quarta-feira, 16 de junho de 2010

BRASIL X CORÉIA DO NORTE – FUTEBOL RUIM PARA NÃO DESTOAR

Por Sergio Bellangero

Em poucas palavras, repito: essa seleção é cara do Dunga!

No meu texto inicial postado neste blog, insisti na mudança do meio de campo composto por três volantes. Hoje, contra a Coréia do Norte, Felipe Melo era dispensável... Já Elano, cujo futebol não admiro, foi bem. Menos pelo gol, mas sim por se apresentar para o jogo e bater em gol. Uma das poucas opções de ataque, já que Luiz Fabiano mantém a má fase.

Robinho, a quem também fiz crítica velada por ser “firuleiro”, hoje não. Quando se utilizou da firula, foi em direção ao gol. E deu passe de Rivelino para Elano, sim, ele, fazer o segundo gol.

Méritos ao Dunga, até aí.

Mas como futebol, foi ruim. O primeiro sono deu tempo... ops, desculpem, ainda estou acordando.

A Coréia do Norte foi ao jogo nitidamente para perder de pouco. Num esquema perto de um “ferrolho”, jogou com uma linha de cinco, sim, CINCO jogadores na defesa, protegida por três, verdade, TRÊS volantes e mais um meia que se posicionava um pouco à frente deles. Um 5-3-1---------1. Complicado de furar essa retranca? É! Mas faltou criatividade, faltaram jogadas pelas laterais, pela esquerda, faltou mais um volante que saísse para o jogo e faltou conjunto. Aquilo que disse que o Dunga estava montando, um conjunto!

Foi o primeiro jogo, é estréia, mas não justifica. O futebol foi bastante fraco. Mas, uma coisa que devo tirar o chapéu para o Dunga: O elenco montado por ele é de jogadores realmente sem estrelismo (com exceção de Robinho)... Todos parecem ter “tesão” de vestir a camisa do Brasil e honrar a amarelinha pentacampeã. Este fator, se somado a um futebol melhor, pode fazer com que o Brasil venha a ter, realmente, o favoritismo que dele se espera.

Por fim, ainda não tenho a certeza de que Maicon tenha chutado a gol. Para mim, ele levanta a cabeça, olha para a área (não para o gol) e manda... Gol!!! Ok, ele já fez outros gols parecidos, mas este, especificamente, me pareceu um cruzamento que “deu certo”. Independente disso, foi bola na rede, e isso é o que vale!
créditos da imagem: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário