quinta-feira, 8 de abril de 2010

NÃO É O FUNDO DO POÇO... AINDA

Às vezes não é preciso falar muita coisa. Não é nem necessário discutir a partida de hoje, mais uma vez pífia. Dizem que os números muitas vezes mentem, principalmente no futebol, que segundo eles, os cronistas esportivos, não é uma “ciência exata”. Os nossos números são ruins mesmo, mas é verdade que eles mentem. A realidade do Palmeiras não condiz com os números: é pior do que eles. Isso não é um fruto de erro de planejamento, porque simplesmente não houve um.

No geral foram 23 jogos no ano, com 10 vitórias, 7 empates e 6 derrotas; 39 gols marcados, média de 1,7 por jogo, e 33 gols sofridos, média de 1,43. O aproveitamento, lembrando que contamos com os resultamos sobre os fraquíssimos adversários da Copa do Brasil, é de 53,6%. Você acha isso ruim? Então veja somente no Paulistão. Foram 19 jogos, 6 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, com 31 gols marcados, média de 1,63 por partida, e 32 gols sofridos, média 1,68. Aproveitamento medonho de 43,9%. Desses 19 jogos, 9 foram sob nosso mando, sendo 8 deles disputados no Palestra Itália. Na nossa casa a campanha foi ainda mais vergonhosa: 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com 14 gols marcados e 15 sofridos. Aproveitamento de 37,5%. Aproveitamento de time rebaixado.

Vamos falar a verdade agora. Esses números não condizem com a real equipe do Palmeiras, quão menos com o futebol apresentado. Temos um elenco forte, com peças de reposição, jogadores tarimbados em praticamente todas as posições e as contrações são precisamente minuciosas desde o início do ano. Se falta mais qualidade no ataque é culpa da torcida que expulsou nosso melhor atacante filho da puta daqui. Se o problema às vezes é na defesa, obviamente é causado por um acaso, já que é treinado incessantemente posicionamento e fundamentos básicos, como um passe de 2 metros, coisa que essa equipe faz primorosamente bem. O trabalho, que já começou bem feito com a troca de um técnico de ponta, que recebia muito mais do que o Palmeiras poderia pagar e pasmem, continua recebendo mesmo demitido, pela contratação de um ex-zagueiro/futuro-técnico que deve receber menos do que o IPVA do carro do presidente, Sr. Luiz Gonzaga Belluzzo. Agora está ainda melhor. Paulo Henrique vem aí e o problema, se é que havia, já está resolvido. Esse momento conturbado com os resultados não passa de má fase, acontece com qualquer grande time do futebol mundial. Portanto, não se desespere palmeirense, porque o Brasileirão vem aí e se não conseguimos ganhar de Rio Branco, Rio Claro, Mirassol, Ituano, Paulista, Ponte Preta e Cia, com toda certeza conseguiremos uma campanha com números exorbitantes em cima de Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Grêmio... Tenha calma, porque o melhor ainda está por vir.

Créditos da foto: Uol Esportes.

5 comentários:

  1. Tomara...
    O Palmeiras é enorme e não merece estar nessa situação. Mas eu penso que nem você, que é só uma fase e que com o fim desse interminável Paulistão de 2010, a a equipe pode melhorar.
    Mas tenho algo a dizer: o time não chuta no gol. É impressionante. Não arriscam de fora da área. Além disso, as jogadas na lateral na maioria das vezes terminam com a zaga adversária afastando o perigo. Acho que, quando houver muitos zagueiros na área do outro time, que não cruzemos na área. Que tentemos uma jogada de aproximação de um dos meias e um chute. Além disso, na jogada do último gol do Paulista, o Léo estava sozinho contra o Mazola, que acabou com o jogo, sem nenhuma cobertura dos volantes. Precisamos treinar melhor a defesa e chutar mais no gol. De resto, temos um elenco qualificado que pode, sim, ser campeão da Copa do Brasil e quem sabe até do Brasileirão (eu disse "quem sabe"). Já mostramos que podemos ganhar do Santos e de qualquer outro time do país. Força Verdão!!

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, da próxima vez vai ter que escrever /ironic hehehee.

    Não sei nem mais o que dizer.

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi fase ruim do Palmeiras. Já chorei, já sofri, já rezei em fases ruins do Palmeiras.
    Mas dessa vez... tsc, tsc, tsc.
    Eu nem sabia como chorar, como sofrer, ou mesmo como pedir. Não me veio solução.
    É triste, mas acho que o que me mantem e com certeza mantem todos nós, é o amor. O amor verde, que lateja dentro da gente como o sangue corre em nossas veias e o coração bate no peito.
    Só o amor, o amor e mais nada.

    E a esperança, que graças a Deus, é verde, é a última que morre.
    #VoltaPalmeiras.


    @_amandagaldino

    ResponderExcluir
  4. Conforme já apontado, andamos de moral tão baixa, que nem a ironia de posts crítica é entendida. #8-)

    ResponderExcluir