sábado, 18 de abril de 2009

PALMEIRAS PERDE, É ELIMINADO... E SEMPRE SERÁ O MEU PALMEIRAS

Se no momento da vitória eu bato no peito e digo que o amo, no momento da derrota eu faço o mesmo. Te amo Palmeiras! Você me faz sofrer, como fez hoje, como quarta, como tantas outras inúmeras vezes, inúmeros jogos, inúmeros desprazeres da vida. Mas Palmeiras, o quão feliz você me faz com tão pouco, é enorme o suficiente para não caber em minhas palavras. Escolho sofrer de vez em quando a deixar de te amar sempre.

Hoje não foi nem de longe meu momento mais crítico com você. Nem chorei. Apenas senti a tristeza me entorpecer. Não triste por mim, mas por você. Todo amor é egoísta, menos o nosso. Eu te amo por não saber fazer outra coisa além de te amar. E sofro por não aguentar te ver no chão. E mesmo perdendo aos 47 do segundo tempo meus olhos ainda brilhavam porque era você em campo. Ingenuidade ter esperança a essa altura. Mas tive, não me arrependo, não me envergonho.

Já te aviso, continuarei acreditando em você, confiando nas suas verdades, ignorando suas mentiras. Na terça me despirei do meu ódio, minha indignação, meus sentimentos mesquinhos de mortal torcedor. Farei do nosso encontro, nosso jogo, como nosso pedido eterno de perdão. Me perdoe Palmeiras por te ver tão mal representado em cores, por homens de pouco brio, por pés tão desgraçadamente sem vontade. E eu te perdôo por me enganar tanto. Também perdoe aqueles que não te honram, que te profanam, os meninos que desafiam sua grandeza apenas pela omissão, os homens feitos que não o dignificam, pois são incapazes.

Aos seus jogadores, só desejo uma simples coisa: que sofram. Sintam a dor e a vergonha da derrota. Aprendam a odiá-la. Pois o futebol é o mais justo dos injustos. Ele se renova. O mesmo que te deixa hoje de joelhos, amanhã te erguerá nos ombros, te clamará vitorioso. Você é o Palmeiras campeão, do que e de quando não importa, sua grandeza ninguém apaga.

Não é um jogo, uma eliminação, um Santos qualquer, que vai te derrubar. E se você, por acaso, cair, minhas mãos e outras milhões lhe serão estendidas. Se apóie em quem te defende, se vingue de quem te desdenha, seja simplesmente Palmeiras, isso basta. Nossa batalha continua, é eterna, e até quando Deus permitir eu lutarei junto de ti, mesmo de longe, e compartilharei minhas lágrimas contigo. Lhe ofereço o que de melhor tenho, não me importa o que virá em troca, mas virá, isso eu sei. Estou esperando pela recompensa, seja terça, seja quarta, seja amanhã ou daqui um mês, um ano, uma década, vou esperar, de você não me canso.

Créditos da foto: Futura Press

32 comentários:

  1. Vanessa: Obrigado por lembrar quem e o que somos

    Manuel

    ResponderExcluir
  2. Idola, que orgulho te chamar assim. Mesmo com a derrota, você e o Pierre fizeram valer o jogo hoje. Até porque decisões teremos muitas, muito mais que as tantas que ja tivemos... só esperar. Lindo, lindo, lindo. E bela foto, de um jogador que apesar de não saber controlar seus impulsos continua sendo muito querido, senti pena e confesso que me identifiquei com ele hoje...

    ResponderExcluir
  3. Pena que não descontou a raiva jogando, como afirmou que estava lá para fazer. Mas deixa pra lá e viva o Palmeiras! :)

    ResponderExcluir
  4. Legal. Palestra acima de tudo.
    Terça tem jogo.

    ResponderExcluir
  5. Conformismo exagerado, nao podemos viver de passado nem tampouco a cada derrota ficar dizendo que Aqui é Palmeiras, porque vai chegar um dia, se continuarmos assim, falaremos "Aqui jaz Palmeiras"

    ResponderExcluir
  6. esta acontecendo o que eu mais temia,nossa torcida ta perecendo a do gambá.....
    apanha na cara,e bate palma e grita:''aqui é curintia''....
    não podemos nos conformar com pipocadas dentro do palestra que a são costumeiras..desde 2004 até esse ano...foram 21 jogos mata matas,jogos chaves em pontos corridos..etc...
    sabe quantos perdemos???18 isso 18 de 21 jogos importantes de 5 anos pra cá...perdemos 18...
    a verdade é que o palmeiras desse seculo,vem passando por um processo de ''aportuguesamento''...

    uma pena...
    eu fui feliz pq eu vi o time dominar os anos 90...

    quem viu viu..quem não viu.....

    ResponderExcluir
  7. Alguns podem achar que é conformismo ou algo do tipo. Mas estão enganados. Não é o que o texto passa e conhecendo a Vanessa como conheço, afirmo isso com convicção. Talvez se lerem com mais cautela perceberão isso.

    ResponderExcluir
  8. Não é questão de conformismo.
    Ser palmeirense é um estado de espírito.
    Se esse estado de espirito se mantiver vivo, o Palmeiras estará vivo. Os resultados e títulos é um capítulo a parte.
    Na verdade acredito q titulos sao importantes, mas o amor pelo clube é muito mais.
    E ambos sao coisas independentes.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou sãopaulino e digo que vcs são conformados demais,vão ficar igual o Corinthians mesmo,agora só faltam gritar pelas ruas "eu te amo Jumar,eu te amo Marcão...ainda acredito em vcs,aqui é Palmeiras!!!"...

    Se vcs continuarem assim o Palmeiras vai pro abismo,abram o olho antes que seja tarde,esqueçam um pouco o passado e pensem no futuro antes que o Palmeiras se torne uma Portuguesa da vida.

    Eu como sãopaulino já morro de vontade de quebrar o Muricy,o JJ e o Hugo na porrada,imagine se eu fosse palmeirense então.

    ResponderExcluir
  10. O texto não é de conformismo. Ninguém está glorificando os jogadores que não mostram um pingo de vontade ou que são ruins por natureza. Destaco até uma parte do texto bem clara quanto a isso:

    "Me perdoe Palmeiras por te ver tão mal representado em cores, por homens de pouco brio, por pés tão desgraçadamente sem vontade. E eu te perdôo por me enganar tanto. Também perdoe aqueles que não te honram, que te profanam, os meninos que desafiam sua grandeza apenas pela omissão, os homens feitos que não o dignificam, pois são incapazes."

    O Pedro disse muito bem: uma coisa é ser palmeirense, que é mesmo um estado de espírito, algo que só nós sabemos explicar. Outra coisa é o resultado. Não é por causa de uma derrota que vamos sacrificar o Palmeiras, o clube que amamos. Mas isso não significa que iremos fechar os olhos para o que ocorre com o time. Aliás, discutimos isso em outro lugar, não aqui no blog.

    Nenhum palestrino está satisfeito com alguns jogadores do elenco, não preciso nem citar nomes.

    Se todos tivessem metade da raça do Diego, Pierre e Marcos, não me sentiria tão frustrada. Eu quero ver cada jogador honrando a camisa que veste, dando seu suor e sangue pelo time.

    Para aqueles que não entenderam a essência do texto, só lamento.

    ResponderExcluir
  11. Poxa! Que blog legal! Parabéns!!! Primeira vez que entro, mas de agora em diante vou acompanhar!

    Tiffosi

    ResponderExcluir
  12. É por tudo isso que eu te amo PALMEIRAS!!
    parabens pelo texto, Vanessa Michelin!

    ResponderExcluir
  13. Aos criticos de plantão do suposto conformismo eu pergunto por quantos anos mesmo ficamos na fila para então poder ver aquele palmeiras dos anos 90? sim, eu estava lá, porque comecei a torcer, como criança apaixonada e confiante, por um time que há anos estava na fila. Futebol é assim mesmo, temos que concordar... Um dia a gente ganha, em outro perde. Podemos ganhar por anos, depois perder por anos, mas vamos voltar a ganhar. O palmeiras foi o time do século XX e mesmo assim sofreu muitas derrotas naquele século. Não foi derrubado. E eu duvido que algo tão pequeno, quanto foi mencionado por anonimos que sequer tiveram coragem de dizer o nome, o derrubará. Palmeiras perdeu a maior parte das decisões que participou desde 2004? E quantos times passaram por tantas decisões? Nem sempre se ganha, mas sempre vamos amar. Até a próxima vitória, quando aqueles que nos criticarem vierem batendo no peito. Assim é fácil, quero ver quem tem peito pra hoje.

    ResponderExcluir
  14. Ontem o palmeiras perdeu uma decisão, e o principal motivo foi o desgaste por estar jogando 2 decisões por semana, há 2 semanas. Acho que isso deixa claro que não estamos com mentalidade de torcedor de time pequeno só é rebaixado. E, infelizmente hahaha, eu não tenho nada contra a característica mencionada do torcedor curintiano.

    ResponderExcluir
  15. ótimo texto, discordo totalmente dos que dizem que o texto é conformista...
    PALMEIRAS eu te AMO!!!

    ResponderExcluir
  16. vamos colocar aqui,o que o PALMEIRAS,apresentou de gratificante de 2001 pra cá?1 titulo paulista?sim....e o que mais?

    jogamos 69 classicos,perdemos 30 ganhamos 20,e temos 19 empates...é normal??
    estamos em desvantagem contra os 3 rivais....

    meus amigos de apoio o time esta farto esse seculo todo viajei são paulo a fora pra empurrar o time....

    dizer que ama...eu não duvido que ninguem que postou aqui ame o palmeiras...mas temos que ter mais pulso..e não ficar num amor cego..deixando essa mediocridade,infestar uma coisa que esta infestada a 9 anos....

    o palmeiras vai a 3°gestão nesse seculo,porem dessa vez com um homem,limpo e muito inteligente...porem que não entende muito de futebol e é rodiado pelos mesmos mediocres que comandaram nosso derrotado futebol nesse seculo....

    eu sempre admirei a nossa torcida,por ser uma torcida conhecedora-nata de futebol,da nossa historia,muito fanatica e apaixonada,sem precisar mostrar isso pra ninguem,mas o que vejo ultimamente,é diferente....um bando de ''alienado''que o time ta ficando pra tras em tudo perante aos rivais..e o pessoal fica fazendo juras de amor ao palmeiras...

    esse processo de ''aportuguesamento''que postei acima,não é uma gozação nem nada..longe disso...é uma triste verdade que pode se encaminhar,pra um time que não tem mais aquele poder de decisão dentro da nossa propria casa,qto mais fora de casa....

    eu só quero que abrimos os olhos,e não vamos aplaudir essas mais uma pagina costumeira nesse seculo.

    ResponderExcluir
  17. Ninguém aqui, sem trocadilhos com meu apelido, está aplaudindo os jogadores... eu ainda acho que você nem leu o texto direito. E outra coisa: porque não diz seu nome?

    ResponderExcluir
  18. Canto e sou Palmeiras, nas vitorias e acima de tudo nas derrotas, Canto e sou Palmeiras desde meu nascimento até a minha Morte. Dalhe Dalhe Porco !

    ResponderExcluir
  19. eu não manjo de postar muito aqui com o nome e to postando como anonimo....

    eu me chamo AMAURY.

    ResponderExcluir
  20. Galera está confundindo conformismo, com o amor que ela sente pelo time dela. =D Ela deixou bem claro que os jogadores sim, devem sofrer as consequências e sentir na pele o que nós sentimos, quando o juíz apitou o final do jogo. Mas que a nossa bandeira nunca deixe de estar erguida. Porque os jogadores vão, mas o Palmeiras fica. =) Eu amo o palmeiras e estou com aqueles que nunca o abandonarão!

    ResponderExcluir
  21. eu não sei postar com nome então posto como anonimo.... não manjo...o meu nome é amaury...


    e o seu?vc que ta como ''ninguem''?

    ResponderExcluir
  22. alia em 'comentar como' ou 'selecionar perfil' (cada hora aparece de um jeito), acima de 'anonimo', tem 'nome/url'... vc pode por só o nome, e não a url, como faço... Eu não coloco meu nome porque Ninguém é meu apelido... Mas eu sou a Renata Ninguém que aparece ali como colaboradora do blog... E Amaury, respeito você e seu sentimento... Falando com toda propriedade pelo nome de minhas amigas, porque sei o que elas pensam, também sentimos o mesmo sobre a situação do Palmeiras... Por isso a Vanessa diz o quanto sente pelo time ser mal representado.

    ResponderExcluir
  23. e respeito também você postar como anonimo se quiser... só achei estranho. e confesso que estava pensando que era uma pessoa que conhecemos.

    ResponderExcluir
  24. Entendo os que julgam o meu texto como conformista. Mas vocês é que não entenderam meu texto.

    Eu escrevi em forma de crônica, usando uma palavras mais difíceis, algumas metáforas, talvez por isso tanto problema quanto ao entendimento dele.

    E que fique claro, não sou conformista, não suporto ver o Palmeiras com tantos problemas e fingir que nada vejo, mas nem por isso vou deixar de amá-lo

    Há quem seja palmeirense o suficiente pra sair nas ruas, com o peito estufado, vestindo uma camisa do Palmeiras quando vencemos. E alguns desses escondem a camisa no fundo do guarda-roupas quando perdemos. Meu conselho: torçam, mas torçam sempre, porque torcer pra Zinho, Edmundo ,Evair, Edilson, Rivaldo, César Sampaio, Mazinho, Roberto Carlos, cá pra nós, é uma delicia e muito fácil, mas também é Palmeiras com Paulo Turra, Adriano Chuva, Osmar, Marcinho Guerreiro, etc. Eu torço pro Palmeiras e não para os jogadores.

    ResponderExcluir
  25. Todos conhecem essa citação do Joelmir Betting, certo?

    "Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense... É simplesmente impossível!".

    Quem nunca cantou essa música nas arquibancadas?

    "Graças a Deus eu sou Verdão, e ele está no coração, ele ganhando, ele perdendo, sou palmeirense de coração."

    Pra mim a essência desse texto da Vanessa é a mesma desses dois acima, e não têm nada de conformistas.

    Existe uma grande diferença entre conformismo e exaltação.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o blog de vocês! Não conhecia e agora já esta no favoritos :D

    Parabéns e continue assim...

    Abrs!

    Arthur Leopoldo

    ResponderExcluir
  27. Nuss texto perfeitoo! E eh issu mesmo! Sempre com o palmeiras, pelo palmeiras! Oh amor maior a razão da menha felicidade! Ki mesmo tão distante de mim eu não largo, não troko, nã mudo! Nada nasci palemiras e morrerei palmeiras! Sempre nu meu sz e num eh uma derrota ki nos fará abaixar as cabeças e desistir dele! Desisistir jamais, sempre por elee!
    Adorei oblog add nos favoritosas!

    ResponderExcluir
  28. Eu fui nesse jogo..chorei mto, mas ñ me envergonho, tenho 12 anos apenas e sou mto fanática pelo Verdão e ñ interessa se ele ganho ou perdeu pra mim, oq realmente interessa é saber amar e respeitar seu time a cima de tudo e sempre estar com fé até os últimos segundos de jogo pq tudo pod acontecer..!
    Vamos ser Palmeiras até o fim!
    Bjos Gabriela Gazzi-Santa Catarina

    ResponderExcluir
  29. AE GENTE TIRA O
    LUXA PIOR TECNICO
    QUE JA VIR SO GANHA PAULISTIHNA
    E TEM VENDER LOGO KEIRRISON , O AMEIRO , PORA
    OS TIMES DA NOVA ZELANDIA ...... Á E OBINA
    TAMBEM JOGOU Á ONDE .... NO FLAMENGO ...
    SOU PALMEIRENSE DEZ QUE NASC. MAIS
    ESTOU PERDENDO VONTADE TORCE PARA ESTE TIME...

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. [aaaaaaaaaaa] falaram que eles perderam porque eles estavam com ODIO do FELIPÃO ;;/,mas quem nao ia tar com ODIO dele? , fica prejudicando o PALMEIRAS, FDP -'- ..entao ia prejudicar ele .. mais mesmo assim amoo e sempre vou ama você PALMEIRAS s2s2

    ResponderExcluir