quinta-feira, 1 de julho de 2010

VILLA FAZ DIFERENÇA DE NOVO E ESPANHA DESPACHA PORTUGAL

A Espanha chegou com favoritismo à África do Sul graças à conquista da Euro em 2008 e às estrelas do time, na maioria atletas do Barcelona. No entanto, logo na primeira rodada da Copa, causou grande desconfiança ao perder para a Suíça, num jogo atípico. Mas mesmo sem encantar como era esperado, se recuperou, passou de fase e bateu Portugal, conquistando a vaga para enfrentar o Paraguai nas quartas. O bom toque de bola e uma espécie de frieza que a seleção adquiriu ajudaram os espanhóis a chegarem nessa fase da competição, mas o grande responsável mesmo é David Villa. O camisa 7 espanhol dribla, chuta e parte pra cima, sem sentir o peso da partida. O mesmo não se pode dizer do 7 português. Copa impecável de Villa, por enquanto, o craque do mundial.

No duelo entre nossos colonizadores, Espanha e Portugal chegaram para a disputa de maneiras bem diferentes. Os espanhóis com o peso do favoritismo e os portugueses com o fardo de Cristiano Ronaldo, que dificilmente chama a responsabilidade. A Fúria demorou para pegar no tranco e ainda nem jogou o que pode, já Portugal chegou até onde poderia chegar. Por essas e outras, a Espanha entrou em campo com maior chance de levar a vaga. E logo no início mostrou que iria impor sua superioridade. Dominou a partida com uma série de chutes e maior posse de bola, como essa equipe costuma jogar. Os adversários portugueses tentavam o contra-ataque e, às vezes, assustavam, mas nenhuma das duas equipes terminou a primeira etapa com vantagem no marcador.

A Espanha começou definitivamente a ganhar o jogo quando Vicente del Bosque, antes dos 15 do segundo tempo, trocou Fernando Torres, mais uma vez jogando muito abaixo do esperado, e botou Llorente, centroavante do Atletic Bilbao. Logo na primeira chance do substituto de Torres, Ricardo fez uma ótima defesa. Preocupados com um homem fixo na área, os portugueses não conseguiram impedir a bela jogada espanhola que passou pelo calcanhar de Xavi Hernández e parou em Villa. O camisa 7 espanhol teve o primeiro chute defendido por Ricardo, mas na segunda tentativa não perdoou. Depois do gol, Portugal bem que quis reagir, mas o estilo de jogo da seleção espanhola não permitiu muita coisa.

Ricardo Costa ainda foi expulso por uma suposta cotovelada em Capdevila, que até agora não consegui ver direito, mas o jogo já estava praticamente liquidado. Fim do caminho para Portugal, sinal verde para a Espanha, que chega como franca favorita para o duelo contra o Paraguai. Venceu a melhor seleção e quem fez diferença foi um competentíssimo e talentoso camisa 7, um que não faz pose até para cobrar falta na lua. Enquanto Villa se destaca a cada partida, o "craque" português volta pra casa sem ter feito nada na Copa. Cristiano Ronaldo é um desperdício. Tem muito talento e um físico invejável, mas prefere ser capa de revista. Nunca será o jogador que pensa que é, mas não tenta ser nem o que pode, o que já seria o suficiente. Ruim para os portugueses, bom para os espanhóis. Se cuida, Paraguai! A Fúria, ainda muito calminha pro meu gosto, vem aí!

Créditos da foto: GE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário