domingo, 11 de julho de 2010

“CAMPEÕES” SEM TAÇA DÃO EXEMPLO DE FUTEBOL E RAÇA NA DISPUTA PELO TERCEIRO LUGAR



Normalmente, não se espera muito de uma disputa pelo terceiro lugar, mas estamos falando de Copa do Mundo, e isso significa muito.

Durante a competição, a Alemanha deu mostras de que lutaria pelo título, surpreendendo até os mais crédulos. Perdeu 5 jogadores antes do início da Copa e, mesmo assim, veio com uma seleção forte, renovada e que terá grande chance em 2014. Caiu diante da Espanha, que amanhã jogará pelo título. Já do Uruguai não se esperava muito, pois há tempos a camisa Celeste já não impunha o respeito merecido. Mas, em campo, vimos uma seleção aguerrida e valente, que fez de tudo para vencer seus adversários.

A partida entre Alemanha e Uruguai foi uma das melhores dessa Copa. Houve duas viradas e bola na trave no último lance do jogo. Foi emocionante e serviu para mostrar como deve ser o espírito de uma seleção numa Copa do Mundo, como os jogadores devem honrar as camisas que vestem, pois muitos não fizeram isso, inclusive na seleção brasileira.

A Alemanha saiu na frente aos 9 minutos, com Müller, que pegou o rebote do goleiro Muslera após chute de Schweinsteiger. Aliás, essa foi a primeira falha decisiva do goleiro uruguaio, que rebateu a bola pro meio da área, facilitando a vida do menino da camisa 13.

Ao contrário do que aconteceu com algumas seleções, o Uruguai não tremeu após o gol e não se perdeu em campo. Como conseqüência veio o gol de empate aos 28 minutos. O volante Pérez roubou a bola de Schweinsteiger, no meio de campo, e mesmo caído, conseguiu dar um passe para Suárez. O atacante-goleiro conduziu a bola e tocou para Cavani, que entrou livre para tirar do goleiro com um chute certeiro. E assim terminou o primeiro tempo, sendo que Suárez ainda perdeu um gol incrível aos 41 minutos.

A virada uruguaia veio cedo, logo aos 5 minutos do segundo tempo. Arévalo tabelou com Suárez pela direita e cruzou para Forlán que, de primeira, mandou a bola pro gol num lindo voleio. Esse foi o quinto gol do camisa 10 do Uruguai, que disputa como melhor jogador da Copa, merecidamente.

A festa celeste não durou muito tempo, pois o inseguro Muslera entregou o ouro novamente. Aos 11 minutos, Boateng cruzou na área, o goleiro catou borboleta e Jansen cabeceou para a rede. Era o gol de empate, que deixou o jogo ainda mais emocionante.

O gol da vitória alemã veio aos 37, com Khedira. Após confusão na pequena área, a bola sobrou para o volante que não perdeu a chance de cabecear para o gol. Kiessling, que substituiu Cacau, ainda poderia ter ampliado, mas faltou colocar o pé na forma.

Apesar do banho de água fria, a seleção uruguaia lutou até o fim. Já nos acréscimos, o Uruguai teve uma chance preciosa de levar o jogo para a prorrogação, após falta marcada na entrada da área. Forlán bateu e a bola bateu no travessão. E o juiz apitou o final da partida.

Mesmo derrotado, o Uruguai saiu de cabeça erguida e seus jogadores serão ovacionados na chegada à Montevidéu. Fizeram uma bela campanha, quebrando um jejum de 40 anos sem chegar a uma semifinal. A Alemanha já tem a base para a Copa de 2014, no Brasil, mostrando que renovação também traz resultados positivos. Alguns jovens valores foram mostrados ao mundo, como Müller e Özil, mas não se esqueceram dos “velhos” jogadores, que também fizeram a diferença. O atacante Klose marcou seu 14º gol em Copas, e poderia ter marcado mais se tivesse jogado, o que não aconteceu. É o 2º maior artilheiro da competição.

E assim terminou a participação das duas seleções na Copa de 2010, demonstrando, mais uma vez, que o polvo Paul estava certo. Bichinho danado! Será que vai dar Espanha mesmo? Saberemos neste domingo!


Créditos da imagem: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário