domingo, 4 de julho de 2010

ESPANHA VENCE COM DRAMA E VILLA

Enquanto todo mundo imaginava vida fácil para a Espanha, a Copa do Mundo nos preparou mais um jogo cheio de emoções. Foi uma vitória suada, numa partida muito disputada, em especial na segunda etapa, e no momento de adversidade finalmente vimos a seleção espanhola com cara de “Fúria”. Fora isso, participação especial dos dois goleiros, defendendo um pênalti de cada lado, e da arbitragem, muito confusa. Agora a Espanha fará o jogo mais importante de sua história e lutará para chegar à sua primeira final de Copa do Mundo, e até quem sabe ao título. Mas do outro lado tem a gigante Alemanha, ainda mais agigantada pelo futebol que vem desempenhando. Mais um duelo de tirar o fôlego. Será que os espanhóis param a “fábrica de chocolates” alemã? E os alemães, seguram David Villa? Respostas mesmo só com bola rolando.

Depois dos resultados nas oitavas de final com quatro sulamericanos classificados, a imprensa e alguns torcedores deslumbrados começaram a falar que essa era a Copa da América do Sul. Das quatro seleções, duas eram favoritas, uma brigaria de igual pra igual e a outra era zebra. As duas favoritas enfiaram a viola no saco e a zebra brigou, lutou, não se entregou, mas foi junto pra casa com as eliminadas. Dos quatro sobreviventes, agora apenas um é sulamericano e os outros três são europeus. A zebra caiu hoje, diante de uma favorita que continua sem jogar tudo o que pode. O Paraguai sim jogou o que poderia. Ou talvez até mais. A modificada equipe paraguaia deu um “susto” na Espanha logo no início de jogo. A marcação forte já no campo de ataque, não permitindo o tão famoso toque de bola espanhol acontecer, deixou o time de Del Bosque confuso. A Fúria não conseguiu jogar nem criou boas chances de gol, enquanto o Paraguai ainda pode reclamar de uma jogada duvidosa. No final do primeiro tempo, Valdez marcou, mas o gol acabou sendo invalidado. O auxiliar assinalou participação de Cardozo, esse sim impedido, no lance. Valdez não estava. Embora confuso, concordo com a arbitragem nessa marcação.

Na segunda etapa o jogo foi outro. E sabe de quem foi a culpa? Divida ela entre o arbitro guatemalteco e Piqué. O zagueirão do Barcelona tem bola suficiente pra ser um belíssimo zagueiro, mas tem cérebro de um chimpanzé. Fez um pênalti tão pênalti que fico até com vergonha por ele. Agarrou e se recusou a largar o paraguaio, até que o juiz apontou para o centro da área. Na cobrança, Cardozo, que aparentava muito nervosismo, parou em Iker Casillas. É bem verdade que teve uma grande invasão espanhola na área e que Cardozo bateu muito mal, mas méritos também para o goleirão do Real Madrid. Logo em seguida, Villa foi derrubado na área depois de contra-ataque da Espanha. Pênalti que Xabi Alonso cobrou e fez, mas o juiz mandou voltar alegando invasão dupla, que realmente aconteceu, mas foi mínima. Um preciosismo. Na segunda cobrança, o excelente volante merengue também parou no arqueiro adversário, o paraguaio Villar. No rebote, o goleirão paraguaio fez um pênalti claro em Fábregas, mas o juiz não deu.

O jogo que seria simples tomou contornos dramáticos. O Paraguai se defendia bravamente e a Espanha ainda precisava de Xavi, Iniesta e Villa. Com Pedro na partida, substituindo Alonso, o jogo melhorou para a Fúria. Até que o trio, que será trio do Barcelona na próxima temporada européia, apareceu e decidiu. Xavi tocou de calcanhar para Iniesta, que arrancou e fez uma bela jogada. O camisa 6 completou com um belo passe para Pedro definir, mas a revelação catalã chutou na trave. Adivinha quem a Jabulani procurou? David Villa, que depois do chute teve que olhar a bola bater nas duas traves e entrar. Muito bonito e chorado gol espanhol. Para encerrar, Casillas garantiu a vitória espanhola ao fechar o gol para Roque Santa Cruz.

E foi assim, com uma vitória dramática e suada que a Espanha chegou às semifinais da Copa. O problema mesmo é o que vem pela frente: a poderosa Alemanha. Camisa já não ganha jogo faz tempo, justamente por isso o futebol alemão se renovou e montou uma seleção que mescla juventude com certa experiência, vontade, obediência tática e muita qualidade técnica para continuar vitoriosa. Futebol se ganha no campo, não nos livros de história. A Alemanha que já tem capítulos brilhantes nesse “grande livro dos campeões no futebol”, se prepara para preencher mais uma página. A Espanha, que deve ter uma notinha de rodapé e tão somente, quer fazer história. Será uma bela semifinal com duas grandes equipes. Que vença o melhor!

Créditos da foto: GE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário