quarta-feira, 21 de abril de 2010

PALMEIRAS PEGA ATLÉTICO PR E BUSCA SE FIRMAR EM 2010

Pensando em minhas lembranças “antigas” sobre Palmeiras, não consigo deixar de pensar na Copa do Brasil como aquela competição em que, desde o tempo em que eu era criança, foi marcada por altas emoções ao palmeirense, mesmo se tratando de uma eliminação vergonhosa para algum time que o pessoal da TV faz questão de esquecer menos que nós.


E hoje é dia de decisão para o Palmeiras na Copa do Brasil. Para um time que tem obrigação de ganhar título nesse ano, mais do quem em muitos outros, decisão precisa tornar-se algo normal. Por outro lado, para um time que apresentou aquele futebol sem vergonha do Campeonato Paulista, ousadia chamar aquilo de futebol, uma decisão é até grande coisa. Não digo isso pelo Atlético Paranaense, que é um clube mediano com um time mediano e pode ser vencido sem grandes problemas, mas sim que devido a fase desse time do Palmeiras que, apesar dos fracos adversários, tem conseguido chegar mais longe que muitos esperavam nessa Copa do Brasil. Perder não será uma decepção, mas uma vergonha, uma grande vergonha porque o tempo da decepção já passou. Mas não vamos pensar em derrota, até porque ela não aconteceu e, em minha opinião, não irá acontecer.


Como não poderia deixar de ser, o timinho da baixada lá de Curitiba quis esconder seu péssimo futebol com polêmica, afinal a responsabilidade de jogar bem era deles, o time em “ótima fase” contra o time em péssima fase. Não vou sequer entrar no mérito de comentar o que é bom futebol no Campeonato Paranaense, que infelizmente conheço, mas garanto que é bem melhor ver o Palmeiras estilo Paulista de 2010. Não vou, também, fazer nenhuma tentativa hipócrita de inocentar o Danilo, que fez grande merda, além de cuspir em alguém - o que é algo nojento e agressivo também de forma simbólica -, praticou uma atitude preconceituosa, o que é uma das coisas mais ridículas que alguém pode fazer. Claro que é obrigação pensar que ele pediu desculpas – nunca vi nenhum jogador fazer merda e ter a atitude de ir a público pedir desculpas, o que era o mínimo que ele podia fazer, além de que a merda que fez foi uma atitude em momento de nervosismo e, principalmente que o jogador Manoel saiu do campo falando que era coisa de jogo e estava resolvido, depois foi obviamente orientado a procurar a justiça. Mas pedir desculpas não faz o tempo voltar, errou e tem que pagar por isso. O que Manoel fez é direito dele, mas considero hipocrisia a pessoa poder ofender sexualidade, aparência, dentre outras atitudes preconceituosas, mas só ofensa racial é vista com esses olhos com que o Danilo foi julgado por imprensa e torcedores. Em minha opinião, não pode um e não pode outro. Gays, feios, gordos, magros, deficientes, brancos, putas, índios, enfim, negros não merecem mais respeito que nenhum desses, isso porque todos merecem respeito no mesmo nível. Além disso, o que Danilo fez não é racismo ou intolerância, pois ambos são praticados quando a pessoa não aceita fazer algo em conjunto, ou na presença, de alguém de outra raça, religião, sexualidade, etc. É crime passível das maiores penas, mas é diferente de preconceito, o que o Danilo praticou, que em minha opinião deve ser punido e educado. Isso porque preconceito, como o próprio nome diz, é um “pré-conceito” que se faz de algo estranho e diferente a partir do momento em que a pessoa discrimina esse diferencial. É errado, mas além da punição deve haver educação para que pessoas não ajam dessa forma. O Danilo deve ser punido, pela atitude preconceituosa e por colocar o Palmeiras em problemas, mas acho exagero pedir a cabeça do cara, como muitos por aí tem feito, na maior das hipocrisias, sendo que já vi grande parte desses em práticas preconceituosas, principalmente contra homossexuais. Manoel, claro, também deve ser punido, foi ele quem começou a palhaçada toda. Aliás, que jogador grosso e violento, me lembrou até o Domingos, ainda bem que não veio para o Palmeiras.


A torcida do Atlético estará preparada para fazer do jogo um inferno. Para os inquisidores de Danilo, é bom lembrar que se trata de uma torcida famosa por cuspir nos adversários em aquecimento, o que é possível devido a proximidade que ficam do campo. Depois da atitude do Danilo, jogador que já estavam prometendo “perseguir” com mais afinco devido a coisas do passado, resolveram pintar a cara de preto para o jogo. Antes de tudo, gostaria de dizer que aprovo e concordo com qualquer manifestação pacífica e que não cause danos, como essa, mas não pelos motivos em questão. Quem já prestou atenção nessa torcida, já notou o quanto ofendem jogadores negros, aliás, o próprio Atlético foi processado por discriminação a um jogador negro da base. É evidente que isso tem sido feito, primeiro, porque é o Danilo, jogador que era deles e tem desafetos por lá, bem como que estão utilizando de uma manifestação “nobre” para outros fins. E, sinceramente, uma das atitudes cuja baixeza se equivale ao preconceito é quando alguém pratica apoio a uma causa “nobre” com objetivo de benefício próprio. Basta visitar a página deles no Orkut, de onde veio a idéia, para notar quais são os objetivos: pressionar o Palmeiras, principalmente o Danilo, ajudando assim numa possível vitória atleticana.


É dentro de tudo isso que, hoje, o Palmeiras decide seu futuro na Copa do Brasil e no ano de 2010. E naqueles 90 minutos, com todo respeito a essas causas, não nos importam os erros e preconceitos de um lado, e nem as hipocrisias e baixezas do outro. O que vai importar é a bola rolando, os jogadores em campo, e o que aqueles homens que vestem nossa camisa serão capazes de fazer. O Atlético é um time ajeitadinho, mas estará sem seu principal jogador, a vantagem é nossa, eles perderam um título quase ganho para um time de segunda divisão, ou seja, nervosismo e pressão são do lado de lá. Espero um resultado favorável e futebol aceitável, tempo para treinar nosso time teve. Já passou da hora de o Palmeiras se firmar neste ano, só assim vamos poder deixar certo passado para trás. Avanti, Palmeiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário