quarta-feira, 16 de junho de 2010

GRUPO H - “La Cebra”

O primeiro “bicho” a dar as caras na Copa do Mundo de 2010 foi o frango do goleiro Green na partida entre Inglaterra x EUA. Agora um outro animalzinho tipicamente africano resolveu mostrar suas listras no último jogo da primeira rodada. A zebra, que é africana, apareceu justamente num confronto de europeus. A favorita Espanha parou na “frescura” dos atacantes e na eficiência irritante do “anti-futebol” suíço. Enquanto o Chile, do nosso Mago Valdivia, confirmou o favoritismo diante da fraca seleção hondurenha, os espanhóis decepcionaram, até mais pelo resultado do que propriamente pelo futebol, e agora entram em rota de colisão com o Brasil. Dios mío, dormi com a Fúria e acordei com a Zebra!

Hoje o mundo acordou falando castelhano. Finalmente chegou ao fim a primeira e sofrível rodada da Copa do Mundo com o Grupo H. O primeiro jogo foi da seleção do El Loco Bielsa contra Honduras, zebra que cruzou o caminho do Brasil de Felipão na Copa América de 2001. Hoje, de novo, era dia do equino listrado entrar em campo, mas não foram os chilenos que tiveram esse desprazer.

El Mago Valdivia começou o jogo na equipe titular, posição que ele vem brigando para conquistar desde muito tempo e hoje estreou suas madeixas em solo africano com a camisa 10 nas costas. Encontrou no gramado um adversário medíocre. Honduras nem reagiu à pressão chilena, que durou aproximadamente, apenas, 90 minutos. Com ou sem competência, La Roja atacou o tempo todo, se posicionando ofensivamente e sem sentir medo dos contra-ataques. O goleiro Bravo mal sujou seu uniforme azul. Quando Alexis Sánchez não prendeu a bola até enfiá-la naquele lugar que você está pensando, o Chile conseguiu balançar as redes. Isla recebeu de Matías Fernández pela ponta direita e cruzou para a entrada pequena área. O zagueirão hondurenho tentou afastar, mas a bola acabou batendo na bunda de Beausejour e entrando... No gol.

O mesmo predomínio chileno ocorreu na segunda etapa, a diferença é que o marcador não voltou a mudar. Até poderia, se o goleiro Valladares não tivesse defendido uma bola incrível na cabeçada do zagueiro Ponce. A vitória deixou o Chile, que não vencia uma partida de Copa do Mundo desde 62, com boas perspectivas. Eles até já estavam se acostumando com a ideia de encontrar o Brasil nas oitavas de final, mas não contavam que o ferrolho suíço seria capaz de parar o ataque da Fúria Espanhola.

Então o planeta bola parou na esperança de finalmente ver um futebol de Copa do Mundo no último jogo da primeira rodada. Ninguém mais apropriado no momento do que a badalada Espanha, de toque de bola envolvente e jogo vertical, para dar essa alegria aos amantes do esporte bretão. Mas, quem disse que a Suíça liga pra isso? Ataque? Gol? Passes bonitos? Nada disso, o negócio é destruir. A seleção suíça, que chegou à incrível marca de 5 jogos sem tomar um único gol em Copas, se portou como um Panzer alemão e impediu que o ataque espanhol conseguisse abrir o placar.

Enquanto a Espanha tentava enfeitar mais as jogadas do que deveria, a Suíça esperava, batia e tentava uma bola, uma única jogada de sorte, para chegar ao gol de Casillas. No primeiro tempo nada aconteceu. No segundo... Um contra-ataque pegou a defesa espanhola de calças curtas. Na base da força, parafraseando Muricy Ramalho, a bola puniu a Fúria. Gelson Fernandes marcou e deixou os torcedores boquiabertos de surpresa. O zagueiro do Barcelona, Piqué, ainda ganhou um corte na testa graças à disputa no lance. Se a Suíça já era uma retranca antes, depois do gol nem uma holandesa peladona furaria o bloqueio defensivo deles. A Espanha tentou como pode, Xabi Alonso quase fez um golaço mandando uma bomba no travessão de Diego Benaglio. Quase. E “quase” não ganha jogo. Nem empata.

O resultado surpreendente empurrou os espanhóis em direção ao Brasil logo nas oitavas. É claro, ainda faltam mais duas rodadas e ninguém garante que a Espanha, depois de hoje, conseguirá vencer seus dois jogos, mas é o mais provável. A fama de amarelona da seleção de Vicente Del Bosque volta com força e supera a badalação que a equipe vinha tendo desde a Eurocopa. Agora a Fúria volta a campo na segunda contra o patinho mais feio da Copa, Honduras, às 15h30 (horário de Brasília). O confronto mais interessante será entre Chile e Suíça, no mesmo dia, que agora já brigam pela primeira vaga no grupo. Será que o estigma vai superar o bom futebol espanhol? E que o brasileiro ponha as barbas de molho. O precoce confronto entre Brasil x Espanha já no início do mata-mata é para assustar os dois lados. Mais do que isso, é uma pena. O jeito é esperar e ver o que acontece. E que aconteça o melhor para os meus olhos, porque já não aguento mais ver jogo ruim.

Créditos da foto: Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário