domingo, 27 de junho de 2010

E A FESTA É EM MONTEVIDÉU

Por Renata Niemand

Eu sei que apostei que o Uruguai não sairia da primeira fase, mas, como iria imaginar? A Celeste, que penou para se classificar (na repescagem, contra a Costa Rica, 1x0 fora e 1x1 em casa), dava mostras de que continuaria na mesmice das últimas duas décadas. Na última vez que o Uruguai se classificou para as oitavas, e ficou por aí mesmo, Nelson Mandela ainda comemorava sua liberdade, em 1990 – a última Copa em que o Uruguai venceu um mísero joguinho, até a atual, claro. O último 4º lugar, melhor posição que conseguiram nos últimos sessenta anos (em duas ocasiões: 1954 e 1970), foi há tanto tempo que quem tem menos de 40 anos nunca viu. Além disso, depois do título de 1950, o Uruguai não participou de 6 Copas, ficou na primeira fase em 3. Além de 1990, também disputaram as oitavas em 1986. O pessoal de Montevidéu deve estar comemorando, e com razão, porque quem tem menos de quarenta anos nunca viu sua seleção de futebol ir tão longe na Copa do Mundo.

Como adversário, o Uruguai tinha uma das, se não for A, mais bem sucedida seleção asiática de futebol. Não tem o mesmo histórico que o a Celeste e suas duas estrelas, mas vale lembrar que participou de todas as Copas desde 1986, conseguindo o 4º lugar em 2002.

E o jogo foi decidido nos erros dos dois times, e no talento camisa 9 uruguaio, o fominha Suárez.

Aos 7 do primeiro tempo, após Chu-Young assustar os uruguaios com uma bela cobrança de falta que bateu na trave, foi a vez dos sul coreanos assustarem o próprio time. Forlán cobrou falta, a bola cruzou a área toda, contendo sete coreanos (mais o goleiro) que ficaram olhando a bola passar, enquanto Suárez ficava livre na segunda trave para marcar o primeiro gol. Aliás, essa zaga sul coreana parece adorar ficar olhando a curva da jabulani...
No finalzinho do primeiro tempo, o juizão com cara de quem não tem dormido muito deixou passar um pênalti claríssimo a favor do Uruguai. Em bela jogada de Pereira, que deu um chapéu e ficou na cara do goleiro dentro da área, um coreano resolveu interceptar a bola com a ajudinha de um braço, ô beleza...

E já que o Uruguai perdeu a chance de aumentar o placar, recuou no segundo tempo e não se aproveitou da vantagem para pressionar a Coréia e conseguir uma folga ainda maior, a defesa celeste resolveu dar uma emoção a mais para a partida. Foi assim que, aos 22 do segundo tempo, numa cobrança de falta coreana com “todo mundo” dentro da área, um uruguaio ainda ajeitou a bola na cabeça de Lee Chung Yong que, numa trombada com Lugano e o goleiro uruguaio, que saiu mal, acabou levando a melhor e deixou os defensores celestes procurando borboletas.

Tudo igual, então os uruguaios precisavam correr. Foi assim que, aos 35 do segundo tempo, Suárez, que já tinha feito gol e dado trabalho para o goleiro coreano, ficou novamente sem marcação na área em cobrança de escanteio. Oito coreanos na área e nenhum marcando o homem do jogo... A sobra ficou com ele, então os coreanos até tentaram correr, mas o atacante, em belo chute, encaixou a bola no outro canto do gol. Ela ainda bateu caprichosamente na trave antes de entrar. Belo gol, gol da classificação histórica. Os coreanos até assustaram novamente, após mais um apagão uruguaio já no fim do jogo, mas a vaga é da Celeste, a festa é em Montevidéu. E eu confesso que tenho uma implicância sem tamanho com um tal de Lugano aí, mas mesmo assim é bom ver os uruguaios, “pais” da Copa do Mundo e primeiros campeões, conseguindo um bom lugar. O próximo adversário é Gana, que passou pelos Estados Unidos nas oitavas. Não ouso apostar, tendo em vista meus trágicos palpites até agora, mas se a Celeste “aprender” a defender bem no mesmo jogo em que busca gol, pode vir uma semifinal que os uruguaios não vêem há exatos 60 anos. Mas antes é preciso avisar a defesa de Gana.

Créditos da foto: GE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário