domingo, 17 de outubro de 2010

PALMEIRAS DECEPCIONA E APENAS EMPATA COM O CEARÁ, “EM CASA”


Às vezes, é difícil encontrar palavras para falar de um jogo como o de hoje. Só pra escrever essa frase demorei uns 20 minutos. Acho melhor começar a falar da partida assim posso chegar logo à melhor parte, que é xingar alguns elementos.

O Palmeiras entrou em campo com Lincoln e Dinei nos lugares de Valdívia e Kléber, respectivamente. E isso me fez perceber – ou me convencer – de que esse protótipo de atacante deveria voltar de onde veio. Sei que não temos substitutos à altura para os dois titulares, mas hoje poderíamos ter vencido mesmo assim. Só mais uma consideração a respeito do ataque: Felipão, Lincoln é meia, assim como o Valdivia.

Logo no início da partida, parecia que chegaríamos rapidamente ao gol. Assunção cobrou falta na lateral direita e Lincoln quase abriu o placar. Depois desse lance, o Ceará permaneceu mais tempo com a bola e o Palmeiras mal conseguia criar lances de ataque. Quando conseguiu retomar o controle do jogo, insistia muito em jogadas pelo meio, que nunca eram efetivas, principalmente com Tinga. Aliás, o camisa 17 fez uma péssima partida e hoje pode ser comparado ao Rivaldo. E isso é um insulto dos grandes. Lincoln ainda teve uma grande chance no final da primeira etapa, mas bateu fraco e sem direção, dentro da pequena área. Na sequencia, Tinga se atrapalhou e o ataque se perdeu.

Para não ser completamente injusta com o Tinga, agradeço-o por ter sofrido a falta que originou o gol do Palmeiras. Mas é só isso. Aos 45 do primeiro tempo, Marcos Assunção ajeita a bola com carinho, toma a distância costumeira e acerta um chute lindo. Gol para deixar todos mais tranquilos para a segunda etapa. Foi o 8º gol de Assunção na temporada, o 7º de falta.

No retorno, mudança inesperada no Verdão: Fabrício entrou no lugar de Maurício Ramos, que sentiu uma lesão. Essa mudança não teve conseqüências negativas, mas a saída de Marcos Assunção mudou o jogo do Palmeiras, mas para pior. E antes o jogo nem estava tão bom assim. Só algumas coisas continuaram como antes: Tinga em dia péssimo e Rivaldo...bem, no seu normal, péssimo também. A justificativa para a saída de nosso volante salvador envolve preservá-lo para o clássico contra os gambás, tanto pela parte física quanto pelo número de cartões, já que o jogador está pendurado. Quem entrou em seu lugar foi Pierre.

O Ceará gostou da substituição, pois tomou conta do jogo. Acertou bola na trave e pressionou o Palmeiras o tanto que pode, até um idiota vestindo a camisa 8 fazer um pênalti mais idiota ainda, empurrando disfarçadamente o adversário com o braço, tão discretamente que o juiz viu e marcou. Só de pensar que a bola lançada para ele ia pra fora, mesmo com todo o esforço do mundo, me dá vontade de amputar aquele braço. Geraldo chutou no meio do gol e empatou a partida, aos 37 minutos. Só a partir desse momento o Palmeiras resolveu pressionar o Ceará, mas não teve qualidade técnica e tática para fazer mais um gol, mesmo com dois atacantes de ofício em campo (grande coisa – Dinei e Tadeu).

Enfim, foi um resultado frustrante, mesmo com os desfalques importantes. O Palmeiras tinha condições de vencer, mas a cada partida mostra que depende mais que o necessário da bola parada de Marcos Assunção. Valdivia e Kléber mudam a cara do jogo, criam oportunidades, são importantíssimos, mas é do camisa 28 que mais dependemos. Espero que a diretoria tenha se dado conta do elenco fraco que temos, principalmente no ataque. Luan, Tadeu, Dinei são jogadores de segunda divisão, e olhe lá. Podem fazer seus golzinhos de vez em quando (ou nunca), mas não servem para jogar no Palmeiras. Nem preciso falar do Rivaldo, não é? Ele merece ser deportado para o Paraguai, de onde nunca deveria ter saído. Maldita falsificação barata!

Para completar a noite, os bambis venceram o Santos e nos ultrapassaram na tabela. Agora, o Palmeiras ocupa o 10º lugar, com 44 pontos. Poderíamos terminar a rodada no 8 º, a apenas 4 pontos do 3º colocado. Não podemos mais perder pontos de maneira tão boba e infantil. Resta-nos acreditar na Sulamericana e esperar que o Palmeiras realmente lute com todas as suas forças para conseguir a vaga, mesmo sem Valdivia. E por falar em desfalques, não contaremos com Gabriel Silva e Márcio Araújo para o clássico contra os gambás. Isso significa que Rivaldo assumirá a lateral esquerda. A propósito, até hoje não sei em que posição ele joga. Bom, acho melhor eu terminar por aqui.

Crédito da foto: GE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário