sábado, 20 de março de 2010

PRÉ-JOGO - Com a “macaca”, Verdão encara a Ponte Preta

Neste sábado o Palmeiras entra em campo em busca da quarta vitória consecutiva, coisa que não aconteceu há mais de 5 meses. Para isso terá que bater a Ponte Preta, que também vem de uma vitória pelo mesmo placar que o Palmeiras, 4 x 3 sobre o Bragantino. Embora reconhecidamente seja um dos times mais fortes do interior paulista, a “macaca” nos traz boas lembranças, mais especificamente do nosso último título, o Paulistão de 2008. Impossível esquecer. E as equipes se enfrentam no mesmo palco da decisão do estadual de 2 anos atrás. Se o resultado fosse o mesmo...

O time campineiro é um dos mais tradicionais do interior do estado. O clássico da cidade, com o Guarani, é um dos jogos mais importantes do Brasil. São quase 110 anos de história. Apenas disso a Ponte Preta continua “virgem”, quer dizer, conquistou ano passado o Campeonato do Interior, que não vale bosta nenhuma, mas a Federação e os clubes pequenos fingem que vale, então vamos fingir também. Em sua longa existência, a Ponte já figurou por muito tempo na elite do futebol brasileiro e disputou 6 finais do Paulistão, a última delas em 2008, aquela final e aquela goleada.

No histórico de confrontos, temos boa vantagem. São 110 jogos, 28 empates e 24 derrotas, com 192 gols marcados e 113 sofridos. A primeira partida da história foi disputada em Campinas, num amistoso em 1935. Na ocasião o Palestra Itália goleou a equipe pontepretana por 4 x 1. Já a última delas foi no ano passado, também com final feliz. Enquanto o time principal se preparava para enfrentar o Real Potosí na altitude boliviana pelo jogo de volta da pré-Libertadores, Lenny fazia a festa no Moises Lucarelli. Foram 3 gols do atacante e a partida terminou em 3 x 2. O Verdão não perde para a Ponte desde 2007, quando foi derrotado em Campinas por 2 x 1. No Palestra o tabu é maior. A última derrota ocorreu pelo Brasileirão de 2001, por 2 x 0.

Para tentar a vitória no Palestra, a Sérgio Guedes faz mistério na escalação da equipe. Assim como o Palmeiras, a Ponte jogou no meio de semana pela Copa do Brasil em duelo paulista contra a Portuguesa. A Lusa arrancou o empate por 1 x 1 no Moises Lucarelli. Os principais destaques da equipe são: o goleiro Eduardo Martini, que fez um excelente Brasileirão pelo Avaí, o meia-atacante Fabiano Gadelha e o jovem atacante Danilo Neco, além do ex-gambá e Noroeste, Otacílio Neto e o folclórico Finazzi.

O Verdão terá a volta de Marcos ao gol. Antonio Carlos poderá contar com quase todo o elenco a sua disposição, inclusive Maurício Ramos, que foi relacionado para a partida e pode ficar no banco. A baixa fica por conta do lateral-direito Eduardo, que vinha atuando de titular nas últimas partidas. Zago provavelmente deva escalar Marcio Araújo na posição. Graças às últimas vitórias, esta tarde de sábado deve ter Palestra Itália perto da lotação. Que venha mais uma e, quem sabe, com uma boa exibição para selar a paz entre torcida e time, já que, além do bem-estar, o mais importante nesse momento é conquistar os 3 pontos e continuar sonhando com a classificação, ainda muito difícil, porém, ainda possível.

O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Palmeiras x Ponte Preta, neste sábado, 20/03?

6 comentários: