quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PRÉ-JOGO - GRÊMIO RECREATIVO… PRUDENTINO?

Já ouviu falar de um clube que muda de uma cidade para outra? Provavelmente sim, se tratando de NBA. Até 2002, as “abelhas” do Hornets eram da cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, mas desde então o clube se situa em New Orleans. Outro caso, também conhecido na poderosa liga americana de basquete, é o do Lakers. Sim, Los Angeles Lakers, embora não tenha sido sempre assim. Um ano depois da fundação em Detroit, os Lakers criaram sede em Minneapolis, Minnesota, onde ficaram até 1960. A mudança à Califórnia deveu-se ao baixo faturamento de bilheteria. Mas a bola do jovem Grêmio Barueri não é laranja, e a língua não é o inglês. O que falou alto na decisão surpreendente, pra não dizer bizarra, da direção da equipe em mudar de cidade foi o poder, o comando, ou como queira, o dinheiro mesmo.


A cidade de Barueri faz parte da região metropolitana de São Paulo. É a 9ª mais rica do país. Recentemente o município, que fica a apenas 26 km da capital, resolveu investir em esportes. Com isso, o Grêmio Barueri, criando em 89, entrou em ascensão definitiva no cenário do futebol paulista e também no nacional. Em 2008 teve sua maior conquista: a vaga para disputa da série A do Brasileirão. A jovem equipe também era admirada por um patrimônio que talvez clube brasileiro nenhum possua no mesmo nível: sua ainda inacabada Arena. Mesmo sem a conclusão do projeto, que fica cada vez mais bonito, a Arena Barueri chama atenção pelo gramado perfeito, ótimas acomodações, vestiários de padrão internacional e mais uma centena de atributos que a maioria absoluta dos estádios nacionais nem passam perto de ter.


Isso é um clube de futebol, certo? Errado. A prefeitura da cidade, que investiu o rico dinheirinho do contribuinte para proporcionar a elogiada estrutura à equipe, queria que administração do Barueri passasse a ser compatível com a de um clube, não só de futebol, já que a estrutura era usada para a prática de outros esportes. Mas a direção bateu o pé. Nada de associados e de eleições diretas. O grupo que comandava o futebol transformou o clube em empresa: Grêmio Barueri Futebol LTDA. Obviamente, a atitude um tanto quanto suspeita deixou a secretaria de esportes do município em alerta. Muitas discutições, inúmeras exigências e nenhum acordo levaram a uma atitude drástica da direção: tirá-lo da cidade.


Eis que surge Presidente Prudente na história do Grêmio Barueri. A cidade tem mais de 200 mil habitantes, 587 km distante da capital, com quase 100% da população alfabetizada, uma das melhores cidades para se viver no país. Presidente Prudente possui o estádio de maior capacidade de público do interior paulista, que vira e mexe recebe clássicos da capital: o Eduardo José Farah, mais conhecido como Prudentão. Sejamos honestos: aquilo é um clássico “elefante branco”, já que a cidade não tem um time, ou pelo menos um que não seja de várzea. Já vi time sem estádio (e sem Libertadores), mas estádio sem time é um desperdício. Juntando a fome com a vontade de comer, o Grêmio Barueri arrumou as malas e caiu no colo de Presidente Prudente.


Outra mudança deve acontecer. Como ocorrido por 100 milhões de vezes com o Paulista de Jundiaí, outrora conhecido como Etti ou apenas Jundiaí, a equipe “divorciada” deve adotar o nome da nova casa e passar a se chamar Grêmio Recreativo Prudentino. Enquanto isso, aquela beleza de estádio nas cercanias da capital ficará em posse da prefeitura da cidade. A Arena não será usada somente pela nova equipe da cidade, o Sport Club Barueri, que começará a sua jornada na série B2 do Paulistão, mas também para uso de Palmeiras e São Paulo que reformarão seus estádios.


Resumindo essa enrolação toda: nosso adversário de quinta-feira tem dirigentes que não estão nem um pouco afim de largar o osso, não querem sequer pensar na possibilidade de parar de mamar nas tetas do futebol do clube, o que significa que o Grêmio Barueri (futuro Prudentino) é um clube 100% brasileiro. O desafio agora é manter-se na série A do Brasileirão e ver o que acontece no Paulista. Já que, falando de bola rolando, a equipe perdeu vários jogadores, incluindo aquele que eu considero o melhor deles, o meia-atacante Tiago Humberto, que agora está no Inter de Porto Alegre. O técnico Vinícius Eutrópio terá trabalho para arrumar a casa. Na estréia do estadual, a equipe suou para arrancar um empate no finzinho do jogo contra o “grande” Sertãozinho. E se depender do passado, a vida deles contra o Verdão será pra lá de complicada.


No total foram apenas 5 jogos, com 3 vitórias nossas e 2 empates, 11 gols marcados e apenas 4 sofridos. O primeiro confronto da história foi em janeiro de 2007 no Palestra Itália, válido pelo Paulistão. Na época, o time treinado por Caio Junior, só conseguiu um empate por 1 x 1 com o caçula da primeira divisão paulista, gol de Christiano. O último confronto também foi no Palestra Itália, pela 23ª rodada do Brasileirão de 2009, mas a nossa sorte foi outra. Vitória apertada por 2 x 1, gols de Diego Souza e Vagner Filho da Puta Love. Nesta quinta-feira, o nosso grande desafio será o de superar o calor da cidade do oeste paulista. O Barueri deve estrear alguns reforços, entre eles, o rodado centroavante Tadeu, que já passou por times como Juventude, Grêmio e Figueirense.


Já o Verdão vem empolgado com a estréia de goleada contra o Mogi Mirim, 5 x 1, no Palestra, com grandes atuações de Diego Souza e Cleiton Xavier. Ainda em começo de temporada, Muricy pede tempo para que o time comece a desenvolver um melhor futebol, já que a parte física prejudica bastante. O que deve ajudar é o fato da equipe ter mudado muito pouco desde o final do ano, o que já deu sinais claros de entrosamento no primeiro jogo. O Palmeiras não deverá ter novidades, apenas especula-se que Deyvid Sacconi possa começar como titular, ao invés de William. O jogo será nesta quinta, dia 21, em Presidente Prudente, às 21h. Que venha o Barueri, digo, o Prudentino, ou seja lá o que for!



Promoção


O Passione Verde está realizando uma promoção para o Campeonato Paulista de 2010, valendo um livro e um conjunto de botons do Palmeiras. Para participar, você precisa fazer um comentário com seu palpite de resultado para o próximo jogo, incluindo seu nome. Os palpites serão aceitos neste post, até 5 minutos antes do início da partida. Quem acertar mais resultados do Palmeiras durante o campeonato levará o prêmio. E então, qual será o resultado de Grêmio Barueri (ou Prudentino) x Palmeiras, nesta quinta, 21/01?

11 comentários: