores da América em 1998. Já em São Paulo, quem faz os bigodes dos lusos ficarem brancos é a Associação Portuguesa de Desportos.
  
A torcida é pequena, o clube quase não levantou canecos em sua história de 89 anos, mas, inevitavelmente, a Lusa é uma das mais tradicionais equipes do Brasil. Dificilmente você encontrará alguém que não conheça ou que não tenha um pingo de simpatia pela Portuguesa. O clube rubro-verde é um patrimônio do futebol paulistano, assim como o Juventus da Mooca. Simpático, porém carne de pescoço. Sempre deu trabalho para os grandes paulistas. Que o diga o São Paulo, vulgo bambis, que levaram uma surra de 7 x 2 da Lusa em 98.    

Se hoje as relações entre Palmeiras e Portuguesa não são das melhores é por conta do presidente do clube do Canindé, Manuel da Lupa, que joga duro na hora de negociar jogadores conosco e libera mais fácil do que uma puta de 10 reais para o Corinthians. Mas não foi sempre assim. Historicamente, os clubes tiveram boa relação, inclusive dentro de campo, já que a Lusinha não tem lá o melhor retrospecto contra o Verdão. Foram 254 jogos, 121 vitórias para a nossa conta, 64 derrotas, 69 empates, 464 gols marcados e 330 sofridos. No primeiro confronto da história, no Paulistão de 21, triunfo palmeirense, na época “palestrino”, por 5 x 1, com direito a 3 gols de Imparato.  

De lá para cá  já faz quase 89 anos e o Palmeiras construiu um pequeno tabu com a equipe das margens do Tietê, que ao contrário de outras por aí, tem endereço. Não perdemos para a Lusinha desde março de 2005, quando fomos derrotados em pleno Palestra Itália por 2 x 1. O último jogo terminou empatado por 2 x 2. A partida, disputada no Canindé, marcou o fim da nossa sequência de 8 vitórias consecutivas no Paulistão de 2009. O clássico paulista volta ao Palestra Itália amanhã, às 17h. A partida não é disputada nos Jardins Suspensos desde 2008, quando o Verdão venceu por 1 x 0, gol de Jorge Preá no finalzinho, jogo válido pelo Campeonato Paulista em que fomos campeões. 

Atualmente, se a nossa maré não é boa, a caravela portuguesa também não navega em mar tranquilo. Enquanto o Palmeiras jogava a perda do tabu para os virgens da América no Pacaembu, a Lusa entregava para o Botafogo-SP, em pleno Canindé. O (eterno) técnico da equipe, Vagner Benazzi, disparou contra a diretoria por falta de reforços na saída do jogo. Se a diretoria lá vende os melhores jogadores do time e não contrata ninguém, aqui a nossa dorme. A impressão é que se dessem uma tartaruga para Belluzzo e Cia. cuidarem ela fugiria. Mesma velocidade aplicada ao nosso Dep. Médico, que não conseguiu botar Léo em condições de jogo e tem Diego Souza ainda como dúvida. Já Maurício Ramos eu nem falo mais, esse deve estar na fila do INSS esperando para receber o Auxílio-Doença.  

A expectativa amanhã é de público pequeno para o clássico paulista. Também, além da fase do Palmeiras e da micro-torcida da Lusa, o horário do jogo é simplesmente ridículo. Em plena quinta-feira, um jogo às 5h da tarde, é pedir para ter público diminuto. Se o que choveu em São Paulo hoje se repetir amanhã, no mesmo horário, porcos e leões terão que nadar nas piscinas do Palestra Itália. E não falo naquelas belas piscinas lá do clube, e sim das que costumam se formar pela má drenagem do gramado em dias de chuva forte. Que São Pedro nos proteja e San Gennaro também dê uma força, porque estamos precisando. E piada só depois do jogo. Que não sejam piadas de italiano, porque são muito chatas. 

Promoção

O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Palmeiras x Portuguesa, nesta quinta, 04/02?

7 comentários:

  1. Palmeiras 2 x 0 Portuguesa

    Dá-lhe porcoo!!!

    Mauro Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Palmeiras 2 x 1 Lusa
    www.chiqueiroverde.blogspot.com
    Seu blog tá sempre legal ...

    ResponderExcluir
  3. Palmeiras 4, Meio campeonato paulista 0

    (pra lavar a égua)

    Marcos Nunes

    ResponderExcluir
  4. Palmeiras 3x0 Portuguesa barbada

    ResponderExcluir
  5. Palmeiras 2 x 0 Lusa

    ResponderExcluir
  6. Tem tudo pra ser um jogo difícil. A Portuguesa tem um time ajeitadinho e o Palmeiras continua "capenga" por falta de jogador
    Palmeiras 3 x 2 Lusinha

    Sofia

    ResponderExcluir