sexta-feira, 18 de junho de 2010

ARGENTINA GOLEIA CORÉIA DO SUL, MARADONA É SÓ EMOÇÕES



Por Mayara Cardoso

Não pude ver o jogo, mas acompanhei o resultado quase em tempo real. Hora por mensagem no celular, hora pelo presidente do Ibama, que saía da sala de reunião a todo instante para ver o placar da partida. Não tem jeito, em época de Copa do Mundo, é difícil na acompanhar todo e qualquer jogo da rodada.

Cheguei a acreditar no empate da Coreia do Sul, ainda por causa da lembrança dos últimos jogos das duas equipes. A estreia da equipe asiática foi relativamente boa, jogaram com consciência e dominaram o adversário, a Grécia. A Argentina não fez uma estreia dos sonhos, o jogo não foi tão bom quanto esperavam as expectativas, mas venceram. E, por conta disso, não acreditei que os hermanos fossem fazer muito mais que aquilo, mas me enganei.

O primeiro gol da Argentina começou pelos pés de Messi, que bateu falta na esquerda, para a área, e a bola bateu na canela do coreano, matando o goleiro. O detalhe engraçado é que o jogador asiático nem se mexeu, mas não teve tempo de reagir quando a bola o encontrou.

Ninguém esperava, mas nessa partida, a estrela de um atacante muito criticado no jogo anterior, brilhou de verdade. E, como não poderia ser diferente, com a ajuda do maestro da equipe, o jovem Lionel Messi, melhor do mundo, com méritos. O atacante fez os outros 3 gols da equipe, mostrando oportunismo, boa movimentação e inteligência. Em 2 deles, houve participação direta de Messi.

O segundo gol saiu depois do desvio de cabeça de Burdisso, em bola lançada por Maxi Rodrigues, que encontrou a cabeça do camisa 9, na pequena área. Esse foi o primeiro.

Mas se de um lado acontece um lance bizarro, porque do outro não poderia acontecer também? Sabemos como a defesa da Argentina é deficiente, e Demichelis resolveu piorar a situação. Perdeu a bola de maneira boba para o coreano que, na cara do gol, não desperdiçou.

O terceiro gol foi chorado, pois após tabelar com Agüero, que entrara no lugar de Tevez, Messi chutou uma vez, o goleiro defendeu, chutou de novo, a bola bateu na trave e, aí sim, encontrou o pé destinado. Higuaín estava lá na banheira para empurrar para a rede. Esse foi o segundo.

O quarto gol também surgiu após jogada entre Messi e Agüero, que recebeu livre, do camisa 10, para cruzar na área, exatamente na cabeça de Higuaín. Esse foi o terceiro.

Maradona mostrou como se dá confiança a um jogador, mantendo Higuaín na equipe titular. Ele poderia ter colocado tanto Diego Milito quanto Agüero, mas insistiu no camisa 9, e não se decepcionou. Agora ele é artilheiro isolado da competição.

O segundo jogador de todos os tempos pode até não ser técnico de verdade, mas tem conseguido motivar e apoiar seus jogadores, além de chamar muita atenção devido ao seu comportamento durante a partida, pelas expressões, manias e trejeitos engraçados. Ou também pelas declarações após os jogos ou em outras entrevistas, quando não perde a oportunidade de alfinetar algumas pessoas. Aliás, na última, teve que afirmar que gostava era de mulher, apesar de beijar e abraçar seus comandados a todo momento.

Enfim, é isso. A Argentina se fortalece a cada partida, ao contrário de grandes equipes que estão tropeçando pelo caminho. Já são duas vitórias e está matematicamente classificada.

E quem iria imaginar que a Grécia faria seu primeiro gol em Copas? Aliás, quem iria imaginar que faria logo dois e venceria a partida? Pois é, eu duvidei e os gregos venceram a Nigéria.

Agora só nos resta esperar a última rodada para ver quem irá se classificar. A Argentina pega a Grécia, e a Coreia do Sul, a Nigéria. Eu ainda acho que Argentina e Coreia se classificarão. Mas a jabulani pode reservar outra surpresa. Quem sabe.

Crédito da foto: Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário