sábado, 14 de agosto de 2010

VERDÃO DE FELIPÃO DESENCANTA E AFASTA SEQUÊNCIA NEGATIVA

Ufa! Depois de sete partidas, desde a chegada de Felipão, finalmente o Palmeiras venceu. E foi uma vitória especial, no dia da apresentação do Mago para a torcida e sob os olhares atentos do técnico da seleção, Mano Menezes. E o mais importante, sem tomar gols. A melhora defensiva deve-se, principalmente, à volta de Marcos. Não que Deola estivesse mal, pelo contrário, mas igual a São Marcos não existe ninguém. Felipão, que acabou sendo expulso no segundo tempo, mexeu na equipe, tática e psicologicamente. A maioria dessas mudanças na escalação surtiu efeito positivo. E a imprensa emo-esportiva, que estava fazendo biquinho porque o comandante alviverde proibiu entrevistas dos jogadores em campo, terá que dormir quietinha. Já estava esquecendo como é bom vencer. Agora quero me desacostumar a perder, que é muito melhor.

O Pacaembu recebeu público modesto nesta fria noite de sábado. Todos à espera de Valdivia, que se apresentou para o torcedor antes da partida. El Mago esteve em campo ao lado do Divino Ademir da Guia, de quem recebeu a camisa 10, que pouco tempo atrás era de um energúmeno. Aliás, falha do departamento de marketing que deu uma festa bem “mixuruca” pro nosso querido chileno. Além do retorno do Mago, houve também a volta de Marcos, mas esse já aos gramados. O Santo voltou ao gol num time bastante modificado em relação ao de quarta-feira. Vítor, que até agora não disse a que veio, foi sacado da equipe, assim como Ewerthon e Pierre. O jovem canhoto Fabrício, ex-flavelados, formou a zaga como um terceiro zagueiro, fazendo também as vezes de lateral. Desfalque por suspensão só Kléber, já que a ausência de Armero é um belíssimo reforço.

De todas mudanças, a fundamental para a vitória foi a entrada de Tinga. O ex-meia da Ponte Preta já começou mostrando serviço aos 3 minutos. Depois de falta perigosa cobrada por Marcos Assunção na barreira, Tinga pegou o rebote na lateral direita da área e cruzou na medida para Danilo cabecear, estufando as redes. Um bonito gol de cabeça do zagueiro que voltou muito bem ao time. Parecia que assim o Palmeiras teria um jogo mais tranquilo. É, inocência a nossa. O Atlético-PR passou a ter mais controle da posse de bola e volta e meia chegava com perigo às proximidades do gol de Marcos. Aliás, nosso camisa 12 trabalhou bem sempre que foi exigido. Insatisfeito, Carpegiani mexeu ainda na primeira etapa. Colocou Branquinho no lugar do lateral-esquerdo, Bruno Costa. Sua equipe melhorou, mas não chegou ao empate.

Na segunda etapa, Tadeu, sim, ele estava jogando, apareceu. Não por bons motivos, como era de se esperar. Foi expulso aos 3 minutos após levar o segundo cartão amarelo. O juiz alegou que o jogador, se é que ele pode ser chamado disso, deixou o braço no rosto do adversário. Desvantagem numérica? Sim. Mas isso já acontecia desde o primeiro minuto de jogo. Com, teoricamente, um a mais, o Atlético cresceu na partida. Não o suficiente para empatar, mas o bastante para acordar o Palmeiras. Ewerthon substituiu Luan, que fez uma partida fraca. E o cabeça de maçaneta entrou para confirmar a vitória. Tinga deu um lindíssimo passe por cobertura para o atacante matar no peito e mandar uma bomba pras redes do goleiro Neto. Gostou do menino Tinga, Mano Menezes? O gol praticamente sacramentou o resultado da partida.

Com a vitória, o Palmeiras respira aliviado. Já passava da hora dela acontecer. É bom ressaltar a boa estréia do zagueiro Fabrício e o bom desempenho do volante veterano, Marcos Assunção, sempre competente na bola parada. Assunção, que aliás, mais uma vez balançou o travessão em cobrança de falta. O Verdão volta a campo na quinta-feira contra o Vitória, pelo segundo jogo da Sulamericana. Terá a complicada missão de reverter os 2 x 0 que tomou no Barradão. Talvez a vitória de hoje possa dar alguma esperança de reação também na competição continental. Pelo Brasileirão, o compromisso será no domingo, contra o Guarani em Campinas. Para esse jogo teremos Valdivia e Kléber em ação. Outro que pode voltar é Lincoln, que começa a treinar com bola na segunda. Valeu pela vitória e por um time diferente em campo, mais aguerrido e organizado, mesmo com desfalques importantes e, obviamente, não estou contando com a ameba colombiana. Pelo menos um final de semana de tranquilidade, que tanto estávamos precisando.

Créditos da foto: Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário