sexta-feira, 25 de junho de 2010

GRUPO F - QUE VERGONHA, ITALIA!


Por Ricardo Chagas

O que se viu hoje em Johanesburgo foi um vexame que dificilmente os fanáticos torcedores italianos se esquecerão. Itália eliminada na 1.o fase. E a Eslováquia, que eu reclamava que não estava jogando nada, cismou de jogar justo hoje. Terrível castigo para a Azurra.

Ao contrário da maioria das partidas desta Copa, hoje vimos um bom jogo, super disputado e com lances bonitos. A Eslováquia mandou no jogo no 1.o tempo e mereceu o primeiro gol. Novamente a Itália sofreu um tento após uma falha na defesa. E não sofreu mais na primeira etapa, pois, se Deus é brasileiro, é bom lembrar que o Vaticano, apesar de cidade estado independente, fica em Roma.

E veio a segunda etapa. Que jogão. Emoção a todo o momento. Os italianos dispostos a empatar a qualquer custo para conseguir a vaga. Logo pensei: Poxa, o que é um empatezinho para a Itália? Super fácil. São mestres nisso.

Lippi colocou Pirlo em campo na esperança de aumentar a qualidade do meio campo, mas a Eslováquia estava impossível e abriu 2 x 0 . O respiro italiano veio em um gol de Di Natale aos 37. Emoção a vista, pois a Itália marca em seguida, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento. Tudo indicava que haveria um sufoco sobre a defesa adversária e a qualquer momento a Itália chegaria ao empate.

Mas novamente em uma desatenção da defesa Kopunek saiu cara a cara com Marchetti e fechou a tampa do caixão italiano.

Quagliarella com um bonito gol diminuiu a vantagem aos 47, mas era tarde para qualquer esperança italiana. O desejo de igualar o número de títulos do Brasil fica para 2014. Uma geração vencedora fica para trás, mas se despede de forma melancólica.

Se a Itália contasse com Buffon e Pirlo em forma, creio que a eliminação não se daria de forma tão antecipada, mas dificilmente o time chegaria as quartas de final. Essa equipe envelhecida não foi sombra da equipe guerreira da Copa anterior.

No outro jogo do grupo, Paraguai e Nova Zelândia fizeram um casados x solteiros e nossos irmãos sulamericanos ratificaram a 1.o posição do grupo. Enfrentarão o Japão e certamente farão história. Eslováquia, se repetir o futebol de hoje, pode sonhar com uma vitória sobre a Holanda. 

Esta Copa do Mundo já surpreendeu. Os gigantes Itália e França já compraram a passagem de volta. Quem será a próxima?

Créditos da imagem: Placar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário