domingo, 27 de junho de 2010

E DEU GANA!

Por Marcel Castro

No jogo dos dois patinhos feios destas oitavas de final, deu Gana. Não foi novamente um primor de jogo, mas foi muito interessante.

No primeiro tempo, contrariando o pequeno favoritismo dado por todos à seleção americana, quem jogou foi Gana. O técnico Sérvio, da seleção ganesa, deu o primeiro golpe e colocou seis jogadores no meio de campo, marcou a saída de bola e acabou com o 4-4-2 conservador americano. Ganhou por completo o meio de campo e o jogo nos primeiros 30 minutos. Uma qualidade de Gana que ficou muito evidente nesse jogo foi a sua forte marcação. Gana, ao contrario de varias outras seleções africanas, marca bem e recompõe-se rápida na defesa.

Outra, é que sua defesa, embora baixa, não costuma dar tantas chances a pixotadas, como é comum em seleções africanas.

O primeiro gol de Gana foi um quadro dessas qualidades, pois quando está sem a bola, defende-se com 9 jogadores em uma linha de 5 e outra de 4. O adversário que faça o que quiser com a bola e construa algo. Parece defensivo e feio, mas não é, pois Gana também sabe tocar a bola, têm jogadores técnicos que tentam a jogada como o seu ala/ meia habilidoso, Andre Ayew, do lado esquerdo, Asamoa Jean, Prince Boateng... Falta a eles uma maior capacidade de definição e uma defesa mais alta. Discordo, portanto, do que se diz em geral em relação à seleção ganesa. Ela não é só força, tem técnica e tem, sim, boa disposição tática, fato importante no futebol atual.

Pois bem... Aos 4 minutos, em um lance que o paredão Ganes tomou a bola do volante Clark, a jabulani ofereceu-se a Prince Boateng na linha de meio de campo. O meia disparou à moda de Rivaldo, com uma pequena gingada para a esquerda que tirou a marcação, e com o espaço obtido, bateu rasteiro, forte e seco, no lado esquerdo do gol defendido pelo goleiro americano.
Prince Boateng ainda daria trabalho ao goleiro Howard nos minutos que se seguiram. Asamoah Jean bateu boa falta aos 18 e obrigou o goleiro a fazer defesa.

O jogo seguia assim, com Gana tocando a bola. E nesse ritmo Gana iria fazer o segundo gol a qualquer hora. Aí a resposta do técnico americano foi rápida.

Até os 30 minutos, os EUA foram completamente engolidos por Gana e seus 6 homens no meio de campo, além dos 3 zagueiros. Então, aos 30 minutos o treinador americano tirou o volante Clark e colocou um jogador mais técnico no seu lugar, Edu. O jogo tornou-se mais equilibrado. Aos 34, Fidley invadiu a área pelo setor esquerdo e bateu rasteiro. O excelente goleiro ganes, Kingston, defendeu com os pés. Minutos adiante, Asamoah Jean invadiu a área pelo setor esquerdo depois de tiro de meta de Kingston, obrigando Howard a defender, também com os pés.

No intervalo, o técnico americano colocou em campo o brasileiro naturalizado americano, Feilhaber, no lugar do atacante Bradley. Feilhaber, meia, abriria espaço na defesa ganesa, e juntamente com o craque Donavan e o dínamo Dempsey, criariam problemas aos ganeses.

No inicio do segundo tempo, Gana recuou e os americanos foram pra cima. Como esperado pelos americanos, a presença de 3 meias no campo (quanta diferença, né Dunga? ), iria trazer benefícios ao jogo americano... Quase um *4-2-3-1, com 3 meias ofensivos e um deles na ponta.

Com um minuto, Dempsey, o dínamo americano, toca para o lateral direito, que cruza rasteiro. Altindore, o sumido centroavante americano, faz o pivô e toca para Feilhaber que entrava pelo setor esquerdo. O goleiro Kingston salva Gana.

Os americanos pressionam. Aos 17, ótima jogada dos meias Feilhaber, Donavan e Dempsey pelo meio. Dempsey coloca a bola entre as pernas do zagueiro central de Gana, invade a área e é derrubado por Jonathan Mensat. O craque Donavan bate o pênalti e empata. Os EUA continuam a pressionar e Gana parece perder o fôlego. As chances se sucedem. Mesmo o apagado (na Copa) Altindore, criou duas chances, uma em passe de Donavan, que o goleiro Kingston dividiu no carrinho e saiu jogando como zagueiro, e outra em que recebendo lançamento longo e em disputa com o zagueiro, tocou a direita de Kingston, com perigo. E ainda criou mais uma ao encontrar o ala esquerdo americano de frente para o gol, para a defesa de Kingston.

O técnico ganes colocou então, o meia Addy no lugar do lateral/ala Sarpei. A situação de Gana melhora um pouco, o time retém um pouco mais a bola e os EUA diminuem o ritmo. O jogo vai para a prorrogação.

Aos 3 minutos, o habilidoso Andre Ayew, fez um lançamento longo para Jean, este, ganha de Bocanegra na corrida, mantém-se de pé (levou um tremendo tranco do capitão americano) e antes da chegada de Demerit, bate com força, estufando a rede. Gana 2x1...

Nos minutos finais, desespero. O time americano tenta desorganizadamente, e já sem perna, fazer o gol, mas a zaga ganesa defende a meta de Kingston com picardia.

Gana está classificada e vai pegar a Celeste Olímpica nas quartas. Segue no seu sonho, para a descrença de muitos analistas. A boa e briosa seleção americana pode voltar para casa tranquila, consciente de que fez bons jogos e que orgulhou seu país.

*4-2-3-1, tem sido o esquema de jogo preferido nesta Copa do Mundo.

Créditos da foto: Getty Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário